Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo

Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo Fernando Couto de Magalhães

Resenhas - Instituto Hawkins

Nunes Solimani Teixeira 23/06/2022

Não conseguia parar de ler
O livro é super interessante!!! A história é rica em detalhes históricos e pré-históricos. A leitura é agradável e cheia de surpresas!!! Excelente para leigos no assunto ou para amantes de paleontologia!!! A mistura entre a ficção científica e o suspense fizeram com que eu não conseguisse parar de ler. Parabéns ao autor!!! Gostei demais!!!
Fernando 10/08/2022minha estante
Fico muito feliz mesmo com a avaliação!

Maria 25/01/2023minha estante
Patrícia, me interessei pelo livre mas tenho receio que por não ter nenhum conhecimento no assunto, apenas curiosidade, gostaria de saber de você se a leitura seria interessante da mesma forma. Grata! ?

Fernando 25/01/2023minha estante
Maria, peço licença para eu mesmo responder a sua dúvida. Escrevi este livro pensando justamente nas pessoas que não tem conhecimentos prévios sobre o assunto. Não se preocupe! Apesar de ter sim questões científicas mais técnicas, o livro busca guiar o leitor de maneira bem leve pelos temas! Espero que goste e agradeço de coração pelo seu interesse!

Maria 28/01/2023minha estante
Opa!!! Então partiu explorar novos mundos! Muitíssimo obrigada! Depois eu registro como foi! ?

Fernando 28/01/2023minha estante
Desejo uma ótima aventura Maria e espero que goste!

Ficarei feliz com o seu feedback!

Grande abraço!

Filósofo dos Livros 14/08/2023minha estante
Muito bom!

Francislaine Costa e Silva 08/08/2023

Instituto Hawkins e as anomalias do tempo, escrito pelo Fernando Couto Magalhães.
É uma obra envolvendo, com capítulos curtinhos e fluídos, que prende o leitor do começo ao fim.
Livro com personagens com personalidade marcantes.
O livro vai contar a história de portais, que dá a possibilidade de voltar ao passado e se deparar com criaturas incríveis: dinossauros, tubarão megalodon, animais gigantes, homens das cavernas etc
Um livro que tem grande potencial em virar um filme😳

Tem resenha no meu canal do Youtube, onde falo mais afundo sobre o livro.
Fernando 16/08/2023minha estante
Fico muito feliz que você gostou, muito obrigado

Tathi (@Doidosporserieselivros) 27/04/2023

Olá queridos amigos leitores! Sabem quando a gente lê uma obra e simplesmente é literalmente é transportada pra outro universo? É assim que estou com minha última leitura finalizada o incrível Instituto Hawkins E as Anomalias do Tempo, uma super indicação da @esomaisumcapitulo

?? ?A ciência é uma grande ferramenta para se construir a paz.?

Neste livro acompanhamos a descoberta do corpo de um Neandertal, o homem está em perfeito estado, como se tivesse morrido ontem, o que na verdade aconteceu!
Dr Hawkins chama os melhores profissionais, que em completo sigilo terão que descobrir como aquele corpo foi parar lá.
Mas enquanto eles investigam, mais criaturas surgem ao redor do mundo, em locais específicos, fazendo com que a equipe tenha que descobrir como impedir todo esse caos.

?? ?Dr. Hawkins saiu de mais um transe. O cubo deixou a sua forma expandida e voltou à forma original. O velho cientista já estava ficando cansado, pois não tinha mais disposição, física ou mental, para essas viagens?

A primeira coisa que tenho a dizer sobre essa obra é : Não tenham medo de ler! Não temos aqui uma obra de ficção científica com termos difíceis e explicações grandiosas em que nos sentimos perdidos, pelo contrário escrita é tão fluída e levada de maneira leve, que nos sentimos vendo um filme, um daqueles cheios de ação, com um mistério a desvendar, e revelações que você não consegue prever.

Uma das coisas que gostei bastante na trama é que apesar de se passar em vários países, o autor trouxe dois personagens brasileiros como especialistas, lembrando para os leitores que também temos profissionais entre os melhores do mundo.

