Meia-Noite na Livraria

Meia-Noite na Livraria Matthew Sullivan

Resenhas - Meia-noite na livraria

Fabio 03/02/2024

"Tudo por amor aos livros"
Romance de estreia do autor norte americano, Matthew Sullivan, o thriller psicologico, "Meia-Noite na Livraria", foi publicado em 2022, e conquistou quase que imediatamente os aficionados por livros de suspense e investigação, batendo recordes de vendas, logo nas primeiras semanas, mas, só acabou ganhando o mundo após as críticas extremamente positivas dos jornais e revistas especializadas em livros, tanto dos Estados Unidos, como da Europa.

Escrito em terceira pessoa sob a perspectiva de múltiplos personagens, "Meia-Noite na Livraria", nos conta a história de Lydia, funcionária antiga de uma charmosa livraria chamada Ideias Brilhantes, local favorito dos adoradores e aficionados por livros de todas as idades, intitulados pelos funcionários como "Bookfrogs", que solitários por natureza, fazem do lugar, uma biblioteca particular, onde mergulham profundamente na ficção como forma de escapar de suas vidas reais, dos problemas do cotidiano, e principalmente do passado e seus segredos.

Ambientado na cidade de Denver, capital do Colorado, nos dias atuais, "Meia-Noite na Livraria", desenvolve seu enredo principal através dos saltos temporais entre o passado e o presente na história da introspectiva Lydia e nos apresenta a intima relação da protagonista com os poucos amigos na infância, além da excêntrica relação empática entre a personagem e o jovem e problemático "Bookfrog" Joey e as consequências dessa peculiar relação, mas sobretudo descreve a juventude problemática de Lydia, os acontecimentos que moldaram sua personalidade e os traumas causados por uma tragédia na infância.

Através das lembranças de Lydia e de seu pai, somos remetidos ao passado, e o autor ao revelar progressivamente os acontecimentos daquele período, nos confere informações em doses homeopáticas, somente aquelas necessárias para dar continuidade a trama, e utiliza dessa técnica, para imprimir no texto, um clima de extrema desconfiança e urgência, que somente os bons fascículos de suspense podem entregar.

Sullivan, de forma sutil, aborda em sua obra a vulnerabilidade do indivíduo e suas reações quanto a sociedade que o cerca, e análoga essa fragilidade, desenvolve seus personagens, causando um impacto descomunal ao enredo, que, desperta extremo vigor e tonalidade ao elenco que, num primeiro momento de forma proposital são antagônicos, porém durante o desenvolvimento, se transformam, tomando forma e brilho e de tão imperceptível metamorfose, sugere inverossimilhança.

Com uma trama complexa, muito bem arquitetada, diálogos rápidos e precisos, em uma narrativa extremamente fluida e viciante, "Meia-Noite na Livraria", possui todos os ingredientes que um bom thriller de sucesso precisa ter, e mesmo contendo problemáticas no desenvolvimento e na ambientação, surpreende pela qualidade e complexidade da história.

Em suma, "Meia-Noite na Livraria", é um livro surpreendente, repleto de elementos misteriosos e enigmas, A La Agatha Christie, e como atrativo principal, tem como pano de fundo, os livros, e a paixão pela literatura, e nesse escopo, possui muitas referências a obras literárias de todo o mundo, e sem segregar, o autor menciona dos clássicos, aos folhetins e romances policiais dos anos 80, entretanto, o ponto alto do livro está do lado de fora da obra, quando nos surpreendemos, pensando e refletindo sobre os quebra-cabeças da história e os mistérios que envolvem a fatídico horário no interior da livraria, é ai que, temos a percepção palpável de que o livro é a extensão de nossos pensamentos, e os pensamentos, sobretudo são a extensão daquilo que sê lê.

Recomendo absolutamente a todos

Não poderia deixar de mencionar e agradecer as minhas companheiras de LC. Obrigado, meninas!
Mariana 03/02/2024minha estante
?????? Parabéns pela clareza, concisão e belíssimo vocabulário meu amigo!! Ler sua resenha é elevar a nossa imaginação e agregar valor às nossas vidas, tanto a literária quando a real. ?????????????? Arrasou meu querido ??

