Ciranda de pedra

Ciranda de pedra Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Ciranda de Pedra

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Ciranda de pedra, Lygia Fagundes Telles - Nota 10/10
Sensibilidade. Se eu tivesse que definir essa obra de Lygia Fagundes Telles em apenas uma palavra, seria sensibilidade. Em “Ciranda de pedra”, a autora conseguiu narrar o drama de uma família desestruturada a partir da visão de uma criança, Virgínia, de uma forma extremamente humana, que envolve e toca o leitor.

Filha caçula de um casal separado, Virgínia precisa desde criança conviver com a loucura da mãe, a falta da afeto do pai e o isolamento por parte de suas duas irmãs mais velhas. Após um episódio de traição, a protagonista passa a viver com a mãe e seu amante, enquanto suas irmãs ficam morando com o pai. Virgínia é constantemente excluída pelas irmãs e passa a sua infância buscando uma certa aceitação.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira, Virgínia é ainda criança e tem um olhar infantil e imaturo - mas repleto de emoções - sobre os problemas que vive. Já na segunda parte, o leitor acompanha a personagem no final da adolescência, com ideias e reflexões mais complexas sobre os impactos que esses problemas enfrentados na infância surtiram, e continua surtindo, em sua juventude. Ou seja, é um romance sobre o amadurecimento em um ambiente caótico, conflituoso, mas que não é nem um pouco irreal.

É impressionante a capacidade da autora, já em seu primeiro romance, de colocar um drama familiar no papel tão humano, sem tornar a trama exagerada ou pouco provável. Apesar de sua extrema sensibilidade, os diálogos também são muito bem construídos e dão fluidez ao texto.

Uma excelente obra escrita por uma autora nacional e que deve ser muito valorizada! Pronto e animado para conhecer mais do trabalho de Lygia Fagundes Telles… Qual vocês recomendam?

"Não há gente completamente boa nem gente completamente má, está tudo misturado e a separação é impossível. O mal está no próprio gênero humano, ninguém presta. Às vezes a gente melhora. Mas passa.”

site: https://www.instagram.com/book.ster
Michelly 11/03/2020minha estante
Leia Antes do baile verde.

Marcos.Vinicius 12/11/2020minha estante
Leia "As horas nuas", é maravilhoso tbm.

Vanessa.Nascimento 03/09/2023minha estante
Eu amei ler essa obra, que livro maravilhoso

Fabio Shiva 01/05/2020

“Mais importante que nascer é ressuscitar.”
Neste 19 de abril li a notícia de que nessa data Lygia Fagundes Telles comemorava seu 97º aniversário. Por isso tive a feliz inspiração de me presentear com a leitura dessa magnífica obra, certamente uma das melhores da autora e, também, de nossa literatura brasileira.

“Ciranda de Pedra” é o primeiro romance de Lygia, publicado em 1954, quando a escritora já havia testado sua perícia em dois volumes de contos, “Praia Viva”, de 1944, e “Cacto Vermelho”, de 1949, que lhe valeu o Prêmio Afonso Arinos da ABL. Em 1981 o romance foi adaptado para uma telenovela da Rede Globo, que em 2008 ganhou um remake (https://youtu.be/DjwdCTcNMOQ).

O romance é magistralmente concebido e executado, um verdadeiro deleite do início ao fim. Cada personagem foi minuciosamente elaborado para ocupar seu lugar preciso na trama, que oferece toda uma gama complexa de emoções ao leitor. A impressão que dá é que, depois de imaginar todo aquele rico universo fictício, a criadora se limita a insuflar o sopro vital em suas criaturas, deixando que elas vivam por si mesmas. Tamanha é a força da prosa de Lygia Fagundes Telles, capaz de encapsular em cento e tantas páginas a própria vida!

Em muitas passagens dessa esplêndida obra fui tomado por arrebatamentos que chegavam a me arrancar gemidos de prazer! Senti um êxtase tal que só posso chamar de religioso, diante de uma concepção estética ao mesmo tempo tão refinada e vívida. Espiritualidade é outra coisa, mas cada vez me convenço mais de que a minha religião é a Literatura!

“Mais importante que nascer é ressuscitar.” (Lygia Fagundes Telles)

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Ferreira.Souza 10/11/2020minha estante
livro de costumes bom , datado, mas bom

Fabio Shiva 13/11/2020minha estante
Salve amigo! Gratidão pelo comentário! Acho que esse romance descreve bem uma determinada época, mas não considerei a obra em si datada, pelo contrário. Eu pelo menos fui totalmente cativado pela narrativa da primeira à última frase! Abração e salve nossa Literatura Brasileira!

alexiaramalho 18/03/2024minha estante
Excelente resenha, Fabio! Parabéns pela sua escrita, é fantástica!

