Terra Papagalli

Terra Papagalli José Roberto Torero
Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

skuser02844 20/03/2024

Há muito já ouvia falar sobre esse livro, sobre ser um livro bem humorado sobre os primeiros portugueses que chegaram no Brasil, mas nada sabia dele além disso. Acho que posso começar essa postagem comprovando essa fama.
Cosme Fernandes foi deixado no Brasil depois da primeira vinda de Cabral à essas terras, e aqui ficou, junto de vários outros "degredados" por cerca de trinta anos até que os portugueses voltaram pra se estabelecer.
Nesses trinta anos Cosme - que passou a ser conhecido como Bacharel da Cananéia, baseado em um homem que realmente existiu e que foi deixado no Brasil na época descrita, mas que muito pouco se sabe a respeito dele - faz sua vida, bem diferente da vida que conhecia em Portugal. Além de contar com muita malandragem e jogo de cintura para se estabelecer entre os povos nativos e os demais detratados.
O livro tem muita realidade misturada à comédia que os autores criaram e desenvolveram muito bem, no decorrer da narrativa vemos até os "Dez mandamentos para se viver bem na Terra dos Papagaios" que era como chamavam o Brasil na época. Mas esses mandamentos são basicamente malandragens pra se dar bem nas costas dos outros, e é meio triste ver que muita gente os segue ainda nos dias atuais (mesmo que nunca tenham ouvido falar do livro).
É um livro com um protagonista malandro e preguiçoso, mas que pra conseguir seus interesses se empenha em presepadas que tornam a leitura divertida e engraçada, até que você para pra pensar e começa a ver a sua própria malandragem e preguiça nos personagens, nesse momento, mesmo em meio às piadas você se obriga a fazer uma auto análise e tentar melhorar.
É um livro de leitura fácil, divertida e que ainda consegue ser reflexiva, se você assim quiser. Escrito com maestria e bom humor.

site: http://hiattos.blogspot.com/2023/10/opiniao-terra-papagalli-jose-roberto.html

Sarah 13/03/2024

Nao é im livro que eu leria por conta própria.
Apos a escola propor, me surpreendi com a abordagem e palavras utilizadas.. gostei mt do livro mas nao esta nos favs

Eduarda2519 21/02/2024

Ler duas vezes não foi o suficiente.
É de uma riqueza imensurável. Apenas lendo para entender o qual perfeito é a cultura descrita, os defeitos e qualidades humanas apresentadas, as críticas ao interior humano. LEITURA OBRIGATÓRIA.

wanessa169 26/01/2024

Li esse livro quando estava no ensino médio, o achei muito divertido, foi uma forma leve e engraçada de aprender mais sobre a história do nosso país, gostei, recomendo e quero voltar a lê-lo em algum momento.

clara2353 06/01/2024

Literalmente quis ler esse livro por um meme que vi no instagram com uma fala dele. Eu não esperava nada do livro e ele entregou tudo principalmente comédia (e umas partes nojentas) mas é um livro muito bom.

laurasantana 24/11/2023

Terra papagalli
Cosme, o bacharel de Cananéia, tem muito o que contar sobre suas experiencias em terras brasileiras. um dos degredados que aqui chegaram nos primeiros anos do descobrimento, Cosme aprendeu que nesta terra é preciso dar presentes sem parcimônia, fazer alarde de qualquer dificuldade, que não há quem não troque honradez por honraria. nesta edição revista, os autores recontam episódios da nossa historia e inventam outros tantos, construindo uma narrativa deliciosamente irreverente e critica.

