Sobre a ficção

Sobre a ficção Ricardo Viel

Resenhas - Sobre Ficção

1 | 2 | 3 | 4

Laura 18/05/2023

"Verdadeiramente, durante a vida vivemos várias vidas"
"Verdadeiramente, durante a vida vivemos várias vidas" Rosa Monteiro
Frase de umas das escritoras entrevistas, gostei das entrevistas, fiquei curiosa com alguns títulos (irão para minha lista de desejos) mas sinceramente, não é o tipo de leitura que gosto e o que me fez dar uma nota tão baixa foi a entrevista com a Tatiana Salem Levy, não conheço nenhuma obra dela e depois dessa entrevista faço questão de nunca ler nada dela, o posicionamento político dela é ridículo (ao meu ponto de vista) e acredito que se tornou totalmente desnecessário, só serviu apenas para estragar o livro todo.

Admirável Mundo Literário 22/03/2023

Espetacular
Livro que não esperava nada dele e nem sabia ao certo sobre o que se tratava. Mas foi uma experiência muito satisfatória poder conhecer os métodos criativos, os pensamentos, história, influências e formas de escrita desses autores.
Amei o livro e a conversa!

Luci 16/02/2023

Tenho muita curiosidade em saber como funciona a mente dos autores que tanto nos atraem, que nos instigam e nos envolvem em suas tramas. Aqui, constam algumas reflexões interessantes. Me interessei mais por algumas entrevistas do que outras, mas foi bom entrar em contato com autores que não conhecia. Bem legal.

Caroline Vital 27/08/2022

Livro de entrevistas com alguns escritores. Nada mais do que isso. Não me apaixonei, mas se gostar dos escritores envolvidos, pode ser interessante.

ArthurAlves 30/04/2022

Foi me apresentado
Um livro que foi me apresentado pela vida e nele pude ver a vida de muitos outros, conhecer artistas que dificilmente leria por conta própria, mas que agora estão na minha lista. Livro muito bom .

Nivia.Oliveira 22/04/2022

Gostei de saber por meio de grandes escritores que o processo de escrita não é aquele click mágico de inspiração e que não há uma receita de bolo. Para chegar ao fim de um grande livro, há vários percalços que só a paixão pela literatura nos faz persistir.
Adorei conhecer o processo construtivo de alguns dos meus escritores favoritos como o Mia Couto e o Milton Hatoum, assim como me aguçou o desejo de ler Rosa Monteiro, Valter Hugo Mãe e Djaimilia.
Senti falta da experiência deles quanto à venda dos livros, isto é, o caminho da editoração às livrarias, afinal escrever um livro que não é lido, não faz muito sentido. Mas acho que isso seria tema para um outro livro.

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Livia M. 31/12/2021

Aqui eu conheci um pouco mais de alguns autores que já li e soube de outros que não li ainda despertando minha curiosidade sobre eles.
Muito interessante saber sobre o processo criativo desses talentos.

Andrea170 09/12/2021

Inspirador
Perceber o processo de escrita, que é único e particular, de cada autor é um grande aprendizado e muito inspirador. Chamou a minha atenção que todos escrevem de coração! Muita intimidade!

Leninha 28/10/2021

Tragam os autores do começo para ficarem até o final
Se mantivesse os primeiros autores entrevistados seria um 5 estrelas favoritado, apesar de fingirmos que todos somos interessantes isso não é verdade e o destaque do livro são esses primeiros convidados. Mesmo assim é quase mágico ler esses autores sonhadores falaram sobre suas profissões e paixões, recomendo bastante.... indicação de Manuella Carvalho. Manu, obrigada pelo fornecimento ???
Manu 28/10/2021minha estante
Uuuuuuu isso aí ?RECONHECIMENTO?

robert.messias 31/08/2021

O religioso acredita em Deus e eu tenho a literatura.
?Foi de extrema importância ter conhecimento como dez romancistas concebem a ficção e a fazem dela seu ofício, explicando suas rotinas, motivações e os caminhos que os levaram até a escrita. As entrevistas que mais gostei foram a com Rosa Montero, Javier Cercas, Mia Couto e Valter Hugo Mãe.
Estou até com vontade de escrever...

Gisa 01/08/2021

O livro é feito de entrevista com autores de língua portuguesa e espanhola, com conversas gostosas sobre o processo de escrita, daqueles livros que sempre deveriam ter mais páginas pois as entrevistas são enriquecedoras demais

@lendoaos30 28/12/2020

"Do que é feita a ficção? Como se forma um escritor?"
O livro “Sobre a Ficção” chegou em minhas mãos como um dos mimos da Tag Curadoria (e eu adoro quando a Tag envia livro como mimo de livro, porque, bom... Livros nunca são demais). Esse me interessou de imediato, por se tratar de uma coletânea de dez entrevistas com romancistas contemporâneos organizada por Ricardo Viel.
Estando em processo de escrita do meu primeiro livro, ter a oportunidade de “ouvir” pessoas que fazem da escrita sua profissão é maravilhoso para motivar e inspirar. Metade dos autores entrevistados já me eram conhecidos, quais sejam: Tatiana Salem Levy, Valter Hugo Mãe, Mia Couto, Javier Cercas e Milton Hatoum. Os outros cinco eu tive o prazer de conhecer através de sua fala, suas opiniões, seus sentimentos expressos na conversa com o entrevistador.
De um modo geral, o que mais me encantou nesse livro foi justamente esse tom de “bate-papo” que Viel manteve em todas as entrevistas com os escritores. Li “Sobre a Ficção” tomando café, comendo biscoitos e imaginando como se eu estivesse ali, naquele ambiente, na casa de cada autor participando de uma conversa sobre literatura, escrita e mundo. Foi incrível.
Indico esse livro para todos aqueles que querem conhecer mais sobre o que é um escritor (mesmo sabendo que essa resposta varia de pessoa para pessoa) e especialmente para aqueles que, como eu, estão se aventurando no mundo da escrita. Conhecer os autores, ouvi-los falarem de suas obras e de sua experiência é, além de muito prazeroso, extremamente motivador, pois nos faz perceber que, embora geniais em seu manejo da linguagem e claramente privilegiados no quesito criatividade, eles são, como nós, apenas humanos. E basta ser humano para sentir, para viver, para ser literatura. “Sobre a ficção”, ao meu ver, ao contrário do que o título indica, não é um livro focado no ficcional, mas na realidade de cada autor e em como isso influencia em suas obras.

site: https://www.instagram.com/lendoaos30/

1 | 2 | 3 | 4