O ADVERSÁRIO

O ADVERSÁRIO Maurício Limeira

Resenhas - O ADVERSÁRIO

Mozer 20/06/2019

Um terror psicológico e visceral complexo
Escrever terror não é uma tarefa simples. É preciso escolher bem as palavras para prender o leitor nas garras do medo e do suspense, além de provocar repulsa com descrições de cenas violentas e perturbadoras. O Adversário, do escritor Maurício Limeira, é um exemplo que consegue reunir todos esses aspectos em uma narrativa densa e complexa.

O autor soube como aliar de forma satisfatória o terror psicológico e o visceral dentro da mesma obra. O Adversário é um livro complexo que mergulha na mente de seus personagens e mostra os dilemas existenciais que surgem diante do medo, da violência e de fatos que a razão não consegue explicar.

mari 21/08/2017

Nem sempre enxergamos a face do inimigo
A ideia que temos é de Zeca contratando um criminoso (Casemiro) para encontrar os assassinos de sua amada e acabar com eles. Porém, Casemiro vira o próprio inimigo de Zeca.

A construção dos personagens vai mudando de cena para cena, já que é tanta desgraça que não tem como permanecerem com a mesma personalidade. Casemiro é uma pessoa horrível, péssima. Ele carrega muito mais do que apenas mãos assassinas. Sua mente, seus atos e pensamentos fazem com que ele seja a própria imagem do mal. Zeca é um personagem do bem, amável e amigável.

A junção de Casemiro e Zeca é como se fosse o YinYang.

Os personagens secundários tiveram um grande papel na história, foram MUITO bem aproveitados. Peguei um carinho enorme por eles. Guardem esse nome: Bernardo.

O enredo é cheio de reviravoltas. Maurício escreve excelentemente bem, é impossível parar de ler. As cenas de horror e ação são tão bem escritas que em vários momentos senti arrepios e medo; forçando-me a dormir de luz acesa 😶

O autor vai te enganar, E MUITO! Quando os personagens chegam a conclusão de que é TAL coisa, ele muda totalmente essa conclusão. Logo, a cada página lida era uma surpresa, e cada percepção criada era destruída.

Enfim, a escrita de Maurício é rápida e muito bem fluida, a narrativa é intercalada entre primeira e terceira pessoa, já que por um acontecimento X, Zeca não tem condições de narrar

O suspense e terror psicológico são duas características fixas do enredo, seguindo até o fim da leitura. Maurício criou um jogo de mistério muito sensacional, tanto que em determinado momento não sabia se algumas cenas eram reais ou imaginação de Zeca.

Ao ler o livro, o mundo que entramos é muito pior do que imaginamos. Pactos, assassinatos, rituais, trevas e ganância são alguns itens que constrói essa história, onde o pior vilão está escondido atrás de todos e a sua única intenção é acabar com a humanidade, assim como acabou com Zeca e Casemiro

A forma que o demônio uniu Zeca e Casemiro é algo que acontece todos os dias: o mau, não contente com a felicidade do bem, destrói a felicidade do bem, e o bem uni-se ao mau.

site: https://www.instagram.com/p/BYEboUABnRJ/?taken-by=loftrings

Lado Escuro 26/07/2016

O Adversário

Logo no início da obra nos deparamos com José Carlos, ou Zeca, pronto para pular de um prédio. Após a morte de sua namorada, o jornalista carioca se vê desolado e sem motivos para continuar a viver. Ao presenciar a terrível cena de uma mãe jogando seu bebê do mesmo terraço onde ele pretendia se jogar, se atirando logo em seguida, ele acaba desistindo da tentativa de suicídio, horrorizado.

Para vingar o assassinato da namorada, Zeca decide contratar Casemiro, um misterioso, perigoso e sombrio assassino profissional visto por muitos como uma entidade sobrenatural. O jornalista não sabia como poderia pagar pelos serviços de Casemiro, já que o mesmo recusou pagamento em dinheiro, mas ainda assim ele estaria disposto a qualquer coisa para ter sua tão almejada vingança.

Zeca, que acaba mergulhando num universo obscuro e perturbador, se vê ameaçado pelo assassino. E assim, o autor nos leva a acompanhar a desesperada fuga do protagonista. O que não estava em seus planos era, sem querer, envolver pessoas inocentes nesta história. Agora ele precisa lutar não só pela sua sobrevivência, mas também pela de todos os envolvidos em sua própria confusão.

Nosso protagonista corre perigo de vida enquanto é perseguido pelo assassino e assombrado por entidades demoníacas, e Casemiro não pretende descansar enquanto não conseguir o que quer. José Carlos percebe então que pode estar lidando não com um homem normal, mas sim com algo sobrenatural e maligno.

