O plano Flordelis

O plano Flordelis Vera Araújo

Resenhas - O plano Flordelis

Guilherme_Messias 07/09/2022

Sem polarização mesmo falando de crime, religião e política
O livro explana todo o caso e a história da Flordelis, desde suas origens, trajetória até os dias de hoje, onde a mesma aguarda a sentença.

Sinceramente acho que seria melhor o livro ter sido lançado após a resolução do caso, principalmente com a condenação da personagem principal, aparenta uma sensação de que foi lançado as pressas e está faltando o final.

A segunda coisa que me incomodou foi a autora repetir os mesmos fatos dos depoimentos durante toda a leitura. Ela segue uma linha do tempo linear e durante fatos chaves ela usa trechos de depoimentos dos envolvidos, porém, quando chegamos no momento das audiências, ela retorna as mesmas declarações, inclusive com as mesmas palavras, deixando a leitura consideravelmente repetitiva, pois, uma revelação que deveria ser bombástica já foi exposta anteriormente.

É bem informativo e jornalístico, não existe muita opinião própria da autora, para quem não conhece ou sabe muito por cima do caso, está obra é perfeita, pois não temos polarização de opinião, levando em consideração que trata abertamente sobre temas como política e religião.

Estou no aguardo da obra do Ullisses, ambas apresentam a mesma história, porém, com perspectivas completamente diferentes. Com certeza, mudarei de opinião sobre este obra.
Dani 19/05/2023minha estante
Terminei o livro de ulisses sobre este caso...pretendo iniciar esse tmb

Guilherme_Messias 20/05/2023minha estante
Na época que escrevi a resenha não tinha sido lançado o do Ullisses, eu já li e é muito diferente rsrs, o livro da Vera Araújo é muito mais jornalístico, o do Ullisses é bem narrativo. Caso acabe este livro recomendo a leitura do Dossiê Flordelis, na minha opinião é o mais completo dos três.

Dani 20/05/2023minha estante
Vou procurar sim esse ..obr pela indicaçao

Simone de Cássia 06/10/2022

Livros de cunho jornalístico costumam ser bons, e esse não fugiu à regra. Bom no sentido informativo e esclarecedor ( e como!), porque como história familiar é triste! Misericórdia! Isso é que é " usar o nome de Deus em vão". E o pior é saber que "falsos profetas" (como essa "de lis" que de flor não tem nada) estão espalhados por aí, tramando, arquitetando, enganando... E as ovelhas, seguindo pro abate!
Gleidson 06/10/2022minha estante
Eu achei a premissa desse livro bem interessante. Bom saber que vc gostou. Vou ver se consigo ler ele.

Simone de Cássia 07/10/2022minha estante
Gleidson, vamos combinar que esse seu Rio de Janeiro vive dando material para livros bombásticos, né?? rs rs

Gleidson 07/10/2022minha estante
Que nada, Simone, o Rio de janeiro continua lindo... SQN. Kkkk

Simone de Cássia 08/10/2022minha estante
Verdade incontestável... o RIO continua lindo mesmo... masssssss... kkkkk

roses in winter 22/07/2023

O plano flordelis - 2023
Livro muito bom, gostei bastante da forma que foi escrito. recomendo, cinco estrelas.
obs: a nota que eu dei é pela forma que a escritora escreveu o livro e não pela história.

Erick Simões 29/11/2023

Uma confusão só
O livro é super bem escrito, bem desenvolvido e tem excelente descrição do caso e toda evolução, peca por ser concluído antes do julgamento da Flordelis, mas o que surpreende mesmo é o quanto a história desse povo é bagunçada e cheio de pormenores.

Dayfreitas22 11/02/2024

O Plano Flordelis
Enfim termineeei LoL

?O livro conta a trajetória da infância a ex Pastora e ex Deputada Federal Flordelis até o momento em que sua casa, família se transforma em uma organização criminosa onde o poder e a ambição toma conta e o que era pra ser um lar afetivo e afetuosose torna um lugar de favoritismo, de ambição e morte.?

A autora @varaujo1 faz questão de frisar que não se trata de uma biografia. O livro é uma reportagem detalhada da trajetória da pastora, que foi muito além do que ela sonhava.

?Em junho de 2019, Anderson do Carmo foi assassinado na garagem da casa onde vivia com a mulher, Flordelis, e a maioria dos 55 filhos, em Niterói. O corpo do pastor tinha mais de 30 marcas de tiros, sendo que a bala que o matou foi disparada à queima-roupa, no ouvido direito, como destaca o livro.

Minha simples opinião é que ela é dissimulada desde o início, viu na na fé cristã a oportunidade de ganhar dinheiro e quando começou a ser controlada pelo seu marido Pr. Anderson do Carmo que também não era um santo começou a ver meios de se livrar dele usando assim os filhos que por ela tinham gratidão e fariam de tudo em nome dessa gratidão.