Falando nos brasileiros, minha personagem favorita foi a maravilhosa Marjory, uma mulher cheia de garra, mais competência que juízo, e que eu espero que também apareça no volume 2 que deve ser lançado esse ano.

O livro é também um grande aprendizado sobre o período dos dinossauros e homens Neandertais.

Instituto Hawkins e as anomalias do tempo é disparado um dos melhores livros que li esse ano, e com certeza ficará por muito tempo na minha mente.

Com certeza serei uma das primeiras pessoas a ler a continuação pois já estou na fila de espera!

O livro de Fernando Couto de Magalhães está disponível em formato físico e digital.
Fernando 27/04/2023minha estante
Fico muito contente com a sua resenha e agradeço de coração pelas palavras carinhosas!

Beatriz 26/04/2023

Fantástico!!!
Ouvi o audibook e ameeei! Agora quero comprar o livro!
Não precisa entender sobre paleontologia ou antropologia pra se sentir dentro da história, que é leve e muito surpreendente!
Em vários trechos é possível associar a nossa realidade ao o que acontece no livro.
E o mais importante, é uma história de uma qualidade incrível feita por um autor nacional, que prazer ver algo assim ??
Fernando 26/04/2023minha estante
Agradeço de coração pela avaliação. Fico muito feliz! ??

Rita 21/04/2023

Precisamos do segundo livro com urgência!!!
Eu posso dar mais que cinco estrelas no livro? ??
Quando o Fernando me contou que sua obra era uma mistura entre Jurassic Park e Jumanji, confesso que fiquei super empolgada para iniciar a leitura. O que eu não esperava era que eu me viciaria nela!
Essa foi uma história que me prendeu do início ao fim: leve e prazerosa, me senti parte da viagem no tempo, junto com os Neandertais e os dinossauros, explorando o inimaginável!
O autor uniu, em um único livro, temas voltados à Paleontologia, Arqueologia, Antropologia e História, tudo isso em meio à ficção científica, com uma pitada de romance, aventura e muitos mistérios!
Obrigada, Fernando, pelo presente que ganhei ao me tornar a sua parceira.
Agora, a pergunta que não quer calar: Quando terá a parte dois? rs
Cinco estrelas e favoritado! Espero que todos tenham a oportunidade de ler e embarcar nesta incrível aventura! Até porque, quem nunca desejou voltar no tempo para reviver um momento ou verificar as inúmeras possibilidades que o universo nos oferece, não é mesmo!?
Fernando 21/04/2023minha estante
Que maravilha Rita, fico muito contente que tenha gostado! Me diverti com as suas postagens!

David 28/11/2023

Uma obra grande brasileira de ficção cientifica
Só para começar, para mim, esse livro é tecnicamente muito bem escrito. A trama escala muito bem, mesmo mexendo com viagem no tempo (e outras coisas), a loucura vai progredindo de forma bem legal e interessante, sem ser forçado.

Além disso os personagens são bem divertidos e diversos, e os que são cientistas são incrivelmente bem escritos, inteligentes e (algo que não vemos toda hora) responsáveis. Cara, como é legal ver um personagem que é cientistas se preocupando até com a transmissão de doenças nas situações em que eles estavam, um detalhe pequeno, mas que mostra um nível de detalhe e de comprometimento do autor com a representação desses profissionais e com as teorias que ele explora.

O livro também é bem divertido, bem leve, mas que ainda consegue trazer explicações mais detalhadas e em alguns momentos me lembrou a escrita do Michael Crichton (não só pelos dinossauros kkkk), que é um dos meus autores preferidos.

Muito curioso para ver os próximos trabalhos do Fernando.
Fernando 29/11/2023minha estante
Fico muito contente com a sua resenha, que bom que gostou. O Instituto tem o simples e puro objetivo de divertir os leitores com uma história leve, misteriosa e otimista.

Em breve teremos a sequência ?

Caso tenha interesse, o meu livro GRANDE HOTEL BRASIL também está disponível no Kindle Unlimited ou 34 reais o livro físico no Black Friday da editora.

