As Bruxas de Bass Rock

As Bruxas de Bass Rock Evie Wyld

Resenhas - As Bruxas de Bass Rock

Ingrid145 10/03/2024

Um quebra cabeça
Foi muito interessante ler este romance logo após a leitura do livro da Xin Ran.

Por um lado, li sobre o drama real que afeta (afetava?) as mulheres chinesas. Por outro lado, li sobre a violência ficcional que poderia ser (e infelizmente é) real.

"As Bruxas de Bass Rock" conta a história de três gerações de mulheres que, como as bruxas, são perseguidas por homens violentos.

O livro traz um recurso narrativo interessante, pois intercala os capítulos de cada personagem com histórias aleatórias de violência contra a mulher.

A história não é tão pesada quanto a de "As boas mulheres da China", já que a autora Evie Wyld mistura mistério e humor com as histórias dramáticas.

Achei a leitura muito interessante porque o livro se assemelha a um quebra cabeça. Os capítulos se intercalam no esquema  I ? II ? III ? II ? I e o recurso das histórias aleatórias  (vinhetas, segundo a Wikipédia) são intrigantes.

Recomendo a leitura para quem topa refletir sobre a condição da mulher na história e na sociedade atual.

Estrelinhas: ????

Ig: @gatoselivros23

??

Zaz 08/02/2024

Muita gente nao gostou desse livro por acharem que nao aborda bruxas de verdade. Mas no meu ver essas pessoas so se sentiram frustadas e enganadas por ou não ter interpretado bem a sinope ou por ter ido apenas pela capa (que é linda) e comprado pra ler.

Ele é bonito, mas é forte demais e demorei muito pra terminar pq tive que parar varias vezes pra conseguir tankar a dimensão do que a autora tava querendo passar.

Leiam a sinopse galera, e lembrem que n é pq uma mulher em 1700 foi acusada de bruxaria que ela era bruxa. Nunca era

Julieper Lee 03/02/2024

Confuso
Eu gostei de acompanhar as 3 histórias, também gostei de acompanhar a ligação entre elas. Mas, fiquei perdida com o final da mulher com a criança e não soube quem era
Annie - @queriaseralice 18/02/2024minha estante
A mulher com a criança era a mulher encontrada dentro da mala no começo do livro, lembra? Que a Bernadette e as filhas viram na praia. A Viv menciona em algum momento sobre ter encontrado um corpo quando era criança, no início do livro quando tem essa cena falam das unhas vermelhas e da mala, no final é destacada a questão da mala e das unhas vermelhas.

MelQuezado 29/01/2024

Para ser bem sincera, me interessei pelo livro por conta do título e da capa linda. Esse foi meu primeiro contato com Envie Wyld, mesmo tendo o outro livro dela da DarkSide. Iniciei a leitura com muita espectativa. Primeiro: de bruxa, o livro não tem nada ( não do jeito que você está pensando). Segundo: a leitura é lenta, não é fluida e é um pouco confuso ( sobre leitura lenta e não fluida já é registrado da autora). Terceiro: tem muitos gatilhos. Então, bastante atenção nesses pontos.

JoAo366 21/01/2024

NÃO SEI OQ PENSAR
O livro é bem parado e os acontecimentos interessantes ocorrem nas últimas 100 páginas. A história da Sarah parecia a que tinha mais potencial, mas não chegou a ser desenvolvida. Achei que a parte da viv seria legal mas só ficou boa nos últimos capítulos. A Ruth até que foi uma surpresa boa mas nada de extraordinário. Enfim, acho q poderia ter sido um livro bem menor. Ah, o ?bruxas? no título não é literal, caso vc queira ler um livro de bruxas!!

Luana 17/01/2024

As bruxas estão em todo lugar
As Bruxas de Bass Rock é um livro ambicioso, contudo peca pelo excesso e pela falta. O excesso de detalhes deixa o livro chato e arrastado, detalhes que não fariam a diferença se estivesse ali ou não. Já a falta de ordem nos pensamentos deixa a leitura confuso, a troca de personagens sem uma prévia, faz com que a gente se demore em entender o que está acontecendo. A história de sarah foi a melhor, mas foi a que menos aconteceu. O fato de os três tempos narrativos se ligarem foi muito legal, principalmente quando Ruth entra em cena, pois temos a visão dela sobre as coisas nos faz ter uma percepção sobre ela, já a visão da Viv sobre Ruth é totalmente diferente, nos mostrando que os pontos de vista de uma história alteram seu enredo. Não tem bruxas no livro, mas precisaria ? Essa parte, na minha percepção está oculta nas entrelinhas , basta ler e ver o que o texto realmente quer mostrar.

