Que Vença o Melhor

Que Vença o Melhor Z.R. Ellor

Resenhas - Que Vença o Melhor

1 | 2 | 3 | 4

João Pedro Ribeiro 28/01/2024

Eu acabei por criar muitas expectativas, principalmente por conta das questões que o livro iria abordar, do romance e da representatividade. Porém, achei os protagonistas extremamente irritantes (eles têm seus motivos, mas passou do limite pra mim), alguns diálogos superficiais ou artificiais, situações difíceis de acreditar, causando até uma suspensão da descrença, erros de revisão e outras coisinhas.

Apesar de tudo, gostei muitos dos temas que foram abordados e da representatividade lgbtq+ do livro (não só dos protagonistas, mas dos personagens secundários também.

Aline221 23/12/2023

Paia
Cara o livro aborda sim alguns assuntos bemmm importante tipo a lgbtfobia, as dificuldades da transição de gênero, cis/heteronormatividade etc... mas em geral os personagens principais nao me agradam

o jeremy é um mesquinho e egoista do crlh , e o pior de tudo é ele reconhecer isso e não mudar, ele real foi a pessoa que mais me irritou, desde o começo ate o final do livro.

lukas é bobo, não sei muito mais o que falar dele, acho ele uma pessoa boa e disposta a aprender sobre o mundo lgbt ao qual ele não conhecia, mas tem varios pontos que eu me irritava pelas atitudes.

tem vários outros personagens mas em geral esses dois me pegaram e me irritaram de forma surreal.

se for ler saiba que vc vai surtar muito.

moony 18/11/2023

????
Gostei mt do livro mas acho q muito pontos poderiam aproveitar mais s alguns assuntos sao retratados de maneira mt paia

Sosolodafia 14/11/2023

Desculpa!
Ainda não tenho uma opinião formada, mas eu sei que esperava bem mais!

História fraca com o desenvolvimento em pedaços!

Me forcei a gostar desses dois animais!

Gays, melodramáticos e completamente Lelé da cuca!

Sens0 03/08/2023

Tão real que chega a ser estressante
É um livro bem realista, mas ao mesmo tempo isso que me fez sentir muita raiva, entendo todos os motivos de todos os personagens mas algumas coisas simplesmente não me desceram. Além de que fiquei estressada por boa parte do livro com os acontecimentos, o que não me agradou pq não era o que eu esperava da sinopse.

Tem muito mais páginas que deveria ter, os personagens ficam repetindo os mesmos pensamentos o tempo todo, e acontece MUITA coisa em um pouco período de tempo, as vezes totalmente desnecessárias que só deixavam a história arrastada.

No final eu tava quase querendo pular páginas, e o pior é que se eu tivesse pulado algumas não teria feita tanto diferença, de tanta enrolação.

Sol claro é e melhor personagem, o Lukas também me agradou bastante, Jeremy eu comecei a gostar só mais para o final, inclusive gostei bastante do final e talvez o motivo que mais gostei do livro.

Emma Mont. Far. 30/07/2023

Meu Deus!
Aborda temas como transformar, autismo, exclusão e etc.
É lindo, em todo o momento eu só pensei "se peguem logo!".

Eu não entendia muito o conceito não binário mas depois de ler consegui finalmente entender. Então OBRIGADO, LIVRO!

camz.0 10/07/2023

Bomba
Odiei os personagens, só se salvam dois e olhe lá, 0 afeto pelo babaca egocêntrico e egoista do Jeremy, lukas trouxa manso, história entediante, era só parar de fogo e conversar por 5 minutos.

recomendo ao meu inimigo

marieamuro 25/05/2023

Você sabe que venceu Lukas.
Aí já começo dizendo que essa resenha vai ser totalmente parcial pq eu perdi meu Kindle lendo essa história e me deu TRAUMA.
Cara não dá pra dizer o autor não escreve bem, ele é fenomenal ao descrever emoções, conflitos e mostrou um lado super novo e complexo das representatividades -e falta delas. Livros Queer escritos por alguém da comunidade são experiência muito reflexiva. PORÉM KKKKKK
Aqui ele pesou a mão demais. Jeremy, que é o garoto trans, é completamente insuportável e o autor deixou diversas vezes explícito que era proposital, pois existem diversas formas de se expressar, se proteger e lidar com a transição. Toda a empatia por esse querido nesse momento, e eu não consegui não está de acordo com as atitudes que ele toma aqui, mas cara? Empatia sim, carinho nenhum. É compreensível, mas ele é egocêntrico, egoísta, mesquinho, não via a hora de passar logo os capítulos, pois além de não querer saber de nada dos monólogos dele -o que meu deus, é terrível né- a balança perto do Lukas é quase sacanagem.
Lukas perdeu o irmão, que ele odiava, os pais o ignoram e também o segregam, ele não tem amigos, a namorada terminou com ele, descobre que ela na verdade sempre foi elE (o Jeremy aliás), isso gera ele a questionar sua sexualidade, pressão de faculdade, pressão pela responsabilidade que ele deposita para aceitação de terceiros. E ainda é autista, que não tem problema nenhum, além do fato que não ter uma rotina, não conseguir finalizar objetivos, gera um pico de estresse do tamanho de um caraleo. Tipo gente, esse menino se ferra o tempo todo, não tem um segundo de paz e ele ainda tem que correr para segurar as pontas do ex que -🤬 #$%!& sabemos que está num momento super sensível mas ainda assim- é um grande babaca.
E fora toda essa representatividade -temos ume alune agenero tbm, sol é a pessoa mais racional dentro do livro- não sobra nada. Não tem construção de relacionamento aqui, só sabemos que existe um laço pois os dois são ex um do outro. Mas não existe um momento de conexão emocional, só de desânimo, de coisas já ditas. Poxa, tem que ser dito de novo, entre eles, a gente não viveu o passado, eu preciso ver aqui agora a conversa sobre ser ou não gay, sobre sentimentos e sensações. Mas fica tudo preso dentro deles, na própria narrativa e não é desenvolvido.
É bem escrito, mas como romance, é medíocre. Um livro de 400 páginas e não tem um momento feliz do CASAL, quase que nunca, nos últimos 8% do livro só, e é só uma aceitação tipo "ainda gosto de você, me aceite e vamos parar de brigar". Quando desde do início, só o chato do Jeremy que não soube ouvir ou pensar um pouco no namorado de aaaaanooosssss para saber que o querido tinha um motivo pra estar nessa disputa e não só pra se sentir mais macho.

