Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

BJekyll0 28/11/2023

"Acredite em mim: a vida tem razão, seja como for."
Cartas a um jovem poeta vai além de um livro de correspondências. Ao mesmo tempo que é destinado a Franz Xavier Kappus, parece ser destinado para todos que são assolados pela depressão e pelo sentimento de vazio e solidão.
Aqui nós vemos Rilke de forma verdadeira. Falando abertamente sobre dores, medos. Vemos um Rilke empático e solidário.
As últimas cartas que tratam da tristeza, da depressão pareceram não só direcionadas a Kappus, mas para uma simples leitora como eu.

Jotinha 10/11/2023

Cartas a um jovem poeta , me prendeu do início ao fim
Meu anseio por mais obras do rainer começa hoje

Eduarda96 29/03/2023

Todo mundo deve ler um dia!
Um livro maravilhoso, fala tanto sobre arte, amor, e principalmente a solidão, um dos pontos principais do livro (e na minha opinião o melhor), é sobre a solidão, a maneira de encarar ela como algo a ser vivido pelo ser humano, como ela é bela e ao mesmo tempo tão perigosa, mas chega a ser fascinante! Todos devem ler, e depois de anos reler esse livro, e sempre que possível reler alguns trechos, essas obras trazem tanto ensinamento pra nossa alma, é inimaginável! Sobre essa edição, não poderia escolher outra melhor, o fato de conter as cartas do Rilke e do Kappus traz uma sensação de curiosidade pela resposta, e até mesmo aprendizado sobre as dúvidas do Kappus e os conselhos do Rilke. Ótimo livro, indispensável para a alma!

anaju 13/07/2023

Esse livro reúne todas as cartas do jovem aspirante a escritor Franz Kappus à o poeta que tanto admira, Rilke.
os dois escrevem com tanta paixão que dá vontade de chorar. rilke tem conselhos valiosos para os questionamentos de kappus, e este o considera refúgio de sua solidão, tema que é bastante recorrente nas cartas. é incrível ver como a relação dos dois é construída, e do amadurecimento e percepções de via do kappus.
não posso deixar de citar as vezes em que kappus cita ter estado em viena, e como esse livro é a essência todinha de Vienna, do Billy Joel. fiquei pensando nessa música o livro todo

Bruna Costa 09/07/2023

Um dicionário de bons conselhos
Um livro pra ter sempre a mão quando as perturbações da vida aparecem e se precisa de um bom conselho. As cartas em resposta ao jovem poeta são cheias de sábias que confortam o coração não no sentido de passar a mensagem de que as coisas são fáceis e tudo vai ficar bem, mas no sentido de dizer que existem alternativas e que os meios estão todos à disposição.

Yasmim 08/06/2023

Legalzinho
Não posso dizer que amei esse livro, pois não sei se posso considerá-lo um. Uma coletânea de cartas trocadas por dois escritos elogiando e apoiando o trabalho um do outro.

A edição foi boa, tem informações que me fizeram parar para pesquisar e analisar tudo.

Esperava um pouco mais pela forma que me foi vendido, vindo de um amigo fã da obra, mas não foi de todo mal. Algo interessante que acho que todos deveriam ler em algum momento.