Grande abraço!

rookvalente 17/09/2023

Fantástico em cada página
O autor sabe do que fala, tem domínio mesmo e traz isso com um enredo envolvente e personagens cativantes.

Eita! Estou falando de paleontologia, não de viagens no tempo!

Mas será que...
Fernando 17/09/2023minha estante
Que alegria acordar no domingo e me deparar com um comentário desses. Agradeço pelo carinho e fico feliz que tenha gostado!

Christiane 22/06/2023

Uma super aventura sci-fi!!!

Nessa história acompanhamos um grupo de pesquisadores/cientistas que tentam desvendar um grande mistério: o aparecimento de criaturas do passado. Dinossauros e até um homem Neandertal aparecem em diferentes partes do mundo. O Dr. Hawkins recruta os melhores em suas áreas para descobrir a causa de tudo isso.

Com capítulos curtos, o início da história pode parecer lento, mas é só a preparação para algo realmente impressionante. Com vários elementos da ficção científica (que não posso contar, senão dou spoiler), Fernando nos apresenta uma história com muito embasamento real sobre paleontologia.

Com personagens cativantes (adorei a energia da Marjory), vamos acompanhando cada desenrolar dessa história e claro torcendo por todos eles. E que final!!! Realmente me surpreendeu!

Então fica aqui minha forte recomendação para que você também leia Instituto Hawkins!

site: https://www.instagram.com/p/Ctv_rUDO2n7/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Fernando 16/08/2023minha estante
Fico muito feliz com a resenha, muito obrigado

pri_resenhas 08/10/2023

Perfeição é a palavra que define este livro
Eu amei demais este livro, inteligente, criativo, maravilhoso.
E termina daquele jeito gente???? Tem que ter continuação???
Esse livro merece virar filme com direito e ser exibido no mundo todo.
Eu amei demais demais me surpreendeu demais
Fernando 09/10/2023minha estante
Fico muito feliz!

pri_resenhas 09/10/2023minha estante
Eu fiquei muito feliz também com essa leitura ??

@ysalemos 12/06/2023

Me senti em um Jurassic Park diferente!

Em poucas palavras, seres extintos há séculos passam a aparecer em todo o mundo. Em poucos dias, a segurança de humanos e da própria natureza atual está em risco. Assim, o leitor é levado a acompanhar Hawkins e um grupo de cientistas em busca da verdade.

Posso ser sincera? Não achei que ia curtir tanto a leitura. Até a metade do livro achei a história legal, mas não conseguia ver algo que pudesse ser surpreendente. Bem, engano meu. Fernando soube trazer pontos de virada na história em momentos chave.

Diferente do que se possa imaginar, o livro é regado de muita ficção científica, com explicações lógicas e que se encaixam muito bem no fim.

Os personagens são cativantes e você facilmente se vê apegado a uns e odiando outros.

O final do livro me deixou arrepiada e com lágrimas nos olhos, pedindo uma continuação para ontem.

Parabéns pelo livro excepcional, Fernando!

site: https://www.instagram.com/ysalemos
Fernando 13/06/2023minha estante
Muito obrigado pelo carinho mas palavras! Fico muito feliz que tenha gostado!

CrAnicas.CretAceo 14/07/2022

Ficção brasileira de qualidade
Foi um enorme prazer ler o livro de estreia do Fernando Magalhães no mundo da ficção científica! É sempre bom ver novos autores se aventurando por esse universo, cada um com sua cultura, linguagem e ideias. A lente que o Fernando usa para vislumbrar o universo (ou devo dizer "os universos"?) nos dá uma perspectiva singular sobre nossa existência. No entanto, o que mais me tocou na narrativa de "Instituto Hawkins e as anomalis do tempo" foi a visão otimista da humanidade. Num tempo em que a ficção científica (como consequência da própria realidade) se volta para olhares cada vez mais sombrios, é sempre bom ler algo que vai na contramão. Parabéns, Fernando! Espero que o trabalho frutifique em sequências ainda mais empolgantes!
Fernando 10/08/2022minha estante
Que alegria de avaliação. Fico muito muito contente! Obrigado!