Fabio 03/02/2024minha estante
Ahhh, minha querida, Mari!!!!???
Estou lisonjeado por essas tantas palavras indescritíveis !
Muito obrigado pelo imenso carinho e pela paciência, minha querida!!!??????

Duda.bae 03/02/2024minha estante
Título muito interessante, hein?!
Resenha perfeita, Fabio! Sempre muito bom com as palavras!!?????

Fabio 03/02/2024minha estante
Fico feliz que tenha gostado da resenha, Dudinha, minha querida!?
O trabalho só é recompensado por tamanho carinho!
Muito obrigado, pelas palavras , Dudihha!???

Carolina165 03/02/2024minha estante
Fábio, eu estava esperando muito essa resenha!!! ??????
Resenha impecável como sempre, mto bem explicado e com uma escrita brilhante!!
Adorei participar dessa LC com vcs, não teria lido esse livro se não fosse pela LC, e valeu muito a pena. Esse livro é Fantástico!!! ????

Fabio 03/02/2024minha estante
Carolzinha, fico lisonjeado com suas palavras e muito feliz que tenha gostado da resenha, principalmente, porque você foi uma das maiores entusiastas do livro, após o termino da LC!??
Eu agradeço demais o carinho e a presença de sempre, sobretudo a paciência com meus atrasos nas metas e as constantes ausências nos debates do grupo por conta desse inicio de ano alucinante!?
Agradeço por fim a companhia nessa LC maravilhosa e nos debates que só agregam a leitura!??

Carolina165 03/02/2024minha estante
Fábio, o que importa é que vc participou, e terminou o livro. E o mais importante é que vc gostou do livro ??? é tão bom quando a leitura é proveitosa né ? Mtas LCs virão pela frente meu amigo ????

Obrigado, Carolzinha!!!???
É.hom demais quando o livro nos surpreende, como foi nessa LC!
Com toda certeza que virão muitas LCs pela frente!! ?

Valesca.Castelani 03/02/2024minha estante
Caramba que resenha rica em detalhes bem daquelas que nos faz acrescentar mais um livro em nossas listas
Parabéns ???

Valesca, muito obrigado!?
Espero que tenha transmitido as minhas impressões a altura desse livro, pois com certeza , vale muito a pena!
Thriller sensacional!?
Fico feliz em acrescentar livros à sua lista!!!!

Ana Carol 04/02/2024minha estante
Fiquei curiosa! Mais um para a lista (que só cresce ?)

Valesca.Castelani 04/02/2024minha estante
Ana Carol tamo junto ?

Gabriela_Sut 04/02/2024minha estante
Ótima resenha como sempre!!

Pedro 04/02/2024minha estante
Acho maravilhoso quando os autores homenageiam os livros e os leitores na própria obra.
Parabéns pela resenha, Fábio. Você é o cara! ?

-Rachel 04/02/2024minha estante
Maravilhosa resenha, Fabio! ??
Como você disse pra mim antes, acho que já usamos todos os elogios possíveis hahahah

Fabio 04/02/2024minha estante
Ana, muito.bom saber que gostou da resenha e que te incentivou a colocá-lo em sua lista de leituras!?
Essa história me surpreendeu demais!!!

Fabio 04/02/2024minha estante
Valesca, vou acompanhar sua leitura, para saber sobre a resolução do mistério!??

Fabio 04/02/2024minha estante
Muito obrigado, Gaby, pelo carinho e presença de sempre, minha querida!?
Digo o mesmo de suas resenhas!

Fabio 04/02/2024minha estante
Pedrão, esse livro me surpreendeu demais em dois pontos , principalmente.
Primeiro, na complexidade da trama e desenvolvimento dos personagens e o segundo ponto, foi exatamente, as homenagens a autores e seus obras!
Inicialmente eu não dava nada pra esse livro, mas, o autor, calou -me!!!! Kkkk

Fabio 04/02/2024minha estante
Rachel, minha querida, muito obrigado!????
Você relembrou bem, é difícil achar adjetivos suficientes kkkk
Muito obrigado pelo carinho!???

