Caminhando em Direção ao Céu

Caminhando em Direção ao Céu Elizabeth Prentiss

Resenhas - Caminhando para o céu

Por Rachel Paiva 08/11/2022

Qual a verdadeira jornada de um cristão na sua vida diária?
Caminhando para o Céu vai nos apresentar a história de Katherine Mortiner (Katy) desde sua adolescência rebelde e seus esforços nos primeiros passos para seguir os caminhos de Deus até sua comunhão e relacionamento íntimo com Ele na sua fase adulta.

Ler esse livro é um presente para qualquer leitor cristão! Percebemos durante a narrativa, que nos é apresentada como o diário de Katy, muitas verdades bíblicas a respeito da nossa vida cristã diária. É uma história que remete ao leitor o desafio de viver completamente na dependência e sob a vontade de Deus, além de encorajar a buscar um vida de comunhão com Ele e priorizar as coisas celestiais.

Nossa heroína em questão não é perfeita e suas imperfeições e segredos mais íntimos são mostradas ao leitor através do seu diário. Sofrimento e morte de alguns personagens também fazem parte do enredo da história.

A história é escrita dentro da cosmovisão cristã e tem teor completamente teológico. A vida espiritual dos personagens é o foco principal da história. Alguns trechos da narrativa são uma verdadeira aula de discipulado, com um conteúdo espiritual desafiador e encorajador.

Em Caminhando para o Céu, o leitor vai um encontrar um livro que transmite uma mensagem para firmar os nossos passos na fé cristã e alcançar a santificação através do amor infalível de Deus.

Recomendo a leitura! ?

Maina 15/08/2022

Apaixonada
Temos aqui uma boa aula de teologia em formato de ficção.

Embora tenha ficado receosa com o fato de ser em formato de diário, fui pega de surpresa com a profundidade do livro e como cada página clamava por outras enquanto eu lia.

Acompanhamos os relatos da vida de Katy, desde a rebelde adolescência, até sua vida como esposa e mãe. Encontramos nesses relatos, verdadeiras aulas teológicas, abordando assuntos como cosmovisão, vida cristã, perdão, redenção, dicotomia, deveres cristãos, casamento, vida comum no lar, romance, relacionamento, entrega, renúncia, oração, amor, dedicação, dúvidas, maternidade, feminilidade, Soberania e Providência de Deus, sofrimento, trabalho, piedade, e tantos outros, além, de claro, a santificação gradual na vida do crente que está a caminho do Céu, onde encontrará a santificação total e o término das dores e dos pecados.

Preciso relatar que, pessoalmente, me identifiquei muito com a personagem - inclusive na parte do casamento e maternidade - e os relatos e situações vividas por ela ainda são muito atuais, mesmo o livro se passando no século XIX. Me vi várias vezes na personagem, nos seu dilemas, nas suas dores e seu cansaço. E também me vi sendo confortada pelas mesmas palavras que ela escreveu como conforto.

Fui impactada de tal forma, que esse se tornou, ao lado de O Peregrino, minha ficção Cristã preferida.

Medica Leitora 03/11/2022

Que livro PRECIOSO! ????
Uma verdadeira preciosidade, uma obra cheia de ensinamentos!!!
Anotei e marquei taaaaaanta coisa?
??comecei a compreender o mistério que se aprende sob a cruz. E, por mais maravilhoso que seja, como é simples este mistério! Amar a Cristo e saber que o amo - isso é tudo!?

É um livro que encoraja a paciência, fidelidade, esperança e toda virtude ao mostrar como a confiança em Deus e a amorosa obediência à Sua santa vontade iluminarão as trajetórias mais escuras e poderá tornar a terra em céu!!!!!!

Super indico????

