O Dom da História

O Dom da História Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - O Dom da História

Thamiris.Treigher 01/04/2022

Amo Clarissa!
Amo Clarissa e o seu incrível dom de contar histórias. Nesse pequeno livro, mais uma vez é mostrado o poder das histórias que passam de geração em geração e sobrevivem nas almas.

Em uma das camadas, é contada a história de um casal pobre. No Natal, um quer presentear ao outro, mas nenhum dos dois têm condições. Porém, dão seu próprio jeito de conseguirem o que querem. O final mostra uma lição muito especial.

"O dom da história" questiona o que é suficiente e nos guia para a percepção de que, de todos os presentes que as pessoas dão umas às outras, os mais significativos e duradouros são o amor e a simplicidade.

O único problema desse livro é que ele é curto demais, e a escrita de Clarissa é sempre profunda e viciante!

Rosália 16/12/2020

Histórias passadas de geração em geração; histórias vividas entre amigos ou amores, criam vínculos extremamente significativos.

@jaquepoesia 26/01/2022

O Dom Da História - Uma fábula sobre o que é suficiente

📜Lembram daquela história sobre um pobre casal?
Em meio a miséria extrema deixada pela guerra, um casal apaixonado quer se presentear em uma data especial. Mas tendo tão pouco precisam abrir mão do que possuem para que possam se presentear. 💇‍♀️A moça vende seus lindos cabelos para comprar uma corrente para o relógio de seu amado. 🕐 Ele apaixonado vende seu relógio para que possa comprar para ela um pente para arrumar os longos cabelos.

Trecho: (...) Apenas pelo fato de você estar lendo minhas palavras, já estamos chegando à quinta geração da história sobre o rapaz e a moça que venderam o que tinham de valor para obter objetos que se tornaram inúteis, mas que fizeram com que eles voltassem à sua nota fundamental, o tesouro maior do seu amor um pelo outro.

📖A psicanalista e contadora de histórias Clarissa Pinkola Estés conseguiu com este pequeno livro de 39 páginas encaixar uma história dentro da outra, para falar sobre o que é de fato suficiente e sobre a importância de se contar histórias.
Histórias de dor podem curar, histórias de luta trazem esperança, histórias vão de geração em geração transformando o amargo em doce.

Por isso esse é um livro que motiva a cada um de nós a repassar nossas histórias adiante e transmitir ao máximo de pessoas os aprendizados que elas nos trouxeram.

Di ð 17/03/2023

Necessário
Uma pequena e rápida leitura, mas de grande poder reflexivo sobre nós, linda a maneira que a autora fala de ancestrais , amizade amor e o poder de passar as "velhas história" adiante a sabedoria dos nossos "antigos povos" da origem de cada um sendo cobrada de geração para geração.
Recomendo

Livia.Gabriela 14/09/2022

O que é suficiente?
Um livro curto, porém, trás o peso dessa indagação , nos levando a refletir sobre o que realmente importa.

Danny 17/04/2020

Livros bons são os que te fazem pensar e repensar....ele não tem tamanho certo e sim as palavras certas....
Ótimo livro, pequeno em seu tamanho, mas enorme em significação.

Ruth Diniz 19/06/2023

Livro com lições preciosas sobre o que realmente é suficiente. Me lembre de várias histórias da minha infância.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 05/01/2022

Nesse pequeno livreto, a dra. Clarissa Pinkola ressalta a importância das histórias na vida do ser humano. Por meio de uma história passada de pessoa para pessoa, de geração para geração, enxergamos o que realmente é suficiente.

E afinal, o que é suficiente? Suficiente é aquilo que nos inunda a alma, que nos traz tranquilidade e paz de espírito.

Leiam e contem histórias, sejam aquelas que vêm de tempos antigos, sejam aquelas que você ouviu de um conhecido ou presenciou o seu acontecimento, pois elas existem:

"Para ensinar, para corrigir erros, para iluminar, auxiliar a transformação, curar ferimentos, recriar a memória. Seu principal objetivo consiste em instruir e embelezar a vida da alma e do mundo."

Que busquemos aquilo que nos transforma em seres melhores, que busquemos aquilo que nos satisfaça e que nos cure seja lá do que for.

Audry Santos 15/02/2022

Lindíssimo
O que é essencial? Por meio de histórias diversas, a autora te faz refletir sobre isso. As histórias são ricas em fazer pensar.

Erica 06/11/2022

ao espírito e à alma
Um livro curtíssimo que conta histórias sobre o que é suficiente. Cita os contos de fadas em que os personagens trocam itens para depois descobrirem que foi um ato inútil... não é sobre se desistir ou desanimar, mas sobre ver, acima de tudo o que é material, aquilo que resiste em nosso espírito.