Vênus_Alice 04/02/2024minha estante
que resenha!!
espetacular, com certeza, lerei, obrigada pela dica!

Fabio 04/02/2024minha estante
Obrigado, Alice, pelo carinho!!!?
Alice, leia e seja surpreendida como eu fui! Kkkk

AndrAa58 05/02/2024minha estante
????? vou ter que ler! Que resenha maravilhosa, Fábio! Irresistível, vou ter que ler.

Fabio 05/02/2024minha estante
Andréa, muito obrigado pelas belíssimas palavras e pelo imenso carinho!???
Estou lisonjeado, por vir de uma resenhista como você!!!???
incitando leituras um ao outro por meio das resenhas, isso é fenomenal!??

Vanessa.Castilhos 08/02/2024minha estante
Fabio, mergulhei na história novamente, com a sua resenha!! Uma perfeição!! LCs sempre maravilhosas!! ???

Fabio 08/02/2024minha estante
Aahhh minha querida!????
Muito obrigado! ??
Foi uma LC maravilhosa, e esse livrou surpreendeu a todos!!!

Vênus_Alice 09/02/2024minha estante
com certeza lerei!

Carolina165 21/01/2024

Um livro *MAGNÍFICO*
O livro começa com o suicídio de um jovem BookFrog no andar de cima da livraria onde Lydia trabalha. Ao se deparar com o corpo do jovem, Lydia descobre em seu bolso uma foto sua de infância. Mas como sua foto foi parar com esse jovem? Ao mesmo tempo em que ela tenta entender, lembranças traumáticas de sua infância vêm à tona.

Esse livro estava condenado a ficar eternamente na minha estante com o status de "quero ler", sem que jamais esse status fosse modificado. Mas felizmente ele foi o escolhido para ser a leitura do mês do nosso grupo de leitura.

É um livro em que nós ficamos tentando descobrir onde as histórias dos personagens se entrelaçam, já que aparentemente eles não têm nada a ver uns com os outros. São muitos mistérios e até 70% eu não fazia ideia de como tudo iria se encaixar.

Só que no final tudo se encaixa e todas as pontas são lindamente amarradas. Gostei muito da escrita, de como a história foi construída. É uma história criativa mas também muito triste. Dá para se emocionar no final.

Vi muitas resenhas falando que o livro é enfadonho, arrastado, etc. Eu não achei nada disso. O livro é dinâmico, a escrita é muito gostosa e me prendeu desde o início.

Amei e recomendo. Parece que esse é um livro de estreia do autor e dá para ver que ele tem talento.
Fabio 21/01/2024minha estante
Resenha impecável, Carolzinha!?

Carolina165 21/01/2024minha estante
Mto obrigada Fábio!! ??
Tomara que vc tbm esteja gostando do livro ?

Fabio 21/01/2024minha estante
De nada, querida!?
Termino entre hoje a noite e amanha, aí eu te digo o que achei!?

Núbia Cortinhas 24/01/2024minha estante
Carol, a sua resenha me instiga à ler esse livro!! Kkk mais um pra meta!

Carolina165 24/01/2024minha estante
Fico feliz Núbia!! Leia mesmo, vc não vai se arrepender, é mto bom esse livro! ??

Rogéria Martins 24/01/2024minha estante
Adorei sua resenha, amiga! Mais uma resenha impecável e escrita de forma excelente! ????

Carolina165 24/01/2024minha estante
Mto obrigada Rô!! ??
Pena que vc não leu esse, senti sua falta na LC! ?

Vanessa.Castilhos 08/02/2024minha estante
Carol, resenha maravilhosa!! Eu não fazia ideia do final, e tbm achei tudo mt bem amarradinho! Parabéns, amiga!! ?

