A caixa de música

A caixa de música Lu Piras

Resenhas - A caixa de música

Fabi | @ps.leitura 19/01/2023

{resenha feita no blog}
Seria possível uma caixa de música com uma bailarina transformar a vida de alguém? Sem dúvidas para Carolina e Beatriz esse pequeno artefato mudou completamente o destino de ambas.

Aqui vamos conhecer duas personagens, em dois tempos diferentes:

A Beatriz é uma personagem do século 21, totalmente empoderada e determinada naquilo que deseja e sempre sonhou. Porém, com a chegada do COVID em 2020, sua vida também acaba mudando e ela vê a necessidade de adiar seus sonhos.

Só que algo muito diferente acontece: ela compra uma caixinha de música, com uma pequena bailarina, onde a moça afirma ser uma relíquia e Beatriz se vê totalmente apaixonada e presa naquele pequeno objeto. E aí, algo acontece que a faz acordar em 1900.

E é quando conhecemos Carolina, uma personagem que ao mesmo tempo que quer respeitar os pais e fazer tudo como manda o figurino da época, ainda existe algo dentro dela que quer ir além; que quer mostrar que ela pode mais do que ser esposa do pretendente que nem ela mesma escolheu.

E o mais engraçado de tudo é que Carolina também possui uma caixinha de música igual da Beatriz. Como seria possível? Como essas histórias se cruzaram? E da mesma forma que Beatriz chega em 1900, Carolina é transportada para a atualidade e vivencia algo totalmente diferente do seu mundo.

Que loucura, né? Imagina você acordar, de repente, séculos atrás, com um cotidiano e um mundo completamente diferente do qual está acostumado. Provavelmente eu não me acostumaria em uma época como essa e entraria "em parafuso" para tentar encontrar respostas e modo de voltar para a atualidade.

E inicialmente é exatamente o que acontece com as nossas personagens, afinal, como explicar o que aconteceu com ambas? E cada uma vai descobrindo mais sobre a outra, sobre o tempo em que estão, como as coisas acontecem ou aconteceram na época e vão tentando se adaptar enquanto não encontram respostas.

O mais interessante de tudo é a forma como Beatriz parece se adaptar bem ao passado e a empolgação em conhecer um dos seus autores favoritos - Machado de Assis. Ela soube como explorar tudo à sua volta e fazer dessa a sua nova realidade. Já Carolina demorou um pouco mais para entender tudo o que estava acontecendo, porém, o mais belo sentimento ajudou-a encontrar o seu caminho.

Estou falando do amor, é claro. O sentimento mais poderoso e que é capaz de ultrapassar tempos e até mesmo séculos. Nessa jornada, ao meu ver, cada uma tinha a sua missão e precisava encontrá-la e foi exatamente o que presenciamos no decorrer de cada capítulo.

Além disso, Beatriz e Carolina acabam descobrindo mais sobre si mesmas nessa jornada. Existe uma explicação para que isso tenha acontecido? Sim e vamos descobrir nos capítulos finais, mas o amadurecimento e o reconhecimento sobre quem elas realmente são, é algo que fica bem marcado em cada capítulo.

Gostei da forma como a Lu Piras apresentou essas passagens de tempo, fazendo com que o leitor entendesse perfeitamente o que estava acontecesse e até mesmo fizesse parte da trama em alguns momentos. Gostei do livro, gostei da escrita, mas não consegui me conectar tanto com as personagens e até mesmo com a obra como eu esperava.

De qualquer forma, foi a minha experiência com o livro, mas ainda assim acredito que seja uma obra que conquiste o coração de muitos outros leitores, afinal, quem gosta dessas "viagens através dos séculos" e que intercala entre um romance contemporâneo e um romance de época, com certeza vai adorar conhecer a jornada a Beatriz e Carolina em "a caixa de música".

site: https://www.psamoleitura.com/2023/01/resenha-a-caixa-de-musica-lu-piras.html

Tiffany 09/07/2022

Largada das leituras da Bienal
O livro é gostosinho de ler, bem escrito e traz algumas coisas bem legais.
Ele conta as aventuras de Beatriz e Carolina que mudam de lugar no espaço tempo de 120 anos entre o começo da República e o começo da pandemia do covid 19 enquanto elas buscam seu próprio tempo e seus próprios amores.
1. Gostei de como a autora coloca as personagens como extremos opostos e de como desenvolve a narrativa através disso.
2. Achei preciocissima a forma como ela preserva a identidade politica e social da história brasileira no contexto do livro. Muitos livros de época são pura pegação e com pouco conteúdo de verdade, nesse livro você ve contexto, ve historia, ve crise. Ve tudo.
3. Existem, claro, algumas coisas fantasiosas demais no livro se você pensa na troca das personagens... mas da para relevar
No final das contas, gostei da leitura. Recomendo para quem gosta de romance, recomendo para quem quer algo com diversidade. Além disso, deu-se a largada para mimhas leituras pós Bienal do Livro de São Paulo 22.
Maria5182 15/02/2023minha estante
Também comprei na Bienal de SP em 2022 e a Lu até assinou meu livro. Comecei a ler essa semana e tô gostando bastante