“por maiores que fossem os males da guerra, ela não havia conseguido apagar o sol” (p.20-21)
... o dom essencial da história tem dois aspectos: que no mínimo reste uma criatura que saiba contar a história e que, com esse relato, as forças maiores do amor, da misericórdia, da generosidade e da perseverança sejam continuamente invocadas a se fazer presentes no mundo (p. 9)
É preciso que se saliente também que muitos dos remédios, ou seja, histórias mais poderosas surgem em decorrência de um sofrimento terrível e irresistível de um grupo ou de um indivíduo. Pois a verdade é que grande parte da história deriva da aflição. Deles, nossa, minha, sua, de alguém que conhecemos, de alguém que não conhecemos e que está distante no tempo e no espaço. E, no entanto, por paradoxal que seja, essas mesmas histórias que brotam do sofrimento profundo podem fornecer as curas mais poderosas para os males passados, presentes e futuros. (p.10-11)

“Como os sonhos noturnos, as histórias costumam usar a linguagem simbólica, evitando, portanto, o ego e a persona, para chegar direto ao espírito e à alma que procuram ouvir as instruções ancestrais e universais ali embutidas. Em decorrência desse processo, as histórias podem ensinar, corrigir erros, aliviar o coração e a escuridão, proporcionar abrigo psíquico, auxiliar a transformação e curar ferimentos “ (p. 37)

Não existe um jeito certo ou errado de se contar uma história. Talvez você se esqueça do início, do meio ou do final. Mas um pouquinho de sol nascendo através de uma pequena janela também anima o coração. Por isso, adule os velhos resmungões para que contem suas melhores lembranças. Peça às criancinhas seus momentos mais felizes. Pergunte aos adolescentes os momentos mais assustadores das suas vidas. Dê a palavra aos velhos. Passe por toda a roda. Force os introvertidos. Pergunte a cada pessoa. Você vai ver. Todos serão aquecidos, sustentados pelo círculo de histórias que criarem juntos.
Embora nenhum de nós vá viver para sempre, as histórias conseguem. Enquanto restar uma criatura que saiba contar a história e enquanto, com o fato de ela ser repetida, os poderes maiores do amor , da misericórdia, da generosidade e da perseverança forem continuamente invocados a estar no mundo, eu lhes garanto que... será suficiente (p. 38-39)

Priscila 23/08/2012

Inspirador
Histórias dentro de histórias. Cada uma delas, buscando dentro de nós, tudo aquilo que somos e queremos ser.

Bibiana.Machado 22/01/2018

Da série: menos é mais
Um livro pequeno, leve, daqueles que você não espera o que tem por vir. Poucas páginas foram suficientes para fisgar meus olhos e, com histórias dentro de histórias, levaram-me a refletir o que é o suficiente na minha vida. Incrível como a fluência e a simplicidade podem ser tão potentes nesse livro. Definitivamente um livro de cura.

Poesia na Alma 25/03/2018

a cura pela palavra
Contar histórias é um ritual gravado no coletivo e assim, o coletivo mantem-se aquecido, fortalecido e eterno. O Dom da Histórias – Uma Fábula sobre o que é suficiente, Editora Rocco, diz isso e muito mais. Histórias são capazes de curar e reavivar.

“Na farmácia das centenas de histórias que ensinaram nas minhas duas famílias, a maioria delas não é usada como simples diversão. De acordo com a aplicação folclórica elas são, sim, concebidas e tratadas como um grande grupo de medicamentos de cura, cada um exigindo preparação espiritual e certos insights por parte tanto do curandeiro quanto do paciente. Essas histórias medicinais são tradicionalmente usadas de muitos modos diferentes. Para ensinar, para corrigir erros, para iluminar, auxiliar a transformação, curar ferimentos, recriar a memória. Seu principal objetivo consiste em instruir e embelezar a vida da alma e do mundo.”

saiba mais - http://www.poesianaalma.com.br/2018/03/resenha-o-dom-da-historia-e-cura-pela.html

site: http://www.poesianaalma.com.br/2018/03/resenha-o-dom-da-historia-e-cura-pela.html

Luna.Favarini 27/12/2023

?O Dom da História? é um livro sobre o poder do amor na simplicidade. Como Clarissa mesmo diz, é sobre como o amor pode triunfar sobre as perdas ao longo da vida. O livro também traz a contação de histórias como doação. ?As histórias podem ensinar, corrigir erros, aliviar o coração e a escuridão, proporcionar abrigo psíquico, auxiliar a transformação e curar ferimentos.? Dessa forma, quando contadas de geração em geração, as histórias mantém vivas as memórias de um povo ou de uma família e criam um vínculo definitivo entre seus membros.

Quel Spell 11/03/2020

O poder das histórias contadas
É um livro bem curto e fácil de ler. Clarissa demonstra como as histórias contadas várias e várias vezes por diferentes gerações e em diferentes épocas têm força e servem a múltiplos propósitos como ensinar, alertar, acalentar, nos dar força, etc. Ela usa de histórias dentro de histórias para responder à seguinte questão: o que é suficiente?