Fabricio.SantAna 24/07/2022

Adorei a leitura desse livro. É uma ficção científica interessante e inteligente. Os personagens nos prendem a atenção e são desenvolvidos sem pressa. Além de tudo isso o fato de muito da história se passar no Brasil torna ainda mais interessante.
Fernando 10/08/2022minha estante
Obrigado Fabrício, fico muito contente com a sua avaliação. Fez o meu dia rs grande abraço!

Filósofo dos Livros 11/08/2023

MERGULHANDO NA ESSÊNCIA HUMANA: "INSTITUTO HAWKINS E AS ANOMALIAS DO TEMPO"
Olá, Amigos Filósofos Literários!!!

Livros são peças fascinantes que compõem o repertório da Sabedoria Humana. Cada uma dessas peças possui o poder de transformar os seres humanos. Nem sempre a transformação consiste em uma mudança radical. Às vezes, o ato de transformar é aceitar a si mesmo do jeito que somos. Permanecer na mesma forma pode não parecer grandioso, mas o ato de nos aceitarmos, a partir do momento em que reconhecemos que estamos no caminho certo, mesmo que esse caminho seja doloroso, demonstra uma ação de autenticidade e coragem.

Toda leitura de uma obra traz consigo contextos únicos. Alguns desses contextos são profundamente enraizados na realidade, enquanto outros flertam com o reino da fantasia. No entanto, independente do contexto, os livros têm o poder de reverberar em nossa realidade, mesmo que isso não seja imediatamente evidente. Recentemente, concluí a leitura de “Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo”, uma obra escrita por @eufernandocouto e publicada pela @selodialeticaliteraria. Essa obra é um exemplo eloquente de como a literatura pode mesclar elementos da realidade e da fantasia.

Nas páginas deste livro, os personagens são transportados para encontros com seres do passado, há muito tempo extintos: homens das cavernas, dinossauros e insetos gigantes. Esses encontros se tornam possíveis graças a portais temporais que conectam o presente ao passado. A razão subjacente para a abertura desses portais permanece um mistério intrigante a ser desvendado. Nessa busca pela solução, somos levados a vivenciar emocionantes aventuras, desde habitar uma comunidade de homens neandertais até escapar de dinossauros ferozes e contemplar insetos gigantes em todo o seu esplendor. A habilidade do autor em pintar essas cenas é nada menos que impressionante, evocando uma gama de emoções intensas em nós, leitores.

Entretanto, além das emocionantes aventuras, um pano de fundo de ganância humana se desenvolve à medida que diferentes facções disputam o acesso aos portais temporais. Essa disputa nos leva a descobrir os verdadeiros motivos por trás da importância desses portais. O livro nos revela que os portais não são apenas curiosidades científicas; eles têm um papel crucial em algo maior e mais complexo.

À medida que embarcamos nessa jornada de leitura, fica claro o quanto essa obra é fascinante. Ela vai além do mero entretenimento, nos conduzindo a reflexões profundas sobre a natureza da humanidade, nossas motivações e os impactos das nossas ações. "Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo" nos ensina que a aceitação de quem somos e a coragem de enfrentar nossos caminhos, mesmo quando são desafiadores, são atos de grande significado. Nós somos convidados a considerar as complexas interações entre o conhecimento científico, a ganância humana e a responsabilidade que acompanha nossas descobertas.

Portanto, caros amigos, não subestimem o poder desta obra. Ela não apenas nos envolve em uma narrativa empolgante, mas também nos desafia a olhar para nós mesmos e para o mundo ao nosso redor de maneira mais profunda. A leitura de "Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo" pode nos fazer refletir sobre a nossa própria jornada, nossas escolhas e o impacto que causamos. Convido todos vocês a embarcarem nessa jornada literária, pois as páginas deste livro guardam não apenas aventuras eletrizantes, mas também valiosas lições para a nossa própria jornada pela vida.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/
Fernando 16/08/2023minha estante
Fico muito contente amigo, obrigado!

