O Enjeitado

O Enjeitado Charlotte Brontë

Resenhas - O Enjeitado

Lucas Rabêlo 15/08/2022

Pérola do frescor brontiano
Conto moral de tradução inédita no Brasil, faz parte do material de juvenília de Charlotte, antes de sua consagração por “Jane Eyre” e “Villette”, conteúdos de sua fase madura. Nele estão inseridos elementos românticos e góticos propícios do movimento literário inglês do século XVIII. São apontadas facetas que versam à política, sociedade, religião e ao amor, acompanhados de retoques fantasiosos.

Narrativa que instiga a revelação da identidade pregressa do herói Edward Sydney, criado por um tutor rico desde a infância, que se encaminha para a terra fictícia na costa da África, denominada Verdópolis, criação geográfica de Brontë e seu irmão Branwell – ambos produziam suas histórias em conjunto, enquanto as outras duas irmãs, Emily e Anne, (as demais que completam o trio cânone) encarnavam a dupla restante –, para sua intrusão cultural num universo inédito de sua criação. É enfeitada por arquiteturas deslumbrantes, paisagens abundantes, e a típica separação classista. Os mais nobres elencam a câmara, composta por dois claros inimigos opostos e declarados – Lorde Ellrington e Marquês de Douro, este futuro amigo de Sydney, que o fará membro do parlamento e que movimentarão a trama.

O que se seguirá serão intrigas, aventuras, paixonites, recursos indispensáveis para as escritas heroicas. Os elementos do fantástico contêm aparições de magos e formações de instituições intelectuais secretas antigas que margeiam numas citações bíblicas específicas (a família da autora era protestante). Um texto repleto de elucubrações de uma mente em ascensão literária, divagando nas inspirações de textos clássicos de cavalaria de Walter Scott, irônicos de Henry Fielding e até societários de Jane Austen (a passagem do baile reflete esta analogia, mesmo Charlotte ter declarado sua indiferença pela conterrânea). São agrupamentos de formação de um talento anestesiado, prestes a ser cavado.
22/02/2023minha estante
Onde encontro? Procuro esse livro pra ler mas não encontro.

Agradeço desde já.

Lucas Rabêlo 26/02/2023minha estante
Oi, Cá! Ele foi distribuído como brinde da edição de Jane Eyre exclusiva dos assinantes do Clube de Literatura Clássica.

Thiago662 07/08/2022

É considerada uma das obras de juventude escritas por Charlotte Brontë, que misturam personagens reais, personagens imaginários e países e lugares fantásticos.

O ENJEITADO narra a história de Edward Sidney, abandonado ainda bebê em uma propriedade rural inglesa. Ao longo do livro a autora nos apresenta a real origem do personagem. Há de tudo: amor impossível, sociedade secretas, magos, rituais sobrenaturais. Achei um pouco bagunçado e cansativo, mas Brontë estava apenas iniciando na escrita! Tomando coragem para ler Jane Eyre!

Obs: Mais uma vez é preciso louvar o trabalho do Clube de Literatura Clássica. Acho que, em sua maioria, as novidades estão nos livros de bolso selecionados para acompanhar o clássico do mês.

Sol 62 20/08/2022

Obra escrita por Charlotte Brontë, aos dezessete anos. A autora tem um irmão (Branwell) e duas irmãs (Emily e Anne) e, os quatro, quando muito jovens, brincavam criando histórias em países imaginários. O Enjeitado se desenvolve no país criado por Charlotte e Branwell, denominado Cidade Vítrea ou Verdópolis como é denominada nesse livro.

É admirável a linguagem, o rico vocabulário utilizado, a descrição pormenorizada dos personagens e dos ambientes, principalmente quando lembramos a idade da autora quando concebeu o Enjeitado.

Miguel.Moreira 06/09/2022

O enjeitado - Charlotte Brontë
Um conto da aclamada escritora britânica Charlotte Brontë, escrito aos seus 17 anos de idade, o livro supera as expectativas, apesar das "falhas" ao decorrer da narrativa.

Edward Sydney é o protagonista nesse aparente romance. Encontrado abandonado, na porta de uma casa qualquer, quando criança. Não se sabe sua origem, apenas seu nome. Educado por um pai adotivo dentro dos padrões burgueses, mas não tão rico em bens materiais. Sydney se torna um cidadão honesto e amável por seu caráter, e é perseguido politicamente em sua idade adulta.

O jovem Sydney se apaixona, mas seu passado desconhecido é um impedimento para prosseguir tal paixão, então o leitor sofre junto com o protagonista por desconhecer seu próprio passado, o que se torna um tema repetitivo pela autora, mas clara na ideia: apesar de Sydney não ter motivações para seguir em frente por causa do seu passado inexistente; ele é um dos personagens mais virtuosos e exemplares da literatura, pois continuou sendo um homem bom no meio de um bando de maganos.

Em muitos pontos da narrativa há uma falta de desenvolvimento dos personagens ou da cena em si, mas nada que atrapalhe a leitura de uma forma geral. A autora nos leva a pensar sobre valores em diversos momentos, apesar dos seus 17 anos.

Não é o tipo de livro que considero obrigatória a leitura, mas para os amantes de Charlotte Brontë, é um livro extremamente obrigatória para entender e enxargar a evolução da escrita da autora.

A edição do Clube de Literatura Clássica é a primeira tradução para a língua portuguesa, o CLC fez um excelente trabalho de edição e tradução, vale a pena investir nas obras do clube.

Mille Reis 09/08/2022

Livro/conto raro no Brasil.
Escrito por Charlotte Brontë quando ela tinha apenas 17 anos.
Conta a história de Edward Sydney. Um órfão, que após terminar a universidade decide deixar Londres para explorar o mundo. E é assim que ele chega em Verdópolis onde quase todo o desenrolar do livro acontece.

