Ficções amazônicas

Ficções amazônicas Aparecida Vilaça...

Resenhas - Ficções amazônicas

Marcelo 27/12/2022

Único e cativante
O livro é composto por 11 contos bem únicos com temática indígena
Cada conto tem sua própria magia e realidade que se complementam e te prendem de maneira diferente. Te transportam para a floresta amazônica e te fazem olhar o mundo bem diferente do que estamos acostumados
Uma leitura boa, única e interessante!

Miguel689 20/01/2023

QUE LIVRO FODA
Cara, esse livro me traz um orgulho de ser brasileiro e dividir o país com histórias tão maravilhosas e povos tão interessantes e diferentes entre si.
A escrita é simplesmente incrível e os autores trazem um quentinho pro meu coração com cada palavra.
As histórias podem parecer ser sem pé nem cabeça de primeira, mas quando você vai lendo e vai se apaixonando tudo faz sentido.
As referências super atuais do livro são sensacionais. E ele reforça a importância de valorizar e lutar pelos povos que carregam esse país nas costas.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

Literatura experimental em busca de um pluriverso.
Um livro experimental muito necessário e inovador.

Suas propostas estão fincadas em trançar narrativas que tenham coerência etnográfica com as cosmologias indígenas amazônicas, a estrutura de seu pensamento e sistemas de verdades em outro plano metafísico, isso tendo sempre em contato em todas as histórias com o mundo do povo branco hegemônico e todas as faíscas conceituais que advém desses encontros.

Para quem não sabe, sou mestre e pesquisador nas áreas de etnolinguística e etnologia de povos indígenas. Especialmente no que tange ontoepistemologias, o que faz esse livre ter um lugar especial no meu coração.

Sendo franco, não chega perto de ser um clássico, ou uma das narrativas mais literariamente marcantes que li no ano, mas é um experimento de pesquisadorxs muito único, divertido, e necessário para aprendermos a lidar com as múltiplas cosmologias que coexistem, além de personagens intimistas e altamente curiosa.

Lições didáticas sobre perspectivismo, multinaturalismo, xamanismo, escatologia indígena e outros tópicos que vão me facilitar muito a vida para explicar tudo isso um dia para alunos.

Difícil seria não recomendar.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/02/2024

Ficções amazônicas é um livro de contos escritos por Aparecida Vilaça, uma antropóloga que estuda os povos indígenas da Amazônia, e seu filho Francisco Vilaça Gaspar, um químico que também se interessa pela cultura e pelo conhecimento dos povos originários. O livro foi publicado pela editora Todavia em 2022.

O livro reúne 16 histórias que exploram o imaginário, a cosmologia e a sabedoria dos povos indígenas, misturando realidade e ficção, humor e magia, passado e presente. Os contos são inspirados nas experiências dos autores com os Wari’, os Parakanã, os Matis, os Yanomami, os Pirahã, entre outros grupos, e também em suas próprias vivências familiares e profissionais. Os contos abordam temas como o nascimento, a morte, a antropofagia, a transformação, a cura, a guerra, o amor, a ciência, a arte e a política.

O livro é uma obra original e criativa, que mostra a diversidade, a riqueza e a complexidade da cultura indígena, e que também questiona os estereótipos, os preconceitos e as contradições que marcam a relação entre o Ocidente e o Oriente. O livro é uma homenagem aos povos indígenas, que são os verdadeiros protagonistas das histórias, e que nos ensinam sobre a natureza, a sociedade e a humanidade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556923062

Bruno Johnson 31/01/2023

Contos e histórias
Acadêmico e acadêmica, o autor e a autora usam seu conhecimento bastante profundo sobre a vida dos povos indígenas para desdobra histórias recheadas de magia e humor, constituindo uma obra original, na qual os personagens nos ensinam sobre a diversidade, a força e a beleza dos povos originários.

11/02/2024

Adorei a leitura. Experimentei várias sensações, que foram do choque ao prazer. Gosto muito de conhecer ou reconhecer personagens ou narrativas de culturas indígenas brasileiras.