Ana Dido 29/08/2023

Excelente!
Encontrei este livro por acaso navegando pelo Skoob e me interessei grandemente pela premissa.
A história se desenvolve em torno do paleoantropólogo Charles Capucci, que se vê metido em uma grande aventura científica junto com outros pesquisadores para desvendarem os mistérios de estranhos portais do tempo, os quais estão trazendo muitas criaturas pré-históricas para o presente.
No entanto, não irei me ater a descrições de enredo aqui. Gostaria de comentar sobre outros pontos.
1º A forma como o Fernando escreve é bem direta, leve e divertida. Gostei disso, porque, assim, a história flui bem. Sem contar que, como tem alguns termos científicos e até explicações científicas no texto, isso facilita para os leigos.
2º Eu simplesmente adoro quando os autores trazem informações e curiosidades no texto. Eu havia comentado isso no meu histórico de leitura e vou colocar aqui de novo: "Descrição da história de Scudder e Agassiz: adoro esse tipo de inserção no texto, ajuda a construir a personalidade e motivações do personagem, sem contar que enriquece a obra com informações interessantes".
3º Fica óbvio que o autor se inspira muito em Crichton, Doyle, Wells e Verne, e isso é um ponto positivo GIGANTE pra mim, pois amo esses autores! Eu realmente tive um sentimento de familiaridade com Jurassic Park, Mundo Perdido (do Doyle) e Viagem ao Centro da Terra quando li o "Instituto". Isso fica ainda melhor quando percebemos que é uma história nacional, dando palco para nossa cultura, paisagem e ciência tupiniquins. O Brasil é uma terra que dá muito conteúdo pra se escrever diversas histórias de ficção científica.
4º Desculpa, Charles, mas a rainha dessa história é a Marjory.
5º Fernando também tocou num assunto interessantíssimo que é a questão da exploração mineral, a qual, seguindo a história do livro, traria uma catástrofe ambiental sem precedentes. Como engenheira ambiental, acho muito legal trazer esse assunto para pessoas de outras áreas, para que elas possam pensar a respeito das explorações predatórias atualmente e sobre os impactos que trazem pra o meio ambiente e, consequentemente, pra nós também.
6º Ultimamente, não está faltando livros de ficção científica com a paleontologia brasileira de fundo. Fiquei muito feliz por ter lido algo fazendo referência à antropologia, uma área que eu ainda não tinha visto livros nacionais (de ficção) abordar... E se alguém tiver mais indicações, por favor, deixe aqui embaixo como comentário.
7º Falando sobre ficção científica nacional, um dos meus livros favoritos é "Realidade Oculta", do Tito Aureliano. Ficção na área de paleontologia, mas também sobre viagem no tempo. O "Instituto" me lembrou este livro também.
8º O que foi aquele final? Preciso de uma continuação urgente. E preciso de um livro só sobre o Hawkins e a Valentina rsrs.

Acho que o único ponto que eu acho que poderia ter sido melhor trabalhado foi a história da Victoria Green. Ela como vilã não me cativou tanto, queria que ela tivesse uma motivação mais forte, sei lá. Reconheço a importância dela pra história, odiei ela até o fim, mas queria um desenvolvimento maior em relação a ela rsrsrs.

No mais, é uma ficção científica nacional de qualidade e recomendo muitíssimo sua leitura!
Fernando 30/08/2023minha estante
Agradeço imensamente pelo carinho. Muito obrigado! Fico feliz que você gostou da leitura!

analimajp 29/08/2023

Dinos e viagem no tempo!
Quem me acompanha sabe, o quanto curto viagens no tempo. E aí o Fernando pega dinossauros, um neandertal, personagens cativantes, uma trama envolvente e me tasca viagem no tempo nessa mistura. Não tinha como dar errado.

É notável o trabalho de pesquisa incrível que o autor fez para essa obra. NADA fica sem explicação ou te deixa em dúvida em algum momento. Todos os pontos abordados por ele trazem embasamento para que não fique dúvidas.

O início é bem mais lento e isso não me incomoda, adoro quando o autor cria uma boa estrutura para o desenvolvimento da história. E de repente, tudo fica frenético demais. Não tem coração que aguente. ?

Esse livro é um prato cheio para quem ama ficção científica e filmes como Jurassic Park e Jumanji.