M. Pattal 20/09/2022

Uma viagem no tempo sensacional
Amo o tema viagem no tempo. Quando soube que o livro incluía este assunto, não demorei a adquirir. Fui surpreendido pela maneira como o tema foi tratado de forma tão inovadora e original. A autora nos leva a passear pelo Rio de Janeiro de 1900, ao mesmo tempo em que revivemos cenas da pandemia de 2020. Isso tudo envolto em muito romance, encontros, desencontros e reencontros, enquanto somos levados à reflexão sobre temas tão sensíveis na atualidade. "A Caixa de Música" é um livro inspirador. Recomendo fortemente.

Naty @livrossaofilhos 16/08/2022

Maravilhoso!
Imagina se você comprasse uma caixa de música e num passe de mágica acordasse em outro século no corpo de outra pessoa?

Uma está no final do século 19, tem o sonho de ser estilista, mas os pais querem que se case com um homem que não ama. Outra está no século 21 e vai participar da Fashion Week quando a pandemia chega e faz o mundo parar. Elas não se conhecem, mas tem sonhos em comum e estão conectadas por um objeto mágico uma caixa de música que vai mudar seus destinos!

Esse é o melhor livro de viagem no tempo que eu já li! Fiquei encantada e admirada com a capacidade da autora de criar personagens tão reais com diálogos engraçados, profundos e perspicazes cada uma fora da sua realidade.

Beatriz vai parar no século 19 e sente na pele todo o machismo da época, mas também vivência experiências incríveis e o amor também. Enquanto Carolina tenta se acostumar ao século 21 onde há mais liberdade, mas também muitos desafios para ela que até então era ensinada a obedecer.

Os personagens secundários são apaixonantes e parte importante da história, cada século tendo um/uma melhor amigo(a) deixando tudo melhor. Esse foi o primeiro livro que li da autora e estou apaixonada! Ler "A caixa de música" foi como assistir um filme que fala de romance, viagem no tempo, mulheres empoderadas, destino, literatura e escolhas.

O livro tem mais de 350 páginas que eu devorei rapidamente, a cada capítulo eu estava mais e mais envolvida pela narrativa gostosa que a autora tem e torcendo pelas personagens. O livro é dividido em duas partes e as reviravoltas mexeram diretamente com meu coração.

Durante a história temos pinceladas da cultura brasileira, muito romance e principalmente literatura, a pesquisa da autora para entregar uma história inspiradora é nítida. Esse é um livro esplêndido que merece ser lida por todo mundo.

Michel 15/07/2022

Um livro que merece virar série na Netflix!
Li depressa, não larguei enquanto não terminei. A autora descreve tudo de forma que você sente como se estivesse vivendo a história também. Imaginei que pode ser uma ótima adaptação audiovisual. Gostaria de assistir e ver os personagens ganharem vida na tela. Gostei especialmente do Bernardo. Beatriz e Carolina são protagonistas que eu adoraria ter no meu círculo de amizade!
Uma história que aborda temas importantes de forma cuidadosa, que traz conforto e bons sentimentos. Imersão total no século 19, me levando a conhecer o Rio de Janeiro daquela época. Dá pra ver que a autora pesquisou e o resultado é um livro que diverte, emociona e traz conhecimento.

Lay 17/12/2022

Resenha
Fazia muito tempo que não tinha o prazer de ler uma história da Lu e A Caixa de Música foi uma grata surpresa. Amo histórias com viagem de tempo.

Beatriz Giacomini é uma jovem estudante de moda de vinte e dois anos prestes a se formar que viajou para Paris para uma última inspiração para seu projeto de conclusão de curso, o que a deixaria com pouco tempo após o retorno para terminar tudo. O que ela não imaginava era que ficaria presa lá por mais um tempo por causa do início da pandemia de Covid-19, mas foi o suficiente para ela encontrar um antiquário onde gastou seus últimos euros com uma caixa de música que mudaria sua vida completamente.

Quando finalmente conseguiu voltar ao Brasil, mais precisamente para sua casa no Rio de Janeiro, o mundo ainda estava uma loucura por causa da pandemia (oláááá, ainda está), reencontrou o namorado que não era assim o melhor cara do mundo, mas mal teve tempo de aproveitar sua volta para casa, pois, naquela noite, algo mágico aconteceu.