Carolina.Gomes 23/06/2022

Ciranda da vida
Ciranda de Pedra é o primeiro romance de Lygia Fagundes Telles também considerado o marco da sua maturidade intelectual. Essa foi a minha porta de entrada para conhecer sua escrita e, confesso, fui, de pronto, arrebatada por ela. Lygia surpreende, encanta, envolve e, sem prometer nada, entrega tudo? Impossível não se sentir hipnotizada pela magnitude de sua narrativa. Sua paixão pelas palavras e sua notória intimidade com elas, nos aproximam das personagens de tal forma, que é fácil se transportar para o cenário ali descrito.

Sobre o que a teria inspirado a escrever o romance, a autora conta que a ideia surgiu, quando, durante uma caminhada, ?passava em frente a um casarão abandonado em processo de demolição, e, ao passear pelos cômodos vazios, encantou-se com uma fonte onde se via uns anões de pedra em círculo, e imaginou o quanto de histórias não se escondiam por ali naqueles jardins abandonados, alegrias, tristezas que envolveram os antigos habitantes da casa?.

Dessa inspiração surgiu o romance, dividido em duas partes, narrado sob a perspectiva de Virgínia. Caçula de três irmãs, ela é a única que fica morando com a mãe e o padrasto, Daniel, enquanto Bruna e Otávia moram com o pai, Natércio. Nessa primeira parte, acompanhamos a angústia da personagem, seu sentimento de rejeição em relação ao pai e às irmãs e seu desejo de ver os pais unidos novamente, ao tempo em que idealiza uma vida perfeita, na mansão. A aflição, ansiedade e a angústia, vividas pela personagem, passam a ser experimentadas, também, pelo leitor.

Na segunda metade da obra, acompanhamos Virgínia, agora adulta, retornando do internato à casa da família, e, descobrindo, a partir do convívio próximo com os integrantes da ?ciranda?, a verdade sobre a personalidade de cada um deles. A partir de suas próprias percepções e autoconhecimento, ela rompe o casulo e se percebe pronta para alçar seu próprio voo, longe dali, compreendendo, finalmente, que mais importante que pertencer a um determinado grupo ou sociedade, é pertencer a si mesma.

Em Ciranda de Pedra, Lygia traz à tona temas polêmicos, tais como adultério, doença mental, suicídio, eutanásia, moral religiosa e homossexualismo feminino. Tudo está ali posto de modo a provocar a reflexão do leitor, revelando a coragem da autora e sua ousadia para desafiar os tabus da época. Não bastasse isso, todas as personagens femininas, em certa medida, e ao seu modo, são transgressoras dos padrões sociais.

Ao findar a leitura, o livro permaneceu ressoando na alma. E, uma vez aberta a porta de entrada para o universo fantástico de Lygia, me vi provocada a atiçar em você, que ora me lê, o desejo de atender ao apelo da autora: ?Me leia. Não me deixe morrer.?
Bruno Oliveira 23/06/2022minha estante
Uau! Ótima resenha! Já estava de olho nesse. Agora, "a cosquinha" se intensificou mais. :)

Carolina.Gomes 23/06/2022minha estante
Q bom, Bruno! Vale a pena!

Eliza.Beth 23/06/2022minha estante
??????

Thales 23/06/2022minha estante
Esse livro é uma obra-prima e mesmo assim não tá entre os melhores dela. É daí pra cima

samuca 23/06/2022minha estante
Esse eu quero ler ainda em 2022

Carolina.Gomes 23/06/2022minha estante
Eu adorei, Thales e Samuca!
Quero ler tudo?

Thamiris.Treigher 24/06/2022minha estante
Uau!!

Nath 26/06/2022minha estante
Meu livro favorito da Lygia! Verão no Aquário também é maravilhoso! ?

Carolina.Gomes 29/06/2022minha estante
Já estou c esse, aqui, Nath

Nath 01/07/2022minha estante
Você tb vai AMAR o Verão no Aquário, Carol! Para mim os dois, ele e Ciranda de Pedra, estão quase empatados como os melhores da Lygia ??

Michela Wakami 24/05/2023

Razoável
Gostei mais da primeira parte, a segunda não me cativou.
A personagem principal, sofre muito com o descaso e abandono da sua família, em muitos momentos as minha lágrimas rolaram e eu verdadeiramente me compadeci dela.
Acho que o final não poderia ter sido diferente.
Mas esperava mais do enredo.

