Mister Monday

Mister Monday Garth Nix

Resenhas - Mister Monday

Rony 08/07/2022

Valeu resgatar!
Estava em iguais partes ansioso e receoso de retomar a leitura dessa série (dessa vez com o texto original, desde o primeiro volume), uma vez que ela fez parte de momentos tão especiais da minha adolescência. Porém, ao encontrar metade dos volumes em capa dura, bem conservados e por um preço baixíssimo no sebo, aceitei essa coincidência como o empurrão final.

E, felizmente, não me decepcionei.
Por um lado foi muito gostoso revisitar um livro que li uma única vez há 11 anos. Lembrava vagamente de Folha e do embate do terceiro ato entre Noon e Dusk. E só. Pude me encantar com o universo como se fosse a primeira vez e sinto que isso vai se repetir nos volumes seguintes.
Por outro lado, confesso que esperava um impacto maior, visto que o tinha favorito na primeira leitura. Gosto de como Nix une o clássico (ou clichê) do que esperamos de um livro de fantasia com elementos absurdos e aleatórios, que dão um tom diferenciado para a saga. Muito me interessa a construção desse universo e a mitologia desenhada a partir dele; personagens como The Old One são distinguíveis e tem força, e elementos como a viagem no espaço-tempo através da Improbable Stair são excitantes e usados com moderação.
No entanto, não me sinto satisfeito com as sequências de ação. Elas não são ruins, mas não ganham a proporção que deveriam. Tudo é resolvido com certa facilidade, sob a desculpa do pecado capital da preguiça que acomete Mister Monday, o que torna a narrativa anticlimática.

No todo, foi uma ótima experiência e um bom início para uma série de sete livros. Fico ansioso por explorar mais do universo e seus personagens nos livros seguintes.