O Alvorecer dos Aprendizes

O Alvorecer dos Aprendizes Mateus Fonseca

Resenhas - O Alvorecer dos Aprendizes

Vinicius.Novo 05/08/2020

Mágico
Não é bem uma resenha mas é só para externar o quanto gostei deste livro. Uma das melhores fantasias que já li. O universo criado por Mateus é mágico e encantador, os personagens são muito cativantes, e amei o fato de que uma boa quantidade dos personagens são negros, inclusive a protagonista, que é menina forte, justa e destemida.
A existência dos condiscípulos foi algo que tornou a história ainda mais especial.
O plot-twist no final do livro foi fantástico.
Ansioso pelas novas aventuras de Penélope, Saturno e Emílio.

Guilherme 24/08/2021

Um mundo mágico, aqui, ao lado das terras tupiniquins.
Uma fantasia contemporânea, com aquela referência que só um brasileiro poderia reconhecer e fazer, tanto em seus elementos folclóricos e mágicos, quanto nos aspectos geopolíticos da região onde a história se denserola...

As similaridades com Harry Potter trazem um charme todo especial aqueles que são amantes da obra, mas diferente do bruxinho que estuda em Hogwarts, em O Alvorecer dos Aprendizes, personagens como Penélope e Saturno, vivem em uma ilha que é quase completamente isolada do restante do mundo, e além dos perigos externos de um mundo alheio a magia, há algo de muito errado nos arredores, que pode acabar por ruir o equilíbrio milenar, de dentro para fora.

Mas o que mais me fascinou em todo o livro foi a narrativa absurdamente leve e imersiva, como poucos livros conseguem ser.

Alexandra 10/06/2020

Inclusivo e fantástico
O Alvorecer dos Aprendizes é de um autor brasileiro.
Na obra acompanhamos Penélope Valente que anseia por se tornar uma Guardiã. Ela é uma sublime, ou seja, tem aptidões para magia.
E Alisha, a princesa da Ilha Aimee e a unica em gerações da família real a não ser uma sublime.

A obra mostra o crescimento de ambas as garotas, que mesmo com vidas diferentes carregam suas dores e lutas.

A maior parte dos personagens são negros, é uma inclusão tão natural que emociona.

EXCELENTE
SUPER RECOMENDO

Livros a vapor 15/10/2020

RESENHA
O Alvorecer dos Aprendizes é uma das melhores fantasias que eu li, como eu já disse para o autor " Foi tudo muito bem escrito".

°
A história conta a vida de uma menina chamada Penélope Valente e suas aventuras pela ilha aimee. Sendo filha de dois grande nomes um sendo do bem e o outro do mal( por assim dizer). Sua mãe foi presa na Ilhota dos Exilados e seu pai foi dado como morto, pois foi o grande herói que salvou todos do portal negro. Desde então Penélope morava com seus avós, porém sua avó acabou falecendo e no presente ela vive apenas com seu avô Theo.

°
Após ter passado para ser um dos aprendizes, a menina vai para o Palácio Supremo para aprender tudo que se pode e ser uma guardiã, mas nem tudo são flores não é mesmo?

°
Assim que chega no Palácio a aprendiz se sente estranha e passa mal, seu amigo Saturno ( sim ele é um menino e é o melhor personagem junto com a Penélope)

lhe ajuda a se recompor.

°
O que Saturno não sabia era que Penélope estava tendo visões. Ela decidiu guardar isso para si, o que lá na frente tudo faria sentido.

°
Penélope enfrentará grandes desafios? Está correndo perigo? Será que tudo que lhe contaram sobre sua mãe e seu pai é verdade? Bom você só vai saber se comprar o livro?????

°
Foi isso galera e até a próxima ?

Kauanilarissa 11/03/2021

Muito bom!
Eu amei a construção da fantasia nesse livro. O lugar, os poderes, os personagens, tudo foi muito incrível!
A história é toda muito boa e eu li super rápido. A única coisa que eu não gostei foi o final, achei muito corrido.
Meu sonho é uma continuação ?
Sofia 06/01/2022minha estante
Vai ter continuação simmm

Kauanilarissa 06/01/2022minha estante
aaa não sabia, que deliciaaa
Aí eu não sabia, que deliciaa, vou procurar o insta do autor agora!! Obrigada por avisar ??