Carolina Oliveira tem dezenove anos e é filha única do Barão dos Tecidos e está noiva do filho de um fazendeiro de café mesmo que tenha passado os últimos anos suspirando pelo médico da família, Luís Eduardo Mesquita, de trinta anos. Porém, vivendo no final do século XIX, sabemos que um casamento por amor ainda era algo muito raro. Os pais de Carolina voltaram mais cedo de uma viagem a Paris para passar as festas de fim de ano com ela e com eles trouxeram uma caixa de música que mudaria a vida da garota para sempre.

Diferente da maioria das histórias e filmes de viagens no tempo que já li e assisti, Carolina e Beatriz trocam de corpos, então, Carolina acorda no corpo de Beatriz, no Rio de Janeiro no ano 2020 e Beatriz acorda no corpo de Carolina no Rio de Janeiro do início do ano 1900. A confusão está pronta. Como elas conseguirão voltar para seu próprio tempo e sem causar muita bagunça?

Leia a resenha completa no blogue.

site: https://bloguedetudoumpouquinho.blogspot.com/2022/08/resenha-caixa-de-musica-lu-piras.html

lizmr_rm 31/12/2022

Um clássico nascendo
A leitura desse livro me levou para o século passado e ao mesmo tempo me colocou no presente. Com suas referências históricas e culturais impecáveis, para mim fica claro que esse livro tem tudo para se tornar um clássico da literatura brasileira. Amor, confusão, dúvidas, suspenses (a menor ideia do que vai acontecer segue o livro inteiro), tabus, diferentes sociedades e costumes, tudo misturado em perfeita harmonia criando uma obra magnífica. Indico a leitura como há muito não indicava um livro atual brasileiro.

Conceicao.Sanchez 20/01/2023

Maria5182 08/03/2023

Empolgante e emocionante
A sinopse: O livro conta sobre duas mulheres, Carolina que vive no ano de 1900 e Beatriz que vive em 2020, por conta de uma caixa de música meio bizarra elas trocam seus espíritos de lugar. E elas tentam a todo custo voltar para seu próprio tempo.

A Caixa de Música foi uma surpresa incrível para mim. Lu Piras constrói universos no passado e futuro extremamente fiéis a realidade e com respeito aos costumes de cada época. As personagens principais são encantadoras, mulheres fortes, determinadas, mas que também possuem suas fraquezas e inseguranças. Suas construções de narrativas são deliciosas de acompanhar, além da evolução de ambas.

Conseguir se conectar com as duas protagonista é um outro atrativo da história, pois acredito que todos(as) temos uma Carolina e uma Beatriz dentro de si.

Os dois homens que formam par com elas são de arrancar o fôlego também ?

Lu também consegue passar ao leitor todas as imagens do que está acontecendo na história. Sua mente facilmente associa cada cenário e monta a história, o que é muito importante ter essa construção para a história ser marcante.

E em diversos momentos eu ri tanto! Lu conseguiu, pelo menos pra mim, escrever uma típica novela brasileira. Parece que eu estava assistindo a novela das 18h de época com a das 19h mais "atualzinha".

Detalhe para os personagens mais fofos do livro que merecem destaque: vovô Peixoto, Iolanda e Alex. Vocês vão amar esses personagens ?

beca 17/01/2024

A caixinha de música
Livro muito interessante, cheio de mistério, romances lindos e muitos detalhes. Me emocionei com a parte da pandemia e achei extremamente importante as representatividades! Não estava esperando muito mas me surpreendeu, nem preciso dizer que indico né?

Julia 12/12/2022

Eu gostei bastante do livro, fala sobre duas meninas uma chamada Carolina e Beatriz que mudam de séculos e depois de um tempo fazem de tudo para ficar no tempo em que estão. Uma coisa que eu achei ruim é pelo fato de cada capítulo terem muitas páginas por exemplo umas 27 páginas cada capítulo, não gosto muito quando o capítulo é muitoo grande, mas gostei bastante desse livro, recomendo muito.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/04/2023

Vivendo em séculos diferentes, Carolina e Beatriz não se conhecem, mas estão misteriosamente conectadas por uma caixa de música – e este pequeno objeto mágico dará a cada uma a chance de revolucionar a própria vida, mudando seus destinos para sempre.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788550703336

valen.zubakin 18/06/2023

A caixa de música- Lu Piras
Por onde começar? Confesso que no começo achei que o livro ia ser só um romance com troca de corpos, porém me surpreendi durante a leitura. Lu Piras trouxe a história temas muito importantes a serem tratados. O enredo foi muito bem construído e a história se desenvolve de maneira fluida, o que me fazia querer ler cada vez mais. Simplesmente amei essa leitura!