Guia de Cuidados com Abelhas-Rainhas

Guia de Cuidados com Abelhas-Rainhas Olivia Waite

Resenhas - Guia de Cuidados com Abelhas-Rainhas

Am'oonchild 03/11/2022

Doce, doce como mel
Acho justo iniciar a resenha dizendo que Olivia Waite é uma escritora de mão cheia. Fico encantada em como ela cria enredos tão diferentes do que se espera de um romance de época e ainda consegue o executar muito bem. Tipo, como eu poderia imaginar que a descoberta de uma colmeia num simples depósito ia me levar a uma troca de cartas amorosas e discussões políticas?

Assim como no primeiro livro dessa série, os personagens são muito bem construídos, cada background e ambiente que os cerca é super rico e outra vez ela insere pessoas diversas de forma bastante natural, sem deixar de lado o contexto da época. Por sinal, ela traz uma discussão em volta da Rainha Caroline que é incrível, cheguei a ir atrás da história para verificar se eram fatos reais e, de fato, ela deve ter feito uma pesquisa enorme em volta de registros passados, porque ela uniu maravilhosamente todo esse conflito real com questões pessoais das protagonistas e da comunidade no livro.

No entanto, não posso negar que em certos momentos ela pesa a mão e o slow burn do casal cansa, penso que infelizmente temos aqui o mesmo problema que no primeiro livro, ela foi se estendendo e na hora de concluir fica muita coisa e a resolução acaba sendo corrida ou, melhor, não tem um impacto devido já que é muita coisa junta.

Porém, tirei apenas meia estrela por causa disso, porque de verdade acho justo o livro receber uma nota alta, pois para além dessa gafe a história tem muito brilho, vários diálogos e questionamentos muito bons, assim como várias realidades e pensamentos que divergem, mas acabam se encontrando e servem para mostrar que os personagens são tridimensionais. Como, por exemplo, a Agatha ter certa resistência em aceitar a decisão do filho Thomas e da Eliza sobre casamento, quando claramente ela não pode os julgar.

E, para finalizar, Agatha e Penelope são um casal lindo, foi ótimo ver o relacionamento delas evoluindo de um encontro simples, a troca de cartas, a amigas confidentes, a tensão, pensamentos proibidos e desejo até elas admitirem o amor romântico que sentiam uma pela outra.

Tati 29/03/2024

Impecável!
"... Se uma pessoa estiver buscando uma desculpa para ferir você, ela vai arranjar uma, e isso basta."

Olivia Waite e sua escrita impecável! O jeito que ela domina o período histórico, as nuances femininas e sáficas a torna ímpar no mercado. Toda vez que pego um livro dela termino querendo mais e mais!

Min 06/08/2022

Nheee
Não foi tudo isso
Achei a leitura beem arrastada, o romance demorou mais da metade do livro pra acontecer e senti que quando aconteceu o livro perdeu um pouco da graça.

Tatianaa0 30/10/2023

BEEautiful
Fui com sede ao pote e me saciei muito! Eu adoro a escrita da Olivia Waite e esse livro apenas reforçou isso. O romance me pegou muito, o desenvolvimento delas me fez pensar como sou sozinha. Nada a reclamar. Recomendo muito!