O Segredo da Flor de Ouro

O Segredo da Flor de Ouro Carl Gustav Jung...

Resenhas - O Segredo da Flor de Ouro

Murillo 15/01/2021

Cultura Oriental passando a espada no distúrbio Ocidental
Sou leitor de Jung há poucos anos, e adepto a sua metodologia, dei por conhecer-me nos processos alquímicos. A jornada de individuação conecta há todos nós. Óh grande UNO!

O Segredo da Flor de Ouro trata de um livro pequeno (149pgs) e poderoso, capaz de elevar a sua consciência(sing) e vida(ming), se for lido com respeito, luz e concentração.

Assuntos de abordagem teórica e prática são bem desenvolvidos, tanto por C.G JUNG como por R. WILHELM.
Jung amacia a leitura, explicando ao leitor as bases da psicologia chinesa da época. O objetivo de vivenciar o vazio e enxergar as ilusões, faz com que a ideia de "Inteligência" para nós, culto-europeus, seja reduzida a dores, neuroses, complexos, etc(...)
E depois meu amigo(a) é só conversa com O SÁBIO. Recomendo demais a leitura, compra sem medo. Na amazon paguei somente R$29,90, (WTF)

Separei dois trechos, um da primeira parte (JUNG) e o outro da segunda (WILHELM)

"Animais e plantas comportam-se como seres humanos, os seres humanos também são animais; deuses e espectros animam todas as coisas. O homem civilizado considera-se naturalmente bem acima destas coisas. No entanto, não raro, passa a vida inteira identificado com os pais, com seus afetos e preconceitos, culpando impudicamente os outros pelas coisas que não se dispõe a reconhecer em si mesmo. E guarda também um remanescente da inconsciência primitiva da não diferenciação entre sujeito e objeto. Por isso mesmo, é influenciado magicamente por inúmeros seres humanos, coisas e circunstâncias, isto é, sente-se assediado de modo irreversível por forças pertubadoras, muito apreciadas como as dos primitivos;"(pg59) (JUNG)

"Os pensamentos não se precipitam para fora, os pensamentos verdadeiros duram por si mesmos. Se os pensamentos são duradouros, a semente torna-se duradoura; se a semente é duradoura, a força torna-se duradoura; se a força é duradoura, o espírito torna-se duradouro. O espírito é o pensamento, o pensamento é o coração, o coração é o fogo, o fogo é o elixir." (pg 115)

Julia Manjko 03/05/2021

" Nosso caminho começa na nossa realidade ".
Essa foi uma leitura peculiar . Eu imagina que esse seria um livro parecido com os livros do Osho, bem fluido e claro , mas foi diferente ( o que , infelizmente , causou uma quebra de expectativa ) .
O livro possui ideias e pensamentos preciosos que tornam o livro muito interessante ( é muito importante fazer anotações para poder se lembrar depois ) . Porém em alguns momentos me senti um pouco deslocada da leitura , em alguns momentos ele se tornou um pouco arrastado .
No geral foi um ótimo livro com muitas lições necessárias e preciosas , porém não se tornou um favorito .

Luana.Paula 14/05/2020

Um livro de paradoxos
O livro trata dos opostos da filosofia oriental e da filosofia ocidental! Não é uma leitura muito aprofundada mas fala a respeito do Tao de Ching.

Rodrigo 19/06/2021

Brilhante
É legal como Jung trata o místico através do indivíduo, através do ?eu?, onde o inconsciente se transforma e molda a mente.
Leia.

Marcos Faria 02/10/2012

A edição de "O segredo da Flor de Ouro" (Vozes, 1983) com as notas de Richard Wilhelm e os comentários de Carl Gustav Jung mostram a psicologia analítica junguiana fazendo o que sabe de melhor: funcionar como ferramenta de crítica textual. O manuscrito chinês do século XVIII em si é praticamente ininteligível nas suas metáforas taoístas que não encontram referência para o leitor ocidental contemporâneo. Só faz sentido depois de depurado pelos conceitos do suíço, que teve a sacada genial de confrontar Lü Yen com os alquimistas europeus e mostrar que todos eles estavam falando dos mesmos processos psíquicos. E faz mais sentido ainda quando se percebe a imensa carga de preconceito presente na própria análise - por exemplo, na visão de um texto específico de determinados momento e local como retrato fiel de um "Oriente" homogêneo e idealizado, antítese de um "Ocidente" igualmente idealizado.

Publicado também no Almanaque - http://almanaque.wordpress.com/2012/10/02/meninos-eu-li-27/

Erick.Silva 15/10/2020

Psicologia e taoísmo
Interessantíssimo a relação entre o taoísmo e a psicologia que é colocada nesse livro, muito legal entender um pouco mais sobre a filosofia tão bela do taoísmo e ao mesmo tempo entender o impacto psicológico dela através das palavras de Jung.

Rebecca178 06/03/2024

Difícil de entender e impossível de pôr em prática
O livro começa bem, com os comentários do Jung, mas vai ficando complexo demais (pelo menos pra mim). E você até vai saber qual o segredo da flor de ouro, mas só pra ficar sabendo mesmo. Foram 140 páginas que pareceram 400.