Lygia Fagundes Telles, realmente não é uma autora que me faz ter vontade de ler mais dela, e olha que eu fui insistente.
Claro que em outras obras dela, li alguns contos que eu simplesmente amei, mas foram pouquíssimos.
Carolina.Gomes 25/05/2023minha estante
Eu adorei ?

Michela Wakami 25/05/2023minha estante
Que legal, Carolina. Fico feliz.????

Eva 27/05/2023minha estante
Acho que a sua experiência com Lygia foi um pouco parecida com a minha e Dostoiévski, e eu insisti. Dei uma pausa do autor e ainda espero voltar a ler no futuro. Faz parte.
Gosto bastante da Lygia.

Nado 03/10/2021

Esse é o primeiro romance de uma das maiores autoras de nossa literatura, a qual temos a alegria de celebrar a sua vida e a sua presença entre nós.
O livro gira em torno de Virgínia, caçula de um casal que têm três filhas, sendo a única a morar com a mãe após a separação dos pais. É do ponto de vista dela que toda história é contada, permeando acontecimentos, sonhos e divagações dessa protagonista que tem uma das personalidades mais fortes e sensíveis que eu já li.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira, Virgínia é uma criança que mora com a mãe, e faz constantes visitas ao pai. Ele mora em uma luxuosa casa, junto das outras duas filhas e de uma governanta rígida e cruel com ela. É nessa primeira divisão que o leitor vai conhecer uma criança que tem uma sensibilidade ímpar e que é cheia de dúvidas e medos.
A segunda parte é contada a partir de dois acontecimentos que mudam totalmente o rumo da história. É aqui que é apresentada ao leitor uma Virgínia já crescida, madura, mas que nem por isso perdeu as suas ansiedades, solidão, somados agora com sentimento de culpa.
A história de Ciranda de Pedra reproduz o relacionamento e o comportamento das pessoas entre si, e que certamente fará com que o leitor feche a página em muitos momentos, olhe para o teto e reflita por um bom tempo sobre a sua vida.
Nem preciso pontuar que essa foi uma das melhores leituras que fiz na vida, e que será um livro que vou panfletar e indicar sempre. Lygia consegue trazer com suas palavras uma leveza ao transcrever como ninguém os sentimentos dos seres humanos, fazendo com que o leitor sinta na totalidade toda a emoção e as fragilidades dos seus personagens tão bem escritos e construídos.
joedsonfrl 03/10/2021minha estante
Sou apaixonado na Lygia Contista! Certamente uma das minhas autoras favoritas! Ciranda será meu primeiro contato com a Lygia Romancista e será agora em outubro! :D

Nado 03/10/2021minha estante
Tenha uma ótima leitura!

Elizabeth 04/09/2023

Ciranda
No começo não me conectei depois me prendeu, me ensinou. As pessoas julgam e depois fazem o mesmo que aquelas que eles achavam erradas. No final as explicações me fez interessar por outros títulos.

Otávio - @vendavaldelivros 07/08/2021

??Nascemos todos os dias quando nasce o sol?. E depois?
- Começa hoje mesmo a vida que te resta.?

O lugar que você está hoje não é, necessariamente, o lugar que você deve permanecer. Nem sempre, na verdade, estamos de fato nos sentindo parte nos lugares sociais que nos encontramos. Família, amigos, trabalho ou qualquer outro círculo de pessoas pode não fazer sentido pra você. Entender isso é o primeiro passo para sair de prisões que entramos. É o primeiro passo para nascer de novo.

Publicado em 1954, Ciranda de Pedra é considerado pela própria Lygia Fagundes Telles seu primeiro romance e narra a vida da jovem Virgínia, que ainda criança vive entre a casa do padrasto Daniel e da mãe, que possui uma doença que a categoriza como louca, e a casa do pai Natércio e de suas irmãs mais velhas, Otávia e Bruna.

Escrito de uma forma profunda, mas de fácil compreensão, com o talento costumaz da autora, Ciranda de Pedra mostrará esse universo aos olhos da protagonista, suas dúvidas infantis, seus desconhecimentos e suas dores. A relação conflituosa com a casa sem luxos do padrasto e da mãe e o oposto idealizado na mente, os sonhos e as projeções da casa do pai, das irmãs e dos amigos que os cercam.

É impossível não gostar de Virgínia, principalmente a partir da segunda parte do livro, onde mais velha, volta para a casa do pai e busca fazer parte daquele mundo, entender aquelas pessoas e ser importante para elas. Ainda assim, é no processo de amadurecimento e entendimento que vemos acontecer que está o ápice de Ciranda de Pedra.

