O Manual de Epicteto

O Manual de Epicteto Flávio Arriano

Resenhas - O Manual de Epicteto

Cris.Aguiar 16/11/2023

Um excelente livro para conhecer alguns aforismas da filosofia estóica.
Melhor ainda com as aulas do INEF (isto não é filosofia).

De qualquer maneira, não é um livro difícil, e vale a pena fazer alguma pesquisa pelo youtube a respeito do filósofo e da escola estóica, assim a apreensão do conteúdo é ainda melhor.

site: https://www.istonaoefilosofia.com.br/

Gab 23/05/2020

Conhecimento se Aprende
Nos últimos tempos conheci um pouco mais sobre o estoicismo e com isso fui atrás de livros escritos por esses autores e estou encantado com a filosofia estoica. Esse livro, como o próprio nome diz, é um manual de como vivermos de uma maneira estoica, mais voltados para o interior e o que efetivamente podemos mudar em contraposição ao exterior e àquilo que não temos poder para mudar.
Acredito que se trata de uma leitura obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais dessa filosofia de vida! Boa leitura a todos!!!

Martony.Demes 11/10/2022

Lições para viver melhor!?
Um livrinho bem curto como um compêndio de diversas lições sobre como viver melhor por meio de várias recomendações para agir em (diversos) momentos da vida.

Para quem se interessa, pode ser um livro para ser ler uma página por dia. Reler! Tê-lo como livro de cabeceira de cama e todo dia ler antes de dormir!

Robson.Vilar 20/07/2020

o manual de Epicteto
Pequeno livro de introdução a filosofia estoica, de fácil leitura é uma ótima opção pra começar nesta filosofia.

Loiola 27/12/2022

O melhor filósofo estoico
Tendo passado uma parte da sua vida como escravo e, depois de conseguir sua liberdade, viver de uma forma pobre e simples, Epicteto foi um estoico que realmente viveu de acordo com os princípios do estoicismo.

O único defeito do livro é o seu curto tamanho. Assim como em meditações, esse livro é dividido em pequenos capítulos, onde Epicteto discute sobre o que um homem de valor deve e não deve fazer; e como viver uma vida mais feliz.

Gosto bastante do trecho em que ele fala sobre o que fazer quando alguém falar mal de você:

"Quando alguém te contar o que de mal outro diz de ti, não te preocupes em refutar o que se diz, mas responde simplesmente: Quem disse isso de mim com certeza ignora os meus outros vícios, porque, de outra maneira, não se contentaria em dizer tais puerilidades."

trdll 17/06/2023

Muitos ensinamentos valorosos contidos aqui.
Lendo pela segunda vez e posso dizer, sem medo de errar, que todos os ensinamentos aqui contidos são de extrema utilidade em qualquer fase da vida, esteja você no topo ou no fundo do poço.

O estoicismo se apresenta como um ponto de vista extremo em relação a vida humana, principalmente a vida moderna. Porém, justamente por nos ser tão "distante" é que devemos provar da fonte. Esse é um livro engrandecedor no qual certamente lerei muitas mais vezes em minha vida!

Felibalex 24/01/2021

Primeira leitura do ano
Indicação de um amigo, a leitura seria para aprender a levar a vida de uma maneira mais tranquila. Os postulados filosóficos trazem exatamente isso, quando traduzidos para as épocas atuais. Recomendo para todes.

Linhares 02/08/2021

Uma excelente porta de entrada para quem deseja estudar a corrente filosófica do estoicismo. Epíteto junto a Sêneca e Marco Aurélio, são os maiores nomes do estoicismo, corrente filosófica que busca a paz de espírito sob qualquer circunstância. Ótimo livro, curto, mas direto. Recomendo o canal sobre filosofia "Nova Acrópole Brasil" , onde a professora Lúcia Helena Galvão, faz ótimas reflexões sobre a obra. https://youtube.com/playlist?list=PLhS5OrpTv6-Y5ZQt42vA54wZ_deTpx7Rr

Vinicius 07/09/2022

Um verdadeiro manual de instruções para uma vida "boa".
Minimizar as dores do mundo, ser senhor de si, se libertar da escravidão das paixões e do que lhe é externo (não está sob o seu controle), essa é a premissa do livro e do estoicismo.
Sem dúvida vou aplicar muitos dos ensinamentos de Epicteto na minha vida.
Ademais, o livro se relaciona com muitos preceitos do cristianismo.

Contudo, desde já prevejo a dificuldade em fazer a razão sobrepujar as minhas emoções. Eu tenho um grande apreço pelas emoções, inclusive as "tristes"(lembrando que no livro se diz que não há bem ou mal, mas tudo depende na nossa interpretação). Até na melancolia eu enxergo beleza.

Indico a leitura! É rápida porém profunda.

Amanda M 04/10/2022

Introdução ao estoicismo
Esse livro é uma obra que serve para iniciar os estudos sobre o estoicismo. Epicteto dá 50 "dicas" para quem quer ter um vida boa e agir conforme a filosofia estoica. Eu sempre quis saber um pouco mais do estoicismo, e foi um bom livro sobre o assunto. Não foi uma filosofia que me encantou, mas é uma obra legal para ter uma base do pensamento estoico.

Lukedo 19/12/2020

Apesar de não ser totalmente a favor da filosofia estóica, afinal, não tenho estudo o suficiente pra afirmar isso, senti que essa foi uma leitura proveitosa. O modo de pensar apresentado é frio, porém verdadeiro. Somos mortais, devemos compreender isso. Mas nem por isso devemos nos render aos prazeres e hedonismo, bem pelo contrário, devemos nos desapegar dos bens materiais e prazeres, a fim de elevar e desenvolver o nosso interior.

beleza 02/03/2021

Pra vida
Usei como manual e li um pouco a cada manhã e refletia durante o dia todo
Meu objetivo no momento é tornar me uma pessoa melhor .
Este livro ajudou bastante