A Categoria Questão Social em Debate

A Categoria Questão Social em Debate Alejandra Pastorini

Resenhas - A Categoria Questão Social em Debate

Jéssica Maria 25/02/2023

Questão Social, Questões Sociais ou Nova Questão Social?
O livro apresenta do debate sobre as diferentes versões da “questão social” nos diferentes estágios capitalistas. Diante disso, os defensores da “nova” questão social partem do pressuposto de que as mudanças ocorridas nos últimos anos romperam com o período capitalista industrial e com a questão social, enquanto categoria conhecida que emergiu na primeira metade do século XIX. Para autores como Rosanvallon e Castel, o crescimento do desemprego e o aparecimento de novas formas de pobreza indicariam o surgimento da “nova” questão social.

Entretanto, a autora defende que a questão social tem sua gênese na forma como os homens se organizam para produzir numa determinada sociedade e num contexto histórico dado, e que essa organização tem suas expressões na esfera da reprodução social.

Stefania 26/05/2021

Interessante reflexão sobre a ideia de uma ?nova questão social? e de como não é possível, sendo que a ?velha? continua existindo e impactando nossa sociedade.

?Assim, a ?questão social? capitalista continua sendo um conjunto de problemas que dizem respeito à forma como os homens se organizam para produzir e reproduzir num contexto histórico determinado, que tem suas expressões na esfera da reprodução social?

As expressões da questão social não são as mesmas em todos os países e cenários políticos, mas sempre está estruturada nos mesmos pilares: exploração, preocupação com coesão social e antagonismo.

Leitura muito válida.