Madu 12/04/2023

Fonte de graça
Já tinha ouvido falar sobre esse livro, a fama dele, com certeza o precede. Ainda que tudo o que ouvi sobre ele tivesse sido positivo, demorei muito para lê-lo. A princípio tive um postura bem obstinada, não estava interessada em lê-lo.
Refletindo um pouco mais sobre o assunto, talvez eu tenha pressuposto que o livro seria maçante, e ainda que um romance, perdesse seu foco, por ter profundamente um aspecto espiritual arraigado. Nunca estive tão enganada!
Despretensiosamente, conversando com uma amiga, ela comentou que este livro estava na sua lista de leitura, e me passou uma outra perspectiva sobre seu enredo. Fiquei extremamente curiosa, e decidi, finalmente, lê-lo.
Bem... Depois dessa breve introdução sobre como entrei em contato com o livro. Falarei sobre ele, em si. Fiz questão de ser mais detalhada na resenha, pois esta obra se tornou um dos meus livros preferidos, definitivamente.
Nunca me senti tão representada por um personagem literário, como me senti pela Katy. E não é agradável ao meu ego reconhecer. Veja, quando somos apresentados a Katy, vemos uma menina extremamente infantil e superficial. Eu me vi nela, em diversas situações relatadas em seu diário. Não sei descrever inteiramente como me senti com isso - tenho refletido muito sobre minha dificuldade para encontrar palavras para sintetizar minhas emoções e pensamentos, é frustrante... meu consolo é saber que na Eternidade não haverá tal limitação.
Katy, relata em seu diário suas lutas, percepções da realidade, seus pecados e frustrações. É fascinante testemunhar o crescimento dela, ao longo da vida. O testemunho da mãe dela também foi incrível, exemplo de mulher virtuosa! Sua filha ao longo dos anos foi se tornando também uma mulher piedosa.
Os registros dela são sempre muito vividos e intenso. Nos momentos de alegria e gozo, a vida é bela e ela se encontra perfeitamente encantada com as maravilhas da criação, e crê que tal sensação será eterna. Igualmente, quando há aflição e choro, ela só enxerga desgosto e perversidade no mundo. Tudo sempre muito intenso, me faz lembrar de uma fala de Spurgeon; jovens, sua paixões são fortes e sua sabedoria é pequena, por isso orem continuamente - algo do tipo, não me lembro da citação na íntegra.
Os amores - não necessariamente, românticos, eram muito intensos. Esse é o ônus. O bônus, vem por meio de seus arrependimentos sinceros, e profundos. Quando ela era conduzida pelo Consolador a se arrepender, era uma entrega total e genuína. Desejo poder viver assim.
Com o passar dos anos, ela enfrentou diversas tribulações, muitas lutas e conflitos. Mas ela sempre buscou no fiel Amigo, auxílio para prosseguir. Foi sendo peneirada e provada, aos poucos a moderação e sobriedade foram sendo manifestas em sua vida.
Foi uma verdadeira inspiração. Eu me identifiquei, porque vi uma pecadora. Não foi uma personagem perfeita e irreal, mas alcançável e palpável com minha realidade caída. Ainda que falha, vi a redenção e santificação na vida dela. Me trouxe esperança, há misericórdia aos miseráveis e há consolo aos cansados. Tudo vindo do Trono da Graça.
Se tornou uma fonte de renovo para mim, muito mais do que um romance. Muito além!

"Esse livro é um tesouro para a sabedoria piedosa e feminina... Recomendo para toda mulher que quer andar com Deus, e homens também, que precisam entender melhor as esposas com quem vivem". -- Elisabeth Elliot

Polyane Cardoso 03/12/2023

Não funcionou pra mim
Foi uma leitura bem arrastada, difícil de terminar por achar tão chato kkk no começo ela é uma menina bem tola e egoísta, então um homem mais velho se apaixona por ela, ela fica toda enojada, aí do nada a menina se apaixona por ele de volta, eles se casam, ela como passe de mágica vira uma super cristã, e tem vários filhos, a vida dela é reclamar que tá cansada, ter um filho atrás do outro, as pessoas começam a morrer e ela o tempo todo falando de Deus... A ideia era boa mas achei bem mal escrito

Vanessaliteraria 15/12/2022

Caminhando em direção ao céu foi um grande desafio pra mim. Pois apesar de ser uma leitura que me trouxe bastante edificação, eu li devagar quase parando por ser tipo um diário e esse estilo não fazer muito meu gosto.
Em cada capítulo vemos conflitos que a Kate passa, e é impossível não se indentificar com eles! Voce fica lendo pensando ao mesmo tempo , caramba! Eu também pensava assim,ou nossa! Eu faço isso ou aquilo. Foi lindo acompanhar o amadurecimento espiritual da personagem que apesar de ser muito intensa sabia exatamente que seu eu precisava ser moldado por Cristo.

Maina 15/08/2022

Apaixonada
Temos aqui uma boa aula de teologia em formato de ficção.

Ludmila.Wendy 31/08/2022

Sem palavras!
Não tenho muito a dizer agora. Ainda estou maravilhada e digerindo os muitos aprendizados transmitidos nessas 300 páginas. Sem dúvidas, é o livro de ficção mais lindo que já li, junto com O Peregrino.

"Caminhando para o céu" é um tratado teológico em forma de romance. É maravilhoso ver a teologia sendo aplicada na vida dos personagens, de forma tão singela e bíblica. Com muita sabedoria, a autora conseguiu trabalhar a psicologia de todas as pessoas da história, de forma crível. Eu amei acompanhar o amadurecimento da Kate, me identifiquei com a personalidade do Ernest, me comovi com a mudança de coração do pai, desejei tomar um chá com o Dr. Cabot e receber seus ensinamentos... Ahhhhh, me apeguei a todos os personagens! (Menos o Charley kkk).

Esse é um livro para mulheres de todas as idades, casadas e solteiras, noivas ou viúvas. Não há como lê-lo e não ser abençoada.