Carolina165 08/02/2024minha estante
Mto obrigada Van, minha amiga querida!! ???????

Jess 18/08/2022

É uma história muito envolvente e que me prendeu nas primeiras páginas. Uma leitura com uma escrita muito fluida, mas também um pouco confusa em determinados momentos, com algumas conclusões e informações sem muito sentido e enroladas.

E admito que a história do passado da personagem principal, quando ela ainda era criança, era mais interessante do que aquela que estava sendo contada no presente, no qual estavam tentando desvendar um mistério que, por acaso, se conectava ao que tinha acontecido antes.

O desfecho do livro foi uma quebra com o que senti durante toda a leitura. Estava muito interessada na história, mesmo sentindo que a descoberta sobre o motivo do crime e a conexão que certos personagens tinham com outros tenha sido, para mim, um pouco forçado pelo autor e só para que ficasse tudo encaixado na história. Não me senti muito convencida com os fatos ali mostrados.

Leila de Carvalho e Gonçalves 07/07/2022

Uma Estrela A Menos
Matthew Sullivan é professor de literatura e cinema, além de contista premiado. Meia-Noite Na Livraria é seu primeiro romance e trata-se de um thriller psicológico sombrio, com uma trama bem urdida, feita sob medida para quem gosta de solucionar enigmas.

Tendo como cenário a cidade de Denver, no Colorado, a missão do leitor é tentar descobrir a relação entre o brutal assassinato da família O?Tolle que, ocorrido há 20 anos, jamais foi esclarecido e o recente suicídio de um jovem no interior de uma livraria.

O elo é uma livreira que testemunhou as duas tragédias. Aos dez anos, Lydia Smith, estava no local do familicídio e foi inexplicavelmente poupada pelo Homem do Martelo, alcunha do misterioso criminoso; já no segundo, foi ela quem encontrou o corpo de Joey Molina pouco antes do final do expediente

Na verdade, a livreira não só encontrou o corpo. O jovem, que pouco conhecia, carregava misteriosamente uma foto de Lydia ainda criança que ela conseguiu pegar antes da chegada da polícia. Se não bastasse, Joey também lhe deixou os poucos bens que possuía, em especial, livros com mensagens codificadas cujo conteúdo traz à luz uma história de traição e abandono com consequências devastadoras.

O romance é uma interessante e rápida leitura que, como esperado, menciona uma série de livros, envolve personagens que, de alguma maneira, também estão ligadas a eles e Lydia é um bom exemplo. À primeira vista, ela é uma competente vendedora da livraria Ideias Brilhantes que desfruta de uma vida tranquila, contudo a protagonista jamais conseguiu superar o ocorrido, que esconde até do namorado. Por sinal, ela ainda teme ser reconhecida por conta da repercussão que o caso teve na época e, órfã de mãe desde o nascimento, vive um dilema: está afastada do pai há anos, pois suspeita que ele seja o Homem do Martelo.

Alternando passado e presente, a narrativa não subtrai qualquer informação do leitor, inclusive, é possível deduzir a ligação de Joey com o passado de Lydia antes do desfecho, desde que se atente às pistas estrategicamente deixadas pelo autor e, ao contrário do que costuma acontecer, o interesse pela história se mantém, já que há muitos assuntos paralelos, como a vida sentimental da personagem, clamando por solução.

Enfim, se é entretenimento que você procura, acabou de encontrar. Recomendo.

Nota: O e-book precisa de revisão e tirei uma estrela das quatro que daria.

ANDER CELES 12/11/2022

Uma boa história, dá pra passar o tempo, sim
Um bom thriller. Eu gostei desse livro. Tem algumas coisinhas que são meio forçadas, umas coincidências muito coincidências hehehe. Mas funcionou na história. Foi bem contada. Não foi nada...sei lá, tipo...jura que é isso? Não, a resolução é interessante. É só que ela não fez parte da narrativa, entende? Tipo, realmente não dava pra entender que a história tava indo para esse lado. É como se até a metade do livro ele caminhasse de um jeito, aí o Raj volta pra história e ela vai pra outro caminho.