sophsdaybyday 18/11/2023

Santo Ernulfo e suas obras
Para um livro que eu tive que ler para a escola, eu classifico como um dos melhores que li esse ano, mesmo que não me tenha rendido uma boa nota na verificação de leitura.
Acompanhamos o Cosme Fernandes através de letras que ele manda para um dito conde, ele é um judeu que teve que ser levado a sério mosteiro para que não perseguirem sua família, mas o cara apesar de ser muito inteligente, pensa com uma cabeça diferente.
Ele é preso e acaba parando no Brasil, onde na época apelidaram de Terra Papagalli. O livro usa as brechas que existe na verdadeira história para criar o livro, acompanhamos 7 presidiários deixados nessa terra junto com os indígenas.
O livro me fez rir em diversos momentos, e mais ainda nos momentos que o Bacharel (ex-Cosme Fernandes) narra tentando enganar as pessoas e o próprio leitor, principalmente ao mostrar o quando é inteligente e como consegue enganar os mais ingênuos.
Lobo de Pina pode ficar com o Paraíso, nós temos Cananeia.

MatheusPetris 10/11/2023

Há, em Cosme Fernandes, o chamado Bacharel, narrador-testemunha de Terra Papagalli, elementos irônicos que se dão a ver. Enquanto Cosme narra os feitos, principalmente os ensinamentos aprendidos no Paraíso (O brasil antes de ser Brasil), muitos deles ditos populares, ele aponta para certas características nossas (brasileiras) como se fossem de exclusividade tupiniquim. A ironia reside também nessa viela, pois são características facilmente generalizantes a todos nós (seres-humanos).

Embora o principal catalisador irônico esteja na própria fala, a ironia submerge a nós, leitores-receptores, menos no texto — num provável refinamento de um escritor que se sabe irônico — e mais na recepção dele. Exemplifico. No capítulo intitulado “Em que o Paraíso deixa de sê-lo”, o Bacharel se entristece por ter perdido suas terras com a chegada da tropa colonizadora, o capítulo gira em torno disso e da mudança de nome das terras de “Paraíso” para “São Vicente”. Porém, a tristeza não nasce da mudança de nome, da perda das terras, mas de como a ideia de “Paraíso” criada por ele, agora poligâmico, vivendo da escravização de prisioneiros de guerra, comendo tudo do bom e do melhor (se me permitem o duplo sentido), vivendo não como degredado, ex-prisioneiro, mas como um “rei”.

Meta ficção historiográfica de muito bom humor, Terra Papagalli também diverte, flerta com os absurdos do ultraromantismo, digno das novelas do século XX e XXI. O romance também se experimenta em gêneros. Teoricamente uma carta do protagonista a outro personagem, mistura-se com diário pessoal, bestiário, diário de viagem. Assim, pode-se notar um deboche variado, com a própria História, com os gêneros (literários e textuais), com os colonizadores, com os mandamentos (isto é, com a religião).

O narrador-personagem se leva a sério e, evidentemente, nós, leitores modernos, não. A ironia, então, toma forma. Os bárbaros selvagens são os índios? É uma pergunta que sabemos a resposta. Porém, nas palavras do próprio Cosme, como “a razão não é bem-vinda na casa do hábito”, deixemos isso de lado; sem respostas. Você, leitor, responderá por si.

Tice 03/10/2023

Terra Papagalli
Um jeito diferente para olhar a história do Brasil Colônia. Uma dose de curiosidade e outra ainda maior de humor. Uma leitura atrativa na sua construção e pontuada de diálogo com outras publicações. Foi uma sensação gostosa provocada por vários trechos.

Lumarie 01/09/2023

Muito Bom!
Quase que vendia para o sebo da minha cidade, desde 2015 na minha estante, só em 2023 que li. Adorei o livro.

Maria17400 27/08/2023

Gostei do humor dos personagens, das frase s reflexivas, dos fatos históricos e do desenvolvimento dos personagens. por ter lido pra escola, acho que tem muitos detalhes que vão ser difíceis de lembrar, pq a história se passa ao decorrer de trinta anos. a linguagem é fácil e gostei bastante do livro.

Juba 22/07/2023

Muito mais legal do que eu esperava e consegue nos passar ensinamentos e ensinar um pouco mais sobre o que ocorreu em 1500

iris.trein 01/06/2023

Perfeito
Perfeito, simplesmente perfeito.
não sei como tem uma nota tão baixa, meu chute, é que como dizia Machado: leitores desatentos se perderam em minha leitura.