É a compreensão de que não é válido se diminuir para caber em mundos que não nos pertencem que torna esse livro tão fantástico. Ver, com os olhos de Virgínia, que não é importante supervalorizar pessoas por sua posição ou seu vínculo familiar, que não se implora para ser amado ou fazer parte. Quanto mais nos conhecemos, mais enxergamos que posição no mundo merecemos e devemos ocupar. Livro incrível e delicioso de ser lido, Ciranda de Pedra é uma passagem para conhecermos o mundo que temos dentro de nós.

L. 02/08/2009

É um daqueles livros que não se esquece, que continua caminhando com você muito tempo. Do tipo que só ela pode fazer...os personagens são completos, "verídicos", assim como todas as cenas. Todos os diálogos. Apesar de tantos personagens femininos que Lygia Fagundes Telles já teceu, cada um é espetacularmente único e só tem aquela verdade própria em comum, de ser quase de carne e osso. Fechei o livro inconsolável por ser a última página. - Se os contos são bons, os romances são obra prima; e este é o ápice.

Maria4556 06/09/2021

Lygia Fagundes Telles me deixa sempre sem palavras pra explicar tudo o que eu sinto enquanto leio seus livros, mas nem tudo precisa ser explicado pra ser e fazer sentido.

Layla.Ribeiro 26/11/2022

Desafio literário 2022 - Livro que foi adaptado
A leitura deste livro me deixou admirada mais ainda pela escrita de Lygia que é um encanto para os olhos, o romance além de bem escrito é envolvente ao fazer com o que o leitor sinta a personagem principal, eu amei como a autora utilizou e abusou bastante do título do livro com sua metáfora sem deixar isto repetitivo, apenas necessário para entender os pensamentos da protagonista, quem for ler sem saber o ano que foi publicado (1954) irá pensar que é uma obra contemporânea, no seu enredo fala sobre sexualidade, liberdade sexual, outros temas atuais e um final surpreendente que só concretizou o quanto Lygia estava a frente do seu tempo. Para quem tem curiosidade em conhecer obras dessa autora maravilhosa recomendo começar por esse clássico que chegou a ser adaptado duas vezes para novela.

Nati 19/12/2021

Nocaute de Lygia
Ciranda de Pedra é um romance ambientado na década de 40, em que corajosamente Lygia Fagundes Telles teve a coragem de abordar diversos temas tabus para época, alguns até hoje são, por meio da história de Virgínia. Sim, considero esse livro a história de Virgínia, a filha caçula que durante toda a sua vida quer ser aceita, que senti que é parte de um todo, quer pertencer.

Ciranda de Pedra é dividido em duas partes, na primeira a pequena Virgínia, de idade incerta, vai narrar o drama de viver em condições precárias com a mãe, "tio Daniel" e Luciana, apenas tendo vislumbre da vida "glamurosa" que suas irmãs vivem na companhia do pai. Nessa parte vemos quão impressionante é o talento narrativo da autora ao mergulhar na visão de uma criança para todos os acontecimentos que a cerca, sem adultizar, deixando para o leitor a tarefa de descortinar aquilo que a menina Virgínia não entende, não consegue apreender ainda.

Já na segunda parte, temos uma jovem adulta, que depois de tantas dores, retorna a casa paterna 🏠 para "iniciar sua vida" e se depara com as dores de outrora, com aquele velho sentimento de querer pertencer, de querer também fazer parte da ciranda que sempre foi excluída, momento que ela vai ter que se confrontar com desejos e decepções antigas, com a parte mais vil de sua alma que não pode mais ser ignorada.
Meu primeiro contato com a escrita da Lygia Fagundes Telles foi através de Ciranda de Pedra, que superou e muito todas as expectativas que eu tinha com a leitura. Não há defeitos na escrita da Lygia, a descrição dos sentimentos são tão vívidos que eu até esquecia de estar apenas lendo e não vivendo. Faltaram páginas para aplacar a minha ânsia por mais quando percebi que o fim se aproximava.

Para aqueles que querem saber se a história se parece com a adaptação para a TV de 2008, a resposta é negativa. A novela pega outro gancho totalmente diferente do proposto pelo livro.

