Império de verdades

Império de verdades Luiz Philippe de Orléans e Bragança

Resenhas - Império de verdades

Carlos531 04/08/2022

Império de Verdades
Está obra escrita por um descendente da família é muito interessante. Primeiro porque mostra porque no Brasil ainda hoje há este hábito terrível de destruir reputações costume esse que já veio com a corte portuguesa para o Brasil e que ainda se cultiva por aqui. Nesta obra mostra um Dom João VI diferente do que aprendemos por aqui com nossos historiadores e professores principalmente os universitários. Este D. João que ludribiou nada menos que Napoleão Bonaparte que na época conquistava praticamente toda Europa, vindo com toda sua corte para o outro lado do mundo fundar um país e que o fez em apenas 13 anos portanto não era aquele indolente que sempre nos fizeram acreditar. Segundo mostra com clareza quem foi D. Pedro I que na minha opinião foi o primeiro herói brasileiro se não um dos poucos que tornou o Brasil independente e criando nossa Nacionalidade. E em terceiro mostra de fato o que é uma mulher empoderada, D. Leopoldina uma mulher que junto com seu marido trabalhou muito para tornar o Brasil independente, austríaca de nascimento, filha do rei da Áustria, teve aqui 7 filhos, inclusive um deles D. Pedro II, mas que amava o Brasil e sua gente, foi regente por diversas vezes na ausência de seu marido, também agindo com uma verdadeira diplomata para ter o reconhecimento de nossa independência por outros países. Uma ótima leitura para se conhecer as verdades sobre a história do Brasil.

Daniel 18/02/2024

Enaltecendo heróis
O livro se propõe revelar quem realmente foram as figuras libertadoras de nosso país, desconstruindo uma imagem associada a eles por "historiados" e novelas que tratam a família real como covardes, mal educados e ignorantes. O livro está longe de ser uma mera ficção, sendo uma prova documental, com a devida referência a livros, cartas e textos da época que comprovam a perspicácia e virtudes da Realeza brasileira. Os feitos retratados neste livros enaltecem figuras que hoje deveriam ser tratadas como heróis e não são.

Excelente livro.