Sob os tempos do equinócio

Sob os tempos do equinócio Eduardo Góes Neves

Resenhas - Sob os tempos do equinócio

Luiz Santiago 12/10/2023

Tema fantástico, investigação cansativa
O tema aqui é absurdo de bom. O professor Eduardo Goes Neves é incrível, e tem grande cuidado na apuração das evidências. Mas cara, literatura acadêmica de arqueologia é cansativo demais, pqp!!!

[Plano Crítico]
planocritico.com

Fernando 04/04/2023

Vale muito!
Um retrato muito bem construído da arqueologia da AmaZônia. A UBU surpreende muito com essas obras, este livro convera um pouquinho com outro publicado pela editora, VoZes Vegetais. Saio da leitura entendendo melhor algumas coisas da minha região, amaZônia central. Fiquei muito animado lendo!

Andre 04/11/2023

8 mil anos de história
Ainda há, conforme diz o próprio autor, uma série de gargalos e novas hipóteses que ajudem a compreender a história dos povos amazônicos.
No entanto, em esforço bastante sensato, o autor faz uma ótima revisão do conhecimento acumulado, apontando caminhos interessantes e quebrando uma série de paradigmas que, por uma várias questões, estão bem estabelecidos e entranhados na ciência, apesar de seus erros conceituais.
A leitura não é tão simples, apesar do esforço do autor em torná-la palatável para os leigos, mas se você é apenas um curioso no tema, talvez não seja tão fácil. Mas vale a pena a leitura, especialmente pelas conclusões feitas pelo autor!

Gabi 09/06/2023

O futuro está no passado
Apesar do caráter acadêmico, a leitura é fluida e cativante. A maneira como o autor constrói as evidências para a conclusão de sua tese é muito didática e clara. Uma crítica importante é que, na minha opinião, figuras coloridas enriqueceriam muito a leitura. Mas tudo bem!
O último capítulo, em particular, é de uma clareza absoluta, e deveria estar nas leituras escolares e na mesa de cabeceira de todos os que acreditam e querem um futuro melhor.

alex 12/01/2024

Sob os tempos do equinócio - oito mil anos de história na...
...Amazônia Central, de Eduardo Góes Neves (2022)

Um livro que toma a arqueologia como base, escrito para um público não especializado, e com foco na Amazônia Central.

Como sou bastante ignorante no tema, tive dificuldade para entender várias passagens.

Ainda assim, foi uma leitura interessante, já que apresenta algumas teses mais refrescantes sobre a história da região amazônica (afastando eventual ideia de atraso no desenvolvimento ou ausência de sofisticação social, afinal, o ponto de partida de estudos da região talvez devesse se mover "da escassez, para a abundância").