Exu, quem sou!

Exu, quem sou! Romario Barbosa

Resenhas - Exu, quem sou!

Lorena 05/11/2023

"Exu, quem sou" visa desmistificar inúmeras crenças e colocar luz sobre esse Orixá e essa entidade tão mal interpretada por conta dos preconceitos dos seres humanos.

Exu é força, é justo, é guardião é protetor e é também mistério. Pois nem tudo ainda o homem possui capacidade para compreender. Exu faz cumprir as Leis Divina. Não as do homem. O julgamento dele é justo. O certo e o errado para ele se faz de acordo com a lei Universal e não da sociedade. Até porque, cada sociedade possui seu conjunto de leis que as regem. Já no início, o autor apresenta a concepção do que é Exu:

"Exu, quando é Orixá, desempenha o papel de mensageiro, sendo responsável pela conexão entre a terra e o mundo espiritual. Ele representa força, liderança, virilidade e proteção. [...] E quando nos referimos a Exu como uma entidade espiritual que incorpora em médiuns nos terreiros de candomblé, umbanda, quimbanda, macumba, centros espíritas e tantas outras religiões e cultos que utilizam a incorporação como forma de comunicação, o que podemos dizer? Podemos dizer que eles são protetores, aplicadores da lei, guardiões e verdadeiros e leais amigos do plano astral."

Exu, como entidade, apresenta uma energia mais próxima dos encarnados e, por isso, mais densa. No entanto, possui uma sabedoria que, enquanto encarnados, não temos como alcançar. Ele atua no campo físico e nos umbrais (zonas de sofrimento espiritual). Ele abre os caminhos de acordo com o merecimento. Não é "só pedir que ele dá". É preciso se esforçar. A fé cega não tem vez com Exu. Não adianta oferecer cachaça, cigarro entre outras oferendas (todas utilizadas como meio de energização e limpeza espiritual) para agrada-lo se não se colocar em movimento em prol daquilo que almeja alcançar. Dois exemplos de fácil compreensão: pedir um emprego para Exu mas não sair para entregar currículos e se candidatar para a vaga. Esperar em casa sentado não vai ajudar em nada. Pedir proteção contra a violência do mundo, mas se colocar em risco a todo momento.

Com o livro, o leitor irá compreender quem é Exu. E tem a oportunidade de livrar-se dos pensamentos pré concedidos que a sociedade fez ele acreditar. Exu não é o diabo. Isso é fruto do preconceito e do desconhecimento criado por outras crenças, essencialmente o catolicismo, ainda na época da escravidão, e disseminado ao longo dos anos.

Lorena Gonçalves
Andrielly.Alves 05/11/2023minha estante
Exu é dono da minha vida, dono dos meus caminhos Laroyê

Lorena 05/11/2023minha estante
Exu Mojubá! Que continue sendo e abrindo os seus caminhos.

Saturno0 15/10/2023

Quem é Exu?
Esse é definitivamente o melhor livro sobre Exu pra indicar pra quem tem medo! Exu é caminho, luz e guiamento. É melhor amigo, irmão, pai, guardião! De forma clara e direta, Exu tem todos os "ditados" direcionados a si explicados e desmistificados!