Aprendiz de Cozinheiro

Aprendiz de Cozinheiro Bob Spitz

Resenhas - Aprendiz de Cozinheiro

Rachel 13/01/2013

Adorável!
Um livro de viagens e de gastronomia, com a história de um coração machucado a ser curado no meio.

Patricia 31/01/2012

Aprendiz de Cozinheiro (Desafio Literário 2012 - Janeiro - Gastronomia)
O livro é um prato cheio para quem gosta de gastronomia e viagens. O autor descreve seus percalços pela França e pela Itália, países onde freqüentou escolas de culinária, aprendeu com ótimos professores (alguns não tão bons, como “Madame”; outros, chefs renomados, como Bruno Sohn) e conheceu cozinhas de restaurantes estrelados.

Ao contrário do que pode parecer, à primeira vista, nem tudo foi uma festa. Foi desprezado por algumas pessoas, tratado com desdém por outras, e até perseguido por um chef francês enlouquecido que não queria um americano em sua cozinha. Mas, no final das contas, foi uma experiência sensacional. Verdadeiramente enriquecedora.

Além da narração das aventuras gastronômicas, repleta de descrições minuciosas de aromas e características de diversos ingredientes e pratos, me encantei com as informações detalhadas das pequenas (e antigas) cidades. Fiquei com vontade de conhecer várias delas, como a medieval Beaune, na região da Borgonha (França), composta por muros e ruelas estreitas, procurada por turistas em razão do seu colorido Hôtel Dieu e das suas lingüiças curadas ao ar livre, nas barracas junto à Praça Carnot.

Uma boa surpresa foi encontrar no livro algumas das receitas preparadas pelo autor durante a viagem. Ainda não experimentei nenhuma, mas pretendo preparar aquelas que me deram água na boca. Umas são realmente surpreendentes, como a "sopa de abobrinhas do Mediterrâneo". Algumas são simples mas, ao mesmo tempo, possuem algo de inusitado, como o “salmão en papillote”. Outras são absolutamente diferentes, como a "tatin aux cepes", que me pareceu espetacular.

Enfim, foi mais uma agradável leitura desse mês de janeiro... Um ótimo passatempo, em especial para os aficionados por gastronomia e viagens. Recomendo!

Resenha publicada em: http://diariosdapaty.blogspot.com/