Dalla

Dalla Ricardo Valverde

Resenhas - Dalla: a Menina-Luz

nando :) 13/07/2022

Ragnarök
Dalla é uma protagonista incrível, bem amável, e com uma história trágica.

O livro é inteiro sobre o Ragnarök, uma pena que a história não tenha muito desenvolvimento, as coisas só acontecem porque devem acontecer, não se aprofunda em quase nada, corrido. Mesmo assim, a história é boa e rápida de ler, possuindo início, meio e fim.

Recomendo para quem gosta de Mitologia em geral

Adorei o Loki?

Vitor16Hq 24/04/2023

Uma grande jornada pelos 9 reinos
Após ser curada de um câncer terminal e ser diagnosticada com um tipo de atividade cerebral acelerada que induz a loucura, Dalla é convidada a viajar pelos nove reinos nórdicos para encontrar as chaves para revitalizar a Yggdrasil, e iniciar um novo ciclo após o Ragnarok.

O livro já começa muito bem, apresenta os personagens que vão protagonizar a história, a relação entre Dalla e a família é algo bem usado ao longo de toda a narrativa. A apresentação do Jonathan é bem feita, foi um bom personagem.

Todas as descrições do ambiente ajudam muito na imersão, tanto as partes em que se passam na Islândia, quanto os nove reinos, todos são muito bem descritos, dando a sensação de realmente estar viajando por eles.

Os elementos da mitologia nórdica são muito bem utilizados, tanto que dá para terminar a leitura sabendo mais sobre essa mitologia.

A participação do Loki foi muito boa, ele rouba a cena toda vez que aparece, e é um dos melhores personagens do livro.

A parte de Helheim é uma das minhas partes favoritas, junto com uma batalha em Midgard, uma das melhores batalhas que já li.

O desfecho de cada personagem foi bem escrito, muitas cenas impactantes, a primeira vez que os gigantes de gelo aparecem é espetacular. E quanto ao final, é um dos finais mais emocionantes que já li, conseguindo fazer os olhos lacrimejar um pouco.

Marcelo Siqueira e Ricardo Valverde contaram uma grande história. Que dificilmente vai ser esquecida.

Mayara 17/11/2022

É uma leitura interessante, principalmente para quem gosta de Mitologia Nórdica, contudo na minha opinião faltou aprofundamento sobre a personagem principal e também de outros personagens.

cecilia 11/03/2023

Razoável.
O livro é razoável. Desde o início a história não me prendeu, ele é extremamente cansativo e confuso. Algumas vezes, interlaca-se o passado e o presente e eu detesto isso.

Na maior parte do tempo, senti que nada tinha coerência e a história foi arrastada. A leitura não funcionou para mim.

(Mas a escrita é boa).

Luis 05/09/2022

Dalla, a menina luz é uma história sobre uma garota e sua jornada, sobre escolhas, consequências, ordem, caos e transformação.

Após ser visitada por um homem misterioso no hospital a jovem Dalla é curada de um câncer que deveria matá-la. No entanto, sua benção é também uma maldição e agora ela possui uma missão muito perigosa e importante, salvar o futuro dos nove mundos!

Acompanhamos Dalla em uma jornada para garantir o futuro da criação onde nossa protagonista precisa reunir o poder das runas dos nove mundos ao mesmo tempo em que questiona suas decisões e até sua sanidade. Uma jornada difícil e muito bem pavimentada com um bom conhecimento da mitologia nórdica por parte dos autores.

É uma saga que traz aos nossos dias os desafios dos mitos antigos dos homens do norte, uma história boa e que nos cativa pelos símbolismos que permeiam as páginas do livro. Recomendo o livro para quem ama uma boa saga nórdica!

?O que gostei
A mitologia foi muito bem tratada na história e amei a forma como a magia é descrita na história. Os poderes de Dalla assombram e nos dão medo justamente porque entendemos as consequências que eles trazem à história. As paisagens dos nove mundos e seus protagonistas também roubam a cena, nos mostrando facetas muito distintas de cada um deles, o meu favorito, de longe, foi Loki e Fanthom!

?O que não gostei
Os personagens poderiam ter sido melhor trabalhados. Os sentimentos deles foram mais ditos do que mostrados ao longo da história e isso fez com que eu não conseguisse sentir o afeto que deveria pela Dalla e todo o elenco de apoio. No entanto, o livro é sobre a jornada e não sobre ela. Só acredito que se mais sobre os sentimentos e pensamentos dos personagens fosse mostrado ao leitor na forma de gestos isso teria tornado o fim do livro muito mais impactante.

rafaellahadassa 01/02/2023

Poderia ter sido o melhor livro de mitologia nórdica
Demorei mais do que gostaria e mais do que achei que levaria, para ler esse livro.
Depois de muitas paradas e relidas em vários capítulos eu continuo batendo na mesma tecla do início, temos aqui uma desenvoltura maravilhosa quando se trata na mitologia e nos cenários descritos na história, o problema é que essa história nos traz a sensações de como se estivéssemos assistindo um Avatar em quesito de CGI e imagens, mas um roteiro de Sharknado. A profundidade em sentimentos também é algo que tem que ser levado em consideração em um livro, principalmente quando se trata de uma menina comum que vai levar o Ragnarok aos mundos, o que consequentemente vai matar infinitas formas de vidas.
Podemos entender que o foco é no Ragnarok em si, que ele tem que ocorrer, mas Dalla é muito desumanizada para que tudo possa ocorrer, temos alguns pouquíssimos lances de humanidade quando temos ela com Jonatan, que também foi algo muito rápido, muito mal desenvolvido.
Volto a repetir, o problema foi não ter uma profundidade maior nos sentimentos e na expressão deles, nas falas muito escassa durante todo o livro. Havia capítulos onde tínhamos 3 parágrafos de fala e 3 páginas de descrição de cenários.
Se um dia esse livro for relançado, com mais falas, um desenvolvimento maior nos relacionamentos, uma profundidade maior nos sentimentos da protagonista e principalmente uma capa onde a protagonista tem os cabelos iguais aos descritos no livro.