Sob a Sombra do Terror

Sob a Sombra do Terror Jean P. Sasson

Resenhas - Sob a Sombra do Terror

Erika 09/09/2010

Dentro das montanhas do Afeganistão
Sou grande fã de Jean Sasson, já é o quinto livro que leio dela. Como sempre, o texto é envolvente e muito bem escrito.
Trata-se da história da família de Osama Bin Laden contada sob a ótica do filho Omar e da primeira esposa, Najwa. A narrativa foi feita em primeira pessoa. Alguns capítulos são memórias de Omar, outros, de Najwa.
Nós sempre vemos Osama como uma figura emblemática, cercada por toda aquela aura do terrorismo, do fanatismo religioso. Vira um mito, um personagem, aquela coisa meio "livro de história". E é interessante porque o livro o tira dessa aura mística e mostra sua vida íntima, familiar, seu perfil como pai, como marido, como filho. Não que isso o torne melhor aos nossos olhos. Mas, passamos a conhecê-lo de forma mais ampla, mais completa.
Jean, uma escritora sempre competente, consegue transportar o leitor para dentro daquele contexto familiar e do centro de treinamento. É como se pudéssemos participar de toda privação que a família passou, trafegar pelas montanhas do Afeganistão, estar no grupo dos soldados de Osama. E entender um pouco como foram arquitetados os ataques terroristas, inclusive o 11 de Setembro.
Enfim, leitura recomendadíssima!!!!!!

Aninha 14/07/2012

Quando aconteceu aquele ataque horroroso do dia 11 de Setembro, lembro-me de estar no meu serviço e meu patrão veio avisar que as torres gêmeas tinham sido atingidas por dois aviões com terroristas e pessoas inocentes junto...pensei alto comigo ‘uma pessoa não seria capaz de se matar’ mal eu sabia que sim, as pessoas eram treinadas e se matavam sim, eram chamados de homem-bomba...e nos noticiários diziam que o mandante deste horroroso acontecimento tinha o nome de Osama Bin Laden...pensei comigo...(na época não tinha ideia nenhuma das guerras, religiões e tudo que envolvia este terrível acontecimento) meu Deus do céu, porque esse homem fez isso? Acho que muitas pessoas que não tinham conhecimento nenhum sobre isso também devem ter se perguntado a mesma coisa, daí depois de uns aninhos quando este livro foi lançado resolvi comprar depois de uns anos após seu lançamento...é a história de Osama Bin Laden contada por sua primeira mulher Najwa Bin Laden e seu quarto filho Omar Bin Laden, contando o lado íntimo deste homem, um homem obcecado por sua religião, pelo Alcorão, tão obcecado que ele não dava brinquedo para os filhos porque ele sempre queria ser como Maomé, viver como Maomé, na maior simplicidade possível privando sua família de usar geladeira, móveis caros(coisas modernas) ,sendo que eram ricos pra caramba, nas fotos que tem no livro dá para se notar que só tinham uns colchões no chão e nada mais, a medida do tempo ele vai se casando com mais três esposas tendo no total 20 filhos. Adorei ler este livro, aprendi mais sobre a cultura no Oriente Médio, e puder ter mais conhecimento das guerras ocorridas nestas épocas citadas no livro, e achei muito legal a autora do livro colocar observações sobre as atividades políticas e tudo mais para a gente ficar mais por dentro do que realmente acontecia.
Gente, resumindo AMEEEI ler este livro, leiam, vale muito a pena, beijokas!

Lucy 12/09/2010

Vale a pena
A história da vida de Osama Bin Laden é contada por uma de suas esposas, mãe de 11 de seus filhos, e pelo seu 4o filho. Ambos fujidos do pai e marido, vivendo na Siria e Arábia Saudita, contam quem foi e como foi viver com o lider da Al Qaeda.
Nem sempre com o atual ódio imenso a todos que não sejam muçulmanos, Osama sofre uma transformação pessoal durante sua vida. Viver esta transformação junto com os autores é uma experiência incrível e assustadora.

A familia, que vivia em mansões numa das familias mais ricas da Arábia Saudita, segue ao lado do terrorista, sendo expulsos dos países em que viviam, deixando para tras amigos, animais, paz e riqueza. Em seus momentos de fuga, a numerosa familia (4 esposas, 18 filhos) chega a viver escondida na montanha numa casa de pedras rústicas, onde portas e janelas eram apenas couros de animais pendurados. Frio, fome, medo envolvem a vida destas pessoas.

É um ótimo exercício de se conhecer a história deste homem por um outro ponto de vista. Como é ter um marido onde o ódio à humanidade é maior do que o amor aos filhos? Como é ser criado por um pai que treina esposa e filhos a dormirem no deserto enterrados em buracos de areia?

Boa leitura.

Raquel Lima 12/04/2011

Bem interessante...
Pelos inúmeros fatos, infelizmente, muito tristes que vivemos em nossos dias relacionados com a religião, é importante que passemos a questionar nossos valores religiosos, principalmente, os básicos de qualquer religião: humanitários, tolerância, respeito, amor.

Ao conhecer a vida de Osama principalmente em sua relação com a família e a religião nos faz pensar na religião corrompendo o homem, estimulando o mal, a intolerância...

Confesso que fiquei muito triste pela familia sofredora deste pai Osama e pela inteligência do homem sacrificada pelo fanatismo.

Sel 03/05/2023

Obsessão e terrorismo
Ao comprar este livro, imaginei que teria uma compreensão mais humana sobre os atos terroristas de Bin Laden. O que aconteceu realmente foi a percepção de que ele teve todas as ferramentas familiares para viver uma vida de paz e escolheu a guerra. Destruiu não só várias famílias ocidentais e muçulmanas, mas também a sua própria.

Simone de Cássia 26/01/2017

O livro ajuda a criar uma ideia mais profunda do homem por trás do mito, mas por isso mesmo também ratifica a impressão que se tem da inteligência desse cara, embora usada para fins absurdos e desumanos. Fica claro também que nem sempre essa coisa do psicopata ter tido uma infância sofrida é verdadeira. Osama era filho de pais bondosos e ainda teve um padrasto super atencioso e gentil. E virou "isso". E o seu filho (co-autor do livro), foi criado por esse animal e ainda assim tem uma índole pacífica e justa. Mostra ainda um panorama mundial e seus acontecimentos políticos.Enfim, um bom livro sobre um episódio marcante da história da qual fazemos parte. Nota "R" de rico em informações!
Caio 05/11/2019minha estante
Não xinga os animais viu. Os animais são melhores que muita gente por ai.

joaoluiz.pereiraaraujo 28/03/2018

A sombra
A arrogância, a ira e estupidez faz com que O homem tome ações ocorrentes a seu título de homo sapiens...