O livro alterna a narração entre 1ª e 3ª pessoa, passado e presente, e nos apresenta uma escrita poética, madura e rápida. Narrativas longas e poucos diálogos chegaram a tornar a leitura um pouco cansativa em determinados momentos, mas nada que interferisse em meu interesse pela obra. Um detalhe que me chamou atenção é que todos os capítulos têm 10 páginas. Particularmente gostei disso, já que acho 10 páginas um tamanho ideal, de forma a não tornar a leitura arrastada e maçante.

Boa parte da narrativa gira em torno das memórias de Zeca, que acabam explicando os fatos. Á cada capítulo os ganchos vão se conectando, dando sentido à história e sanando nossas dúvidas. Você deve estar se perguntando por que, afinal, Casemiro começou a perseguir Zeca, certo? Pois bem... Essa é a hora em que eu digo ‘’você precisa ler para descobrir’’, afinal, se eu disser o motivo, vou acabar soltando spoilers.

O autor nos apresentou um final completamente surpreendente. Através de um thriller eletrizante, Maurício nos transportou para um Rio de Janeiro bem diferente do que estamos costumados a ver. As cenas de tortura e violência são realmente fortes e dispensam censuras (ponto para o autor!) e, com uma atmosfera sombria, alternando entre Zona Sul e periferias, entramos em contato com as várias faces do mal entranhadas na sociedade.

site: https://blogladoescuro.blogspot.com/

mauriciolimeira 13/05/2016

O Adversário (Livro) - Resenha de Fernando Ticon
Em “O Adversário”, primeiro romance do escritor Maurício Limeira, somos transportados para um Rio de Janeiro cinzento e despido de superficialidades, que o deram título de cidade maravilhosa. É pelos lados mais obscuros da sociedade carioca que rasteja um mal muito mais engenhoso do que aquele estampado nas capas de jornais. Publicado de forma independente em 2014, o livro explora o terror psicológico e sobrenatural num ambiente urbano contemporâneo. Ele segue os passos de José Carlos, um jornalista em busca de vingança pelo assassinato de sua namorada, e acaba se metendo num submundo muito maior e mais perturbador do que poderia imaginar.

Apelidado de Zeca quando criança, o protagonista contrata os serviços do assassino de aluguel chamado Casemiro, que tem o status de ser um agente do além, uma lenda, cheio de poderes sobrenaturais. Zeca ainda não sabe o preço a ser pago por tal serviço, e muito menos o mistério por trás de Casemiro, que passa a assombrá-lo. A história se desdobra entre zona sul, periferia e favelas do Rio de Janeiro, mostrando uma ótima utilização do espaço urbano carioca, sem nunca largar a percepção perturbada e cheia de adjetivos do interlocutor. Expressividade que deixa a leitura um pouco cansativa nos capítulos mais calmos e explicativos, mas poderosa ao ilustrar as passagens mais sombrias da trama.

O caminho entre José Carlos e Casemiro passa por personagens com papeis bem definidos, mas não tão bem explorados como os antagonistas, fazendo questionar a motivação de determinadas escolhas. Certas vezes se espera pela justificativa nas próximas páginas, que não chega. Já no campo da simbologia religiosa e oculta, os elementos são expostos de forma interessante ao misturar referências culturais com uma visão mais autoral. O que existe além da vida e da percepção humana é comumente expandido, sempre utilizando uma posição individualista como referência. Infelizmente, isso acaba se contrastando com a grandiosidade e o caráter coletivo das consequências que são expostas na reta final do livro.

O autor possui uma linguagem bastante amadurecida para o formato, com ótimas construções de diálogo e descrição de ambientes. As cenas de horror são bastante vívidas, brutais e sem censura. Somos constantemente transportados pela linha temporal da história, que transita entre presente e passado, realidade e ilusão. Nisso pode-se confundir a utilização de tempos verbais não muito amigáveis, como parágrafos inteiros no futuro do pretérito, e mudanças de primeira para terceira pessoa entre cenas, apesar dos excelentes ganchos que prendem o leitor capítulo a capítulo.

O final é menos satisfatório do que a jornada, pois existe uma certa descaracterização de quem aprendemos a encarar como vilão. O desejo pelo poder nunca teve uma motivação baseada em fatos e acontecimentos além da sua inclinação natural, e sua voz se transforma em algo incompatível com o que foi apresentado até o momento. Toda a construção criada pela ambição individual e a busca pelo poder se transforma, levando as consequências para um alvo muito maior que estava ausente até o momento. Uma sociedade comum que não participou da história tanto quanto o individualismo dos personagens, mas que agora é um alvo grande o suficiente para conter uma maior diversidade, mantendo a nossa curiosidade ao virar a última página.

Como primeira obra, “O Adversário” é uma excelente entrada na carreira do autor, trazendo o terror contemporâneo para um lado obscuro do ambiente urbano. É perceptível a necessidade de uma revisão mais técnica da obra, e o desprendimento do formato “10 páginas por capítulo” que cria uma certa previsibilidade (e obrigação de parágrafos).

site: http://fortalezavermelha.com.br/o-adversario-livro-resenha/