Pandora 16/01/2024

Um livro que retrata a violência de gênero e traz muitos gatilhos para nós, mulheres. As histórias que acompanhamos são interessantes e prendem a leitura, mas o enredo é bem parado, não adianta esperar muita ação.
Confesso que esperava algo totalmente diferente, mas não me sinto decepcionada. O livro vem em uma narrativa visceral sobre o que é ser mulher nessa sociedade.
As bruxas estão lá, talvez diferentes do que era esperado. Mas afinal, toda mulher não é bruxa?
MelQuezado 24/01/2024minha estante
Li para terminar mesmo. A leitura não é fluida. Arrastei demais

Alaina.Maria 12/01/2024

As bruxas
A educação da Darkside é linda. A capa dura, o desenho das conchas, a qualidade das páginas. Mas a história é confusa, a temática abordada envolve as diferentes formas de violência contra a mulher, ao longo de mais de uma linha do tempo. A ideia é boa, a história se conecta e poderia se desenvolver melhor e tive sido escrita de outra forma.
Concordo total

hibeesly 10/12/2023

As bruxas de Bass Rock
Prometeu tudo e não entregou nada. Fala pouquíssimo sobre as bruxas. Chato parado e enredo morto. Não recomendo.
MelQuezado 24/01/2024minha estante
Também não recomendo a ninguém esse livro

hibeesly 25/01/2024minha estante
até agora tentando entender onde estão as bruxas kkkk

MelQuezado 29/01/2024minha estante
Em canto nenhum

Camila 21/11/2023

"Elas não têm culpa. Só agem de acordo com o que acreditam ser verdade. O culpado é o sr. Beech, e ninguém pode fazer mais nada contra ele. Os homens fazem as coisas e seguem como se fosse tudo parte da vida."

O livro contém gatilhos de violência contra a mulher. Penso que isso poderia ter sido sinalizado no início da leitura.

Apesar do título, a única "bruxa" presente na história é uma personagem que não tem tanto destaque. O livro se trata de um retrato cru dos vários tipos de violência que uma mulher pode sofrer ao longo da vida, além de trazer a temática do luto de uma forte bem forte. É uma leitura para ser feita devagar, para ter tempo de digerir.

O desenvolvimento do livro é devagar, quase parando. A leitura demora a engrenar e a história é confusa até certo ponto. Demorei para entender onde a autora queria chegar quando decidiu trazer as histórias dessas três mulheres e como elas poderiam se relacionar. Alguns pontos na história em si também ficaram meio confusos e o final poderia ter sido melhor desenvolvido. As mudanças temporais também são meio nebulosas, eu levei alguns capítulos para me habituar com a forma como ela foi feita.

É uma leitura que exala melancolia através da ambientação. Todos os cenários me passaram a impressão de ser o retrato das personagens: apática e angustiante. A história causa desconforto e abre margem para várias reflexões.

Ana Alice 19/11/2023

Essa é uma história feminista e o elemento sobrenatural tem mais a ver com fantasmas do que com bruxas. Aliás, no título original não tem bruxa nenhuma. É um livro angustiante por mostrar as violências sofridas por três mulheres em diferentes épocas, mas também porque por boa parte do livro, essas personagens são bem apáticas em relação às próprias vidas. Traz questionamentos interessantes e você termina a leitura com mais perguntas do que respostas. Leia com calma, porque é um livro sobre cotidianos e se esperar algo super explosivo vai acabar se decepcionando. Eu gosto da escrita da Evie Wyld e já sabia o que iria encontrar, então terminei a leitura satisfeita. É um bom livro.
MelQuezado 24/01/2024minha estante
Foi meu primeiro contato com ela. Ainda não li o outro dela da DarkSide. Mas não curti muito. Achei arrastado demais a leitura. Confuso.