A corrupção na história do Brasil

A corrupção na história do Brasil Rita de Cássia Biason (Org.)...

Resenhas - A corrupção na história do Brasil

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A corrupção na história do Brasil" é um livro que busca discutir o tema da corrupção na sociedade brasileira a partir de uma perspectiva histórica. A autora apresenta uma análise crítica de alguns dos principais episódios de corrupção na história do país, desde a época do Brasil colônia até a atualidade.

O livro é dividido em cinco partes, cada uma dedicada a um período histórico específico. A primeira parte discute a corrupção durante o período colonial, quando Portugal buscava extrair o máximo possível de riquezas do Brasil. A segunda parte aborda o período imperial, destacando a relação entre o poder e a corrupção, que se tornou ainda mais evidente no contexto das revoltas populares do final do século XIX.

A terceira parte do livro trata da corrupção no período da Primeira República, que foi marcado por escândalos envolvendo políticos e empresários. A quarta parte discute a corrupção durante o período da Ditadura Militar, que se caracterizou pela censura, pela repressão e pela falta de transparência nas ações do Estado.

Por fim, a última parte do livro apresenta uma análise da corrupção na atualidade, destacando casos emblemáticos como o Mensalão e a Operação Lava Jato. A autora argumenta que a corrupção no Brasil é um problema estrutural, que tem suas raízes na cultura política e nas práticas sociais e econômicas do país.

Comentário:

O livro "A corrupção na história do Brasil" é uma obra importante e atual para entendermos o tema da corrupção na sociedade brasileira. A partir de uma perspectiva histórica, a autora nos apresenta uma análise crítica e bem fundamentada sobre os principais episódios de corrupção na história do país.

Um dos aspectos mais interessantes do livro é que ele nos ajuda a entender que a corrupção é um problema que tem suas raízes profundas na cultura política e nas práticas sociais e econômicas do país. Dessa forma, é necessário que as medidas para combater a corrupção sejam estruturais e contemplem mudanças tanto na esfera pública quanto na privada.

Além disso, o livro é muito bem escrito e apresenta uma leitura fluida e agradável, o que o torna acessível a um público amplo, desde estudantes e pesquisadores até leitores interessados em entender melhor a sociedade brasileira.

Conclusão:

"A corrupção na história do Brasil" é uma obra importante e atual para entendermos o tema da corrupção na sociedade brasileira. A partir de uma perspectiva histórica, a autora nos apresenta uma análise crítica e bem fundamentada sobre os principais episódios de corrupção na história do país. O livro é bem escrito e apresenta uma leitura fluida e agradável, o que o torna acessível a um público amplo.
Por: Romeu Felix Menin Junior.