Sofia 07/01/2022minha estante
De nadaaaa : )

Milly 03/11/2021

Magnífico
Sério esse livro é a definição de perfeito. Eu amei do começo ao fim e olha que o fim não foi muito bem como eu esperava. Mas ainda é maravilhoso. Os dotes desse escritor é muito surpreendete. Principalmente nos Nomes da realizá.
Kaly 03/11/2021minha estante
Quero muito ler esse

Nich 17/03/2022

O livro perfeito para quem gosta de histórias de magia.
Em O Alvorecer dos Aprendizes, somos apresentados a um novo universo de magia, onde alguns leitores conseguirão perceber, em determinados elementos, similaridades com a realidade brasileira (particularmente, essa foi uma das coisas que mais amei no livro).

A história se passa em uma ilha, que é praticamente isolada do resto do mundo, o que faz com que os personagens (extremamente cativantes, diga-se de passagem) tenham um quê de ingenuidade. Já aviso que a Penélope e o Saturno vão conquistar o coração de vocês!
Dividida em dois núcleos, o autor apresenta uma narrativa leve, rica e concisa, com bastante ação e aventura, diálogos bem construídos e personagens únicos que marcam bastante presença durante todo o livro.

Como toda história de magia (pós anos 2000), encontramos similaridades com Harry Potter, porém o autor conseguiu escrever uma história singular, totalmente nova, se desvencilhando dos clichês e de ser “um livro baseado em Harry Potter”.

Imersivo do começo ao fim e sem deixar pontas soltas (além dos ganchos estratégicos para a sua continuação), O Alvorecer dos Aprendizes superou todas as minhas expectativas e entrou pra minha seleta lista de livros essenciais, aqueles que TODOS deveriam ler.

site: https://www.nichcalixto.com/post/um-livro-um-caf%C3%A9-o-alvorecer-dos-aprendizes

sabry 06/02/2021

me surpreendeu bastante
a leitura surpreendeu muito, pois não achei que ia gostar tanto. como todo livro de fantasia, ele é cheio de detalhes e você precisa prestar muita atenção, pois é um universo novo que tá se apresentando a você, e eu simplesmente amei como o mateus fez isso no livro. a forma como é abordado os personagens foi tudo pra mim. saturno eu amo vc!

Gabriela Gramas 10/05/2021

O alvorecer dos aprendizes foi minha última leitura da semana passada, eu simplesmente amei a história. Já quero deixar meus parabéns para o @fonsecaautor, que arrasou demais. Participei de um projeto chamado metamorfo em conjunto com alguns igs, é esse livro se encaixa na categoria: autor que nunca li.

A história começa contando sobre Penélope Valente, uma menina que perdeu seus pais bem nova e hoje mora com seu avô. Na véspera do natal Penélope é convocada para o teste de aptidão onde serão selecionado, crianças para entrarem para a escola de aprendizes para serem guardiões. Penélope é aceita e durante sua estadia no palácio ela começa a ter visões e pesadelos, que deixa a garota com bastante medo.

Junto com seus amigos, Emílio e Saturno eles irão descobrir segredos obscuros que estão escondidos a bastante tempo de todos da Ilha é do Palácio. Ao longo das descobertas, Penélope e seus amigos irão aperfeiçoar seus dons e aprenderam sobre amizade e companheiros, o que tornará a estadia deles no palácio mais emocionante.

Ler esse livro foi uma aventura sem tamanho, a escrita é bem fluida e direta. As descrições das cenas é bastante completa, e rica em detalhes que farão sua experiência em ler o livro muito emocionante.

A narrativa criada é ótima, os capítulos são intercalados entre os personagens, o que faz com que não cansamos da história. Já posso colocar esse livro no meu top 10 dos melhores do ano, porque amei muito.

site: https://www.instagram.com/p/CDJ1stJjm4R/?utm_source=ig_web_copy_link

Leiturasdamarina 29/05/2020

O alvorecer dos aprendizes
Que livro maravilhosooo!!!! Uma fantasia tão bem escrita, rica em detalhes.. cenários lindos! Fiquei com vontade de conhecer a Ilha Aimee!!
Amei conhecer Penélope, Saturno e Emílio. E, Mateus, meu amigo, você me surpreendeu com o final! Espero que tenham outros volumes, porque eu preciso saber mais; saber como vai ser a vida desse povo?!? Escreve outro logo, por favor!

Daocalia 08/06/2022

Eu esperava mais
A história começou muito boa e divertida, interessante, todo um mundo novo e incrível, mas aí o livro foi focando apenas no universo enquanto o problema foi deixado de lado e vagamente lembrado durante o livro, até que em 80% ele foi jogado de novo com 100% de atenção e acabou parecendo corrido !!

KayFrey 23/02/2023

Eu quero uma fada madrinha!
Um mundo cheio de magia e histórias fantásticas.

Esperando ansiosamente pela continuação, pois há perguntas a serem respondidas .