Eu gostei, embora alguns personagens tenham ficado sem um final propriamente dito.

A escrita é bem Brontë mesmo, locais e pessoas bem detalhados.

Taci.Souza 12/01/2024

O potencial da jovem Charlotte!
Para mim, na condição de fã e admiradora de Charlotte Brontë, poder ler uma obra escrita em sua adolescência, nos primórdios de sua jornada literária, é um prazer privilegiado e um privilégio prazeroso.

Já nesses primeiros contos de sua juventude, é possível observar o grande potencial e talento promissor, daquela que viria a fazer parte do roll dos grandes nomes da literatura inglesa e mundial. Claro que, por se tratar de uma mente juvenil, os escritos de sua juventude não trazem a profundidade, força e perspicácia observadas nas obras de sua maturidade. Ainda assim, proporcionam ótimas experiências literárias.

No caso de O Enjeitado, a trama é ambientada em um país fictício, imaginado por Charlotte e seus irmãos, localizado no continente africano. Ao mesmo tempo em que evidencia a ingenuidade da autora em relação às questões políticas, culturais, sociais e territoriais da África - à época em que foi escrito - , afinal trata-se da visão de uma adolescente que nunca saiu da realidade social na qual estava inserida, destaca o alcance e a flexibilidade de sua capacidade imaginativa.

Trata-se de um conto fantástico e fabuloso, no sentido literário dessas palavras, uma vez que a jovem Charlotte, através de sua pena, derrama no papel a essência e o poder da sua imaginação. Ao longo da leitura, conseguimos identificar vestígios das referências que, possivelmente, a influenciaram. Obras como As Viagens de Gulliver, as lendas do Rei Arthur, entre tantos romances de cavalaria e fantasia, que podem ter servido como lenha para alimentar a chama criativa da mais velha das irmãs Brontë.

Yann Almeida 14/08/2022

Tomei como uma leitura pra tentar amenizar uma ressaca literária e acho que foi uma ótima decisão. A novela criada pela Bronte jovem é interessante, prende razoavelmente a atenção do leitor e por vezes nem parece ter sido escrito por ela em uma idade tão juvenil. Igualmente o mundo ficcional, mas que bebe de muitas fontes da realidade, estabelecido pelos irmãos se mostrou muito interessante.

Thiago275 29/08/2022

Curioso, mas apenas isso
Escrito em 1833, quando Charlotte Brontë tinha apenas 17 anos, O Enjeitado faz parte de uma coleção de histórias escritas pelos irmãos Brontë envolvendo personagens e países fantásticos.

Nesta novela, acompanhamos Edward Sydney, que foi abandonado ainda bebê numa rica propriedade situada na Inglaterra. Quando adulto, ele resolve partir para Verdópolis, um longínquo país situado na África e se vê no meio de agitações políticas que ali estavam se desenrolando. Ao mesmo tempo em que toma parte nessas negociações, ele também resolve investigar o seu passado, que, obviamente, tem a ver com esse país no qual ele foi parar.

Como esta obra faz parte da juvenília de Charlotte, não devemos esperar grandes desenvolvimentos nem muita complexidade dos personagens. É um conto de fadas mesclado a uma história de aventura, com direito a magos, sociedades secretas, vozes misteriosas e amores impossíveis.

Mesmo assim, já podemos perceber o talento da autora, principalmente na descrição de ambientes e na criatividade do enredo. E, claro é uma leitura válida, pois sempre foi de difícil acesso aos leitores brasileiros.

Mateus.Silva 11/11/2022

O Enjeitado
Eu gostei, achei o envolvimento do mágico algo bem sutil, e as reviravoltas foram interessantes. A leitura fluiu muito bem pra mim.

Bruna.Schmidt 02/09/2022

Conto simpático!!!! Gosto muito da narrativa, que sempre envolve o leitor!! Recomendo a leitura!!!!!

Thales Moreira 19/12/2022

Sinceramente, precisa ter paciência para terminar O enjeitado. Em muitos pontos a história é tão non-sense e maçante que fica difícil continuar. Apesar de ser um conto pequeno, levei mais de 3 dias pra terminar pois ficava parado a leitura direto.

Jonathas 17/02/2024

O fantástico de Charlotte Brontë
Ao misturar os gêneros de romance e fantasia, com pitadas de viagens exóticas, Charlotte Brontë nos traz um conto incomum de descoberta de identidade com figuras místicas e extravagantes. Com um desenvolvimento relativamente comum de romance provinciano, mas com um desfecho extremamente inesperado, este "conto de nosso tempo" (subtítulo do livro) prende a atenção e aguça a curiosidade para saber qual é o destino dos personagens apresentados.
De fato, não é o melhor trabalho de Charlotte, mas ainda é uma história que vale a pena ser lida.

Thay 07/09/2022

Edward Sidney era seu nome
O enjeitado é um conto da Charlotte Brontë que ela escreveu quando era adolescente e conta a história de Sidney um rapaz ambicioso mas que não sabia sua origem pois foi deixado na casa de um casal,sem filhos, ainda bebê. Os pais morrem e ele decide se aventurar em terras distantes, o destino e a magia faz com que ele faça grandes descobertas.

Kafrancesquetto 24/10/2022

Escrita poética
Achei a escrita poética e rica em detalhes, tantos detalhes que em alguns momentos achei um pouco enrolado. Pretendo ler novamente em algum momento mais tranquilo, em que eu possa degustar melhor a leitura, um dia em que não se perceba cansaço físico ou mental.