Nihil

Nihil Carolina Mancini

Resenhas - Nihil

Ismael.Chaves 18/10/2023

Uma distopia claustrofóbica sobre nossos medos e finitudes
2020 ficará marcado na História da humanidade. Logo nos primeiros meses da pandemia de COVID-19, fomos aterrorizados por um inimigo invisível com métodos enigmáticos mas letais e catastróficos. Familiares, amigos e colegas foram dizimados sem a chance de despedida. Durante 2 anos, sobrevivemos trancados dentro de casa, escondidos por trás de máscaras e isolados do resto do mundo, à espera de respostas e uma vacina que pudesse nos salvar. Parecia que vivíamos dentro de um livro ou filme pós-apocalíptico.

E, de fato, a Arte possui uma longa tradição de histórias situadas em cenários pandêmicos que nos fazem refletir sobre nossa condição diante do desconhecido e a finitude da vida.
"Nihil" de Carolina Mancini faz parte dessa tradição. Escrito antes da pandemia, o romance foi vencedor do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2019 – Melhor Narrativa Longa de Horror, e insere o leitor em um mundo já desolado, com cenários distópicos e tenebrosos. Não há comunicação, todas as redes estão fora do ar. Os poucos sobreviventes precisam se isolar, devido uma misteriosa fumaça tóxica que assolou a Terra, causando mortes e mutilações. Ninguém sabe a causa ou a origem desse fenômeno. Seria um novo tipo de vírus? Uma arma biológica? Um ataque terrorista? Invasão alienígena? Anjos?

O grande diferencial do livro é a forma como a autora narra a história, através de pontos de vista de diferentes personagens, por poesias, cartas, diálogos e relatórios de pesquisa escritos pelos sobreviventes. As ilustrações da própria autora e a diagramação de Rafael Sales são responsáveis por causar um verdadeiro impacto visual.

A edição também possui um conto extra: "Enterrada sob o Tempo e as Águas Vivas". A história gira em torno de uma mulher que testemunhou, na infância, sua misteriosa vizinha deixar um sinal para ela, antes de ser levada morta de sua casa. Anos depois, ela volta à estranha casa em busca de respostas e descobre uma trama mirabolante teia de segredos e revelações que mudarão sua vida e o mundo para sempre. Mesclando terror e ficção científica numa trama ousada e bem construída, o conto é ainda melhor do que o romance.

Recomendo!

andre 06/08/2022

Nihil
A história de nihil começa confusa e encoberta pela mesma névoa que assombra os personagens.
Porém conforme vai passando e eles entendem o problema e começam a se unir o livro simplesmente acaba, deixando aquele gostinho de "acabou na hora errada"
Já decidido a dar uma nota um pouco mais baixa, me aparece um conto extra, esse sim intrigante e interessante que ainda tem um epílogo, esse conto mostra um baita potencial que nihil também poderia ter tido

Ana Elsa 09/10/2022

Terror psicológico
Gostei de ler esse livro e conhecer a escrita dessa autora. Foi interessante e aterrorizante acompanhar os personagens, nesse ambiente apocalíptico. A escrita é muito fluída.

Allison 14/04/2023

Uma boa cacofonia niilista, recheada de esperança
Admito que o começo é um pouco difícil de engatar, são muitas vozes, muitas ideias jogadas que nada parecem estar conversando, e vai até pouco mais da metade do livro, quando algumas historias parecem começar a cruzar, e o seu final é muito recompensador.
A edição que li ainda possui uma analise critica sobre o niilismo, que complementa bem o enredo, e também um pequeno e interessante conto que envolve viagem no tempo, ditadura, aliens que poderia dar um ótimo livro.