Ana Vitória 14/05/2023

Que vença o melhor
"Ando no gume da lâmina que não criei para mim mesmo."
O livro conta sobre Jeremy, um rapaz trans, que acabou de sair do armário e está se entendendo. Nesse processo ele termina o seu relacionamento de anos com Lukas, que tem uma série de problemas em casa e tenta ser perfeito. A princípio pensei que ia ser um romance normal, mas gostei muito como assuntos muito interessantes foram bem trabalhados ao longo do enredo. Amizades, egoísmo, responsabilidade, perdão, amor, gênero, autismo, masculinidade tóxica e controle forma muito bem explorados e construídos. A personalidade deles me fez questionar sobre como eu reagiria na vida real, o que me fez não querer shippar o casal em certo momento, mas olhar a profundidade de cada pessoa me fez entender tudo e me identificar bastante, no fim apoiando muito. Acho que foi a primeira vez que acompanhar um casal se unir novamente foi melhor do que ver um novo casal se formar. Sol é tudo pra mim, um personagem muito interessante e intrigante que é amigue de ambos os protagonistas e foi uma figura central pra mim que sou gênero fluído. Menção honrosa a jornada de Naomi que me agradou muito o final e as descobertas pessoais da personagem, ficaria feliz em ver um capítulo a parte sobre ela. Complexo de forma leve e fluída, me surpreendeu com certas conclusões por causa da mensagem passada que se aproxima muito da minha própria história. Mais do que recomendado.

Tainan.Bonifacio 20/04/2023

Leve e agradável
É o clássico romance high school, mas tendo um protagonista trans. Não foge das narrativas existente em diversas obras famosas, mas isso não diminui a obra, foi uma leitura muito gostosa. O foco da obra é a rivalidade entre os protagonista e a transição do jeremy ao mesmo tempo que ele lida com seu temperamento explosivo e sabotador, não espere por diálogos profundos sobre o temática LGBT+. Os capítulos são narrados pelos protagonistas de forma intercalada, trazendo uma visão mais aprofundada de ambos, o que torna o livro muito interessante em vários momentos. Tendo tão poucas obras do tipo voltadas a realidade trans, a obra se faz muito necessária e pode-se sim posta como um referencial.

ANDER CELES 17/04/2023

Um plot já difícil de se sustentar, com protagonistas meh...
Tem tanta coisa faltando nesse livro, tanta. A escrita dele nem é ruim, as palavras, não é difícil de acompanhar o raciocínio, blá blá blá... Mas falta desenvolvimento em muitos aspectos dele.

Por exemplo, o Lukas o tempo todo fala sobre o irmão dele que morreu e que os pais valorizam mais o irmão morto do que ele, de que ele é invisível, blá blá blá. Mas essa relação entre ele e os pais não é desenvolvida. E é uma das coisas que daria tanto mais corpo pra história, que fica exclusivamente na escola e na questão do homecoming. Só nisso. Então fica cansativa a história, e ela poderia ter se expandido para outros cantos. E esse era um canto que tava ali, prontinho. Era só desenvolver. Tem uma ou outra cena sobre isso, mas irrelevante na história.

Outra coisa: o Lukas é autista, isso é dito muitas vezes na história. Mas essa característica não tem a menor importância, nas faz a menor diferença na história. Não tem uma situação onde o fato dele ser autista foi relevante. Nada.

E quanto ao Jeremy, nossa, taí um personagem muito chato. É o típico adolescente chato, principalmente até o meio da história. Depois vc até simpatiza com ele, mas haja caminho até lá. Ele é um garoto trans e esse é o grande plot dele na história. Mas é mal desenvolvido, pq ao invés de vc ficar do lado dele nas situações de injustiça, de vc sentir empatia, não. Não é que vc não ache horrível as situações, transfobia sempre é ruim, mas quando acontece com um personagem chato é complicado.

Já li outros livros que os protagonistas eram trans, mas é que aqui isso é tão explorado, o tempo todo, que cansa. Tipo, se não for a questão dele ser trans, não tem mais nada no plot dele na história. Outro também que não tem uma extrapolação das relações com a mãe. Mas essa até tem mais cena, mas sem uma finalização satisfatória.

Acho a história muito longa, não precisava mesmo se era pra ficar só na questão do homecoming. Umas 100 páginas a menos faria um grande bem pro livro. Porque chegou a um ponto que eu não via a hora daquilo terminar, me dava agonia kkkkk

Cristina 13/04/2023

Gostei da leitura, mas acho que acontecem coisas demais. A história poderia se desenvolver melhor se focasse em menos coisas. Acabou meio confuso. Mas talvez eu só tenha lido rápido demais.

1 | 2 | 3 | 4