Maria17758 09/01/2024

Em ?Ciranda de Pedra? eu descobri um novo amor pela escrita e pela inteligência de Lygia Fagundes Telles. Esse livro é brilhantemente escrito! Prosa poética unida a um fluxo de consciência muito bem definido e uma construção de personagem magistral.
E por falar em personagens, todos são complexos e moralmente cinzas, de maneira que é muito interessante ler sobre eles. A protagonista, Virgínia, é simplesmente fascinante e MUITO bem construída! Desde sua infância até a vida adulta, acompanhamos o desenvolvimento de sua personalidade e como ela lida com os traumas e angústias que a acompanham desde pequena. É impossível não passar a entender a cabeça dela e suas decisões, o que é interessante visto que suas atitudes são sempre muito questionáveis.
A minha única ressalva é quanto às páginas finais. A Lygia passa o livro todo construindo personagens difíceis, confusos e rancorosos (ou seja, MUITO interessantes) para, na reta final, decidir que a Virgínia vai ter uma transformação repentina e se tornar alguém de bem com a vida e otimista. Não gostei disso, achei que quebrou todo o encanto do livro, que consistia em acompanhar uma personagem que, por tudo que passou na vida, é emocionalmente instável e moralmente cinza. Não é como se eu não quisesse que ela finalmente encontrasse a felicidade, mas acredito que essa mudança foi muito abrupta e irrealista.
Helena1004 09/01/2024minha estante
Vc escreve muito bonito, Madu!!!! Ainda não li esse (o que depois do seu feedback eu confesso que fiquei ansiosa), mas se vc gostou da escrita da Lygia, leia ?Antes do Baile Verde?, é belíssimo!

Maria17758 10/01/2024minha estante
Lenaaaa, muito obrigada, querida! ?
Eu com certeza vou ler mais Lygia, então vou colocar esse na lista como o próximo!

Cinara... 03/07/2023

A delicadeza do sofrimento humano...
"Criar pombos sem pensar em comê-los, plantar roseiras sem pensar em colher as rosas, escrever sem pensar em publicar, fazer coisas assim, sem esperar nada em troca. A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta, mas é nos caminhos curvos que se encontram as melhores coisas."

Quanta delicadeza eu encontro na escrita da Lygia, abordando tantos temas de uma só vez, e apenas desnudando a alma do ser humano que sofre só por estar vivo...

Paloma 04/01/2022

Sobre pertencimento
Que alegria ter escolhido esse romance para ser meu primeiro contato com a escrita de Lygia Fagundes Telles, não poderia ter sido estreia melhor. Livro que mexeu com tantas emoções e, mesmo após o final, me acompanhou por alguns dias em minhas reflexões.

Há tanta complexidade nas relações familiares e sociais de Virgínia que é impossível não estabelecer logo uma enorme conexão com ela. Sua vida é tão cheia de melancolia, angústia e procura por entendimentos e pertencimentos que é difícil não se ver, em muitos momentos, no lugar dela.

O romance, a meu ver, é sobre a dor de não se ver acolhida e pertencente à lugar algum. Virgínia, enquanto criança, não se sentia parte da vida da mãe - que tinha a saúde mental acometida de forma grave - junto do tio Daniel. Assim como não conseguia se visualizar enquanto uma pertencente da vida de seu pai junto das irmãs.

A relação pai-filha ao invés de amor, tinha frieza e ausência. As relações entre irmãs era frágil, marcada por exclusões e disputas. Amizades também não existiam, Virgínia não conseguia adentrar à ciranda de Otávia, Bruna, Afonso, Letícia e Conrado. Não se sentia à vontade no humilde lar da mãe, mas também não pertencia ao luxo da casa do pai. O colégio interno pareceu uma solução, mas nem a distância foi capaz de amenizar a necessidade de Virgínia de se encontrar.

Se encontrar em uma viagem em si própria, entender seus gostos, sentimentos e desejos. E se encontrar no pertencimento das relações da vida. É sobre isso o romance, a busca por pertencimento, por entendimento e amor de si. Sobre descobrir qual o seu lugar no mundo. Por isso Virgínia é uma grande personagem, porque ela permite que dentre as várias facetas da vida, criemos uma conexão com a sua própria busca.

Como em dado momento do livro ela reflete ao observar a libélula: ?mais importante do que nascer, é ressuscitar?. É entender que nunca é tarde para ir em busca de si, desfrutando do seu próprio autoconhecimento e própria companhia. É perceber que não vale a pena a dor de tentar permanecer ou se adequar a relações que não nos cabem e ferem. Virgínia se liberta em uma viagem em busca de si e de viver a sua vida a seus próprios termos.

Livro magnífico!
João 04/01/2022minha estante
leia seminário dos ratos! é uma coletânea simplesmente magnífica ?

Paloma 05/01/2022minha estante
opa, não conhecia. Obrigada pela indicação, João!