Indico de todo meu coração!

_faabianac 22/01/2023

Uma leitura muito boa, escrita envolvente e com grandes ensinamentos a cerca da vida comum dos personagens principalmente a querida Katy.

Katy teve que lidar com seus pecados, que a mesma estava sempre preocupada em não cair e desagradar à Deus. Com as frustrações e principalmente a perda de muitas pessoas preciosas em sua vida. Cada relato percebemos o quanto ela foi transformada e que cresceu na graça e amor do Pai.
Durante a leitura à muitos relatos que se assemelham a minha vida, a sua vida, pessoas comuns e reais. O livro trás incríveis ensinamentos bíblicos sobre a importância do perdão, de passar pelo sofrimento, do amor, das renúncias, oração.

Fê_Sato 08/11/2022

A caminhada cristã no Ordinário.
O livro é escrito em forma de diário. Kathy começa a fazer seus registros aos 16 anos e segue até sua fase adulta.
Acompanhar o crescimento espiritual dela foi uma jornada linda. A autora descreveu tão bem as lutas do dia a dia, a briga contra o pecado e a alegria de permanecer ligado à Verdade.

Um livro que falou comigo do início ao fim.

Sarah 28/12/2022

Uma belíssima obra
O quanto esse livro me ajudou! Não consigo nem descrever. Me identifiquei demais com os problemas da Katy e ver a progressão espiritual dela foi lindo demais, a jornada para o céu. Um livro necessário. Recomendo a todos.

Jéssica 17/01/2023

O único defeito desse livro é que ele acaba, rs.

Eu me identifiquei muito com a Katy, porque também coleciono diários desde muito nova. É uma prática que me ajuda até hoje na minha caminhada cristã.

O livro é escrito em forma de diário, acompanhamos a vida inteira de Katy por meio dos seus escritos, desde a adolescência até sua vida adulta como esposa e mãe. Como me vi nos questionamentos dela, principalmente na adolescência, tentando caminhar com Cristo, caindo, levantando, mas sempre seguindo. Temos muitos aprendizados preciosos aqui, é uma verdadeira aula de teologia prática.

Com certeza lerei esse livro mais vezes.

May Novais 23/10/2022

Assim,fui esvaziada de vaso em vaso, até que aprendi que só
?é verdadeiramente feliz quem não tem mais escolha própria e permanece passivo nas mãos de Deus.

?Ele me conduziu, passo a passo, respondendo minhas orações à sua própria maneira; e não posso imaginar que um único ser humano duvide de que tem sido uma maneira perfeita. Amo e adoro isso do jeito que é.?

Karina.Marinho 30/03/2024

Tocante!
Recomendo demais! Apesar de ser um livro de ficção, nos traz importantes lições espirituais.

O que mais me marcou é como devemos ser gratos a Deus pela saúde. Tantas vezes somos preguiçosos em nossos deveres, queremos nos poupar a todo custo. Mas estar diante de doenças incapacitantes, como a personagem passou em alguns períodos, nos faz ver a benção de ter saúde para servir a Deus e ao próximo.

Analu 17/01/2023

Aprender de Cristo, isso é viver!
Não posso dizer que este livro arrebatou o meu coração e me fez ansiar por ler cada vez mais. Admito que o formato dele não me agrada, talvez necessite de uma revisão textual (a versão kindle me parece um grande rascunho) e seja extremamente corrido. Me perdi várias vezes e me senti roubada em certas cenas importantes que não tiveram descrição alguma. Alguns saltos temporais foram UAU. ONDE ESTOU? QUEM SOU? e caramba o final da história tava pior que funeral, quase morri do coração quando começou a ir embora personagem por personagem, socorro????

Por outro lado, a Katy é uma personagem que me cativou bastante por toda a sua transparência em falar dos próprios anseios, pecados e processo de amadurecimento na fé, desejo trilhar um caminho tão bonito assim, vendo como é precioso viver o ordinário na presença de Deus, apesar dos desafios. De vez em quando, o tom da narrativa chega a ser cômico de tão dramático e eu adorei, admito. Também fui conquistada pelo Ernest e sua personalidade fleumática de ser, além de ter me emocionado com a história de seu pai, que teve uma bela trajetória no livro.

Preciso mencionar as pérolas de sabedoria da mãe da Katy, bem como da Sra. Campbell e do Dr. Cabot, que foram facilmente meus personagens preferidos. Amei ver a evolução de cada um em sua peregrinação, tantos testemunhos lindos! Toda a parte cristã do livro foi impecável, apesar de eu ter sentido que, em alguns trechos, tanta teologia de uma só vez acabou sendo cansativa. Em suma, é um bom livro, mas não se tornou um favorito pelos motivos citados lá no começo, acho que eu não faria uma releitura, pelo menos não agora.