A Metafísica Oriental

A Metafísica Oriental René Guénon

Resenhas - A Metafísica Oriental

caio.lobo. 05/11/2022

Um início para o estudo guenoniano
O Ocidente precisa ser salvo, mas salvo de si mesmo. Guénon faz um ataque construtivo fundamental à modernidade ocidental, e o socorro deve ser urgente. Somente o Oriente tem o poder de restauração, pois o Ocidente tomou a via cientificista e materialista, enquanto o Oriente manteve a interioridade e metafísica, mas a metafísica não como compreendemos como um estudo do ser, mas a metafísica oriental vai além, é o conhecimento do Absoluto. O Ocidente buscou as coisas efêmeras e transitórias, apesar de até a Idade Média buscar o imutável, mas perdeu o seu centro e passou a orbitar cada vez mais distante. Hoje este movimento caminha para a dissolução, pois o ser humano buscando a sua individualidade em realidade a perdeu e se massifica em um amontoado amorfo, enquanto no Oriente o indivíduo já sabia quem ele era, muitas vezes até antes de nascer, ou se descobria durante a vida.

Este pequeno livro é um resumo sintético de uma gigantesca obra que pode nos ajudar a reencontrar o nosso centro, o local sagrado do Si Mesmo que habita no centro, ou na linguagem tradicional, no coração.