Animus Universum

Animus Universum Lucas Anelli

Resenhas - Animus Universum

mariliteratura 11/06/2022

'Por ora, confie nos seu sentimentos e acima de tudo, confie em você'

Jô irá precisar enfrentar alguns desafios: Em uma fantasia dramática nos deparamos com uma narrativa sensível e cheia de emoções. O personagem encontra-se em um lugar no qual vai refletir sobre as decisões de sua própria vida, só há um probleminha: Ele vai precisar lutar pela sua sobrevivência.

Apesar de ser um livro curto, o autor desenvolve muito bem toda a construção de espaços e personagens. Aqui não se trata apenas de um universo fantástico, na verdade as situações de Jô representa vivência de muitas pessoas pelo mundo.

É um pouco confuso no início porém é o mesmo sentimento que Jô sente por muito tempo em sua vida. Essa conexão (talvez não proposital) entre leitor e personagem é incrível. Ao mesmo tempo em que ele está se descobrindo e tentando entender as coisas ao seu redor, nós estamos fazendo o mesmo e isso desperta nossa curiosidade.

Em um capítulo específico o autor encaixa toda a história para que ela tenha seu sentido completo além de uma sensibilidade em que o autor tem em escrever essa história: E garanto a vocês que é lindo.

A temática LGBTQI+ aqui também é presente, bem como (palavras ditas pelo próprio autor) que os personagens foram inspirados nos elementos culturais de elementos culturais de origens africanas.

Carla.Ligia 23/06/2022

Ótimo livro pra reecontrarmos a nós mesmos
Entendi a premissa logo de cara, mas isso se deve mais a tudo que ando lendo do que a qualquer outra coisa.
A escrita é fluída, o personagem principal é adorável e sua jornada é emocionante.
Teria lido mais rápido, mas a covid me deixou lenta???

Anna Clara e Clarissa 12/10/2023

<< ANIMUS INIVERSUM >>
Jô acorda desnorteado, sem a menor ideia de quem é e do lugar onde se encontra. Por um período indefinido, ele esteve aprisionado dentro do Focus, que é a materialização de tudo que é negativo. Agora, encontra-se em um novo mundo e espera descobrir as respostas para todas os seus questionamentos.

Aqui, encontramos seres diferentes, cada um com características únicas. Mollitiam se destaca como algo novo aos olhos de Jô, uma personalidade implacável que, mesmo assim, deseja ajudar. Em contrapartida, Furore personifica a raiva, infligindo aqueles que o cercam, aprisionado pela influência do Focus, enquanto somente Jô possui o poder de curá-lo e restaurar sua verdadeira essência, Viribus. Timoria, por outro lado, exerce controle sobre o Focus e nutre a intenção de destruir Jô. Portanto, ele precisa manter sua força interior. E é isso que ele faz. Jô é uma fonte de força e luz. De alguma forma, todos esses seres se revelam como guardiões de Jô, e ao longo da narrativa, entendemos quem eles são.

Finalmente Jô conhece o Animus Universium: o centro de inspiração da vida. E então as coisas começam a fazer sentido.

Vamos, então, descobrir quem realmente é Jô: sua história, o que ele tem em seu coração e seus sonhos mais profundos. A vida dele é uma montanha-russa de emoções, e quando compreendemos isso, todo o livro faz sentido. Foi lindo poder acompanhar Jô, sua trajetória e seu amadurecimento. Ele teve a sorte de contar com pessoas boas ao seu lado, e uma delas era sua avó, Vivi. Ela plantou a semente da coragem em seu coração, e a ligação entre os dois era de outro mundo.

Aqui vamos ter alguns plots, mas esse livro é muito além disso! O ponto principal é o autoconhecimento, é o amor que temos por nós mesmos, e na busca para compreender a razão de nossa própria existência. Que leitura reflexiva, do início ao fim!

Este foi nosso primeiro contato com a escrita de Lucas Anelli, e foi uma agradável surpresa. O livro é extremamente original, que nos instigou muito! Fica aqui nossa indicação de uma leitura super diferente de tudo que você já viu.

E então leitores, ficaram curiosos? Vamos conversar!!!

Xoxo,
Anna Clara e Clarissa.