Wagner 29/05/2023

OS DEZ MANDAMENTOS
01- PRIMEIRO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS.

Na Terra dos Papagaios é preciso saber dar presentes com generosidade e sem parcimônia, porque os gentios que lá vivem encantam-se com qualquer coisa, trocando sua amizade por um guizo e sua alma por umas contas.

02- SEGUNDO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS.

Disso que vos contei acima, acho que
se pode tirar mais um aprendizado das usanças que tem essa gente e é isto que, quando aparecer alguma dificuldade, mesmo que seja de simples solução, é preciso fazer alarde, espetáculo e pompa, pois nesta terra mais vale o colorido do vidro que a virtude do remédio.

03- TERCEIRO MANDAMENTO

As gentes da Terra dos Papagaios
são muito crentes e de fácil convencimento. Por isso, têm em alta conta os feiticeiros, os falsos profetas
e vai a coisa a tanto que não há patranheiro que lá não enriqueça e prospere.E assim é, senhor, que por serem tão crédulos aqueles gentios, pode-se-lhes mentir sem parcimônia nem medo de castigo.

04- QUARTO MANDAMENTO
DIS PAPAGAIOS

É aquela terra um lugar onde tudo está
à venda e não há nada que não se possa comprar, seja água ou madeira, cocos ou macacos. Mas o que mais lá se vende são homens, que trocam-se por qualquer mercadoria e são comprados com as mais diversas moedas.

05- QUINTO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS

Desde o primeiro, são os funcionários daquela terra um tanto madraços e preguiçosos, e, se na frente de seus superiores parecem retos, quando esses lhes dão as costas, revelam-se muito astutos e só nos atendem se lhes damos algo em troca. Portanto, se fordes para lá, senhor conde, não se esqueça de ser generoso com eles,
pois lá as portas não são abertas com chaves de ferro, mas com moedas de prata.

06- SEXTO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS

Naquela terra as barganhas fazem
muito sucesso e não há quem resista
a um pequeno regalo. Por isso, é preciso dar sempre um afago aos que podem comprar, pois entre dois mercadores, naquela terra não se escolhe o mais honesto, mas o que oferece mais mimos.

07- SÉTIMO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS

Naquele pedaço do mundo, senhor conde, não se deve confiar em ninguém, pois se no sábado nos juram eterna fidelidade, no domingo nos enfiam uma espada pela garganta. A verdade é que lá tudo se rege pela conveniência e, sendo preciso, troca-se de bandeira como as mulheres trocam de panos
em dias de regra.

08- OITAVO MANDAMENTO
PARA BEM VIVEF NA TERRA
DOS PAPAGAIOS

Na terra que se chama dos Papagaios,
cada um cuida de si e Deus que cuide de todos, pois pouco se faz por um irmão, nada por um primo e menos que coisa nenhuma por um amigo, de modo que cada um só quer saber do seu nariz e, se alguém faz algo por outrem,
é a troco de paga ou medo.

09- NONO MANDAMENTO
DOS PAPAGAIOS

Naquelas paragens, quando se alevantam alguns, o melhor modo de quietá-los é dar-lhes emprego ou título, porque os daquela terra muito prezam serem chamados de senhores e não
há um que não troque honradez por honraria.

10- DÉCIMO MANDAMENTO
Para DOS PAPAGAIOS

E o resumo de meu entendimento
é que naquela terra de fomes tantas
e lei tão pouca, quem não come é comido. Desta vila de Nossa Senhora de Buenos Aires, hoje, nove de outubro da era de 1535.De teu servo e pai, Cosme Fernandes, dito Bacharel.

half_blood 01/05/2023

Eu li esse livro jurando que ia ser horrível, porque foi a escola que mandou. Mas eu gostei bastante. Gosto muito mais de ficção, fantasia, aventuras fantásticas e esse tipo de coisa. Mas esse livro me prendeu de verdade. Eu achei a dedicatória super engraçada, juro.