Sabe uma coisa que poderia ter mais ou melhor desenvolvido? A relação da Lydia com o pai, quando adulta. Porque ficou meio...deu pra entender porquê do afastamento dela, porque ela fala em um momento, mas isso não é tão bem explorado, sabe? Os motivos. Também poderia explorar um pouquinho mais o David.

Mas é legal. Para quem gosta de um thriller daqueles tipos onde um ser humano comum faz uma investigação, é legal, sim. E a ação e acontecimentos te prendem. Isso é legal.

Naty__ 31/12/2022

Quando o frequentador de uma livraria tira a própria vida em plena loja, sua vendedora preferida se vê forçada a montar o quebra-cabeça que ele deixou.

Achei intrigante a forma como a história se desenvolveu. O mistério realmente prende o leitor e deixa a gente vidrado até descobrir o que está acontecendo.

Confesso que as partes que tem alguns livros com letras, para montarmos o quebra-cabeça com a protagonista, ficaram um pouco cansativas. Pretendo trazer a resenha para o Blog e complementar aqui depois.

Natalia.Morais 11/01/2024

Um emaranhado de mistérios
É uma leitura intrigante, que a cada palavra você quer descobrir mais daquela história e do que aconteceu com cada personagem
Apesar de terem muitos fatos acontecendo, é fácil de entender a linha do tempo dos fatos
Pra mim o final poderia ter um desenvolvimento um pouco maior, mas coube bem na história

isabella 20/11/2022

Eletrizante
Quando um funcionário da livraria onde Lydia trabalha se suicida ao fim do expediente, ela é forçada a desenterrar o trauma que viveu quando criança: o assassinato brutal da família O'Brien, presenciado por Lydia. Na sinopse do livro fala que é um thriller eletrizante, e essa realmente é a palavra certa pra descrever a história, eletrizante. Envolto de suspense, não consegui criar teorias nem largar o livro. O plot do final foi surpreendente e bem amarrado, não senti que ficou nenhuma ponta solta. No início a leitura foi um pouco parada, mas conforme os acontecimentos vão se revelando o livro vai te prendendo. Gostei muito.

Jamilli Farineli 28/07/2022

Adorei esse, foi uma leitura desprevenida que me surpreendeu muito, queria apenas que tivesse tido um desfecho melhor com mais ação de fato.

Alessandra.Adams 01/10/2023

Um bom entretenimento.
Um livro bem interessante e de rápida leitura que, como esperado, menciona uma série de livros, envolve personagens que, de alguma maneira, também estão ligadas a eles.

Léo 11/01/2023

Ideia boa, porém, mal executada
Sinceramente, o livro tem momentos muito bons. A proposta da história é interessante, com toques de mistério e o enigma que Joey deixa para Lydia resolver. A história evoluiu falando de temas importantes como suicídio e saúde mental, mas parece que aqui faltou um pouco de técnica e talento; na real carrega muitas características de um livro feito modelo indústrial, literatura puramente comercial.

Alguns furos de roteiro, personagens se comportando com motivação duvidosa, personagens que não têm relevância pra história, romances que estão ali apenas para cumprir papel dentro do roteiro. Enfim.

Para quem gosta de mistérios e crime, é uma pedida razoável. Bem mediana, na verdade. No meu caso, confesso que esperava mais.
Joanne.G.P. 27/02/2023minha estante
Isso mesmo! Li e realmente concordo com o que disse. O David lá (acho que esse é o nome do namorado dela) totalmente desnecessário. A mensagem do Joey também não traz revelações essenciais, uma pena

Jaderson.Felisberto 28/07/2022

Bizarro!
Olha a única parte que eu senti um gostinho de quero mais, foi ter mais enigmas e mensagens, mas o enredo é a história são muito boas. Eu adorei a leitura.

Roberta 03/09/2022

Esperava mais
Achei fraco. Tinha altas expectativas. Amo thriller mas esse não era o que eu queria. Achei enrolado.