A leitura vale muito a pena pois é fluída, em alguns momentos tive conflitos em ficar ao lado dela ou não, mas nada justifica tirar a vida de um ser humano mesmo esse homem seja um crápula, o divórcio está aí, a lei está aí para ajudar, infelizmente a igreja impõe o que se deve ou não fazer em nome do casamento, porém vejo que Deus não pense dessa forma, não concorde em deixar uma mulher num relacionamento abusivo (meu pensamento)... Em contrapartida, se ela vivesse mesmo dessa forma que relatou, como conseguiria chegar tão longe? Como ela conseguiu ser tão articulada, ser cantora gospel renomada e a Deputada Federal mais votada em 2018? Mesmo sendo ele por trás pensando quem executava era ela...

Caio328 20/06/2023

Pastora sem rumo
Um crime que me chamou a atenção por sua complexidade em meio ao caos.
Um história cheia de contradições e com uma construção de décadas de ressentimentos entres os dois núcleos da família que chegou a ter 55 pessoas, sendo que não é um número comprovado.
Fazer a gestão de uma família desse tamanho, de várias igrejas e de um banco na câmara dos deputados foi o que deixou o patriarca dessa família sob a mira de uma arma que lhe custou a vida.
Mesmo após ler este livro e tendo assistido a mini- série fico com muitas dúvidas dos motivos que levaram ao crime.

Charleees 12/09/2023

A pastora da hipocrisia
??Publicado em 2022 antes do julgamento de Flordelis, o livro seria completo, se aguardassem a sentença, que ocorreu em 13 de novembro de 2022, para a publicação. Mas isso não afeta a leitura com os muitos desdobramentos do caso.

Oriunda da favela e desde criança criada dentro de uma Igreja evangélica, Flordelis era tida como uma menina de fé, uma escolhida de Deus. Tinha como meta fundar sua própria Igreja e viu na adoção desenfreada uma maneira de ficar conhecida e respeitada em todos os meios.

Mas a vida perfeita que ela exibia era pura armação. Atrás da mulher de fé conservadora havia somente uma mulher ambiciosa.

Cantora gospel, pastora de renome no meio evangélico e aproveitando da onda bolsonarista que levou os piores tipos de pessoas para o Congresso e Presidência naquele ano, Flordelis foi eleita a deputada federal pelo RJ com o maior número de votos do estado.

Ganhando cada vez mais dinheiro com suas Igrejas, com a política e com seus shows, ela tinha finalmente vencido a pobreza e dado a volta por cima como cantava em um dos seus hinos, mas o casamento perfeito que ela exibia, já não cabia mais nos seus planos de ascensão. Anderson, controlava sua carreira política, seu dinheiro, seus shows e as Igrejas, além de comandar a casa no RJ com os tantos "filhos" do casal.

Flordelis não queria desonrar a sua imagem perante Deus e a Igreja, então descartava a hipótese de se separar de Anderson. Para o pastor Sóstenes Cavalcante, matar, no conceito teológico, permite que Deus perdoe. Mas, a separação na Igreja evangélica só é aceita quando um dos cônjuges trai. Seguindo essa lógica, ela planejou a morte do pastor, se valendo de seu cargo como deputada e da sua imunidade parlamentar.

?? Impossível sair dessa leitura sem um asco pelos pentecostais que invadiram não só o país, como toda América Latina e a política, com suas falas recheadas de preconceitos, hipocrisias e conservadorismo. Esse é só mais um desses casos, de pessoas que se escondem atrás de uma bíblia para cometer atrocidades.

GIZ 15/01/2023

Livro investigativo sobre a ascensão e queda de Flordelis. A autora vai mostrando o projeto da protagonista, em montar sua igreja, virar pastora, cantora gospel, sua entrada na política em conjunto com o movimento de evangélico vota em evangélico, que vem crescendo nos últimos anos.
Podemos ver alguns detalhes da vida de Flordelis, que forjou uma família imensa para ter sua projeção. Difícil não ficar pensando na quantidade de pessoas que andam por aí mexendo com a fé das pessoas em prol de seus próprios desejos, pessoais e políticos.

jufe 15/01/2023

Uma ótima abordagem do caso Flordelis.
Após ver o documentário na Hbo e ver mais alguns vídeos no YouTube sobre o caso, me interessei sobre a narrativa dessa família tão complexa. Indico para quem quer uma abordagem menos sensacionalista do caso!

Biah 31/07/2023

Bom, porem cansativo
Leitura boa e estava curiosa, mas nos ultimos dois capítulos e meio cansativo e ja estava pulando letra, mas tirando esses dois ultimos capítulos, a leitura foi boa

Mariana 22/10/2022

Demais
Super detalhado, com fotos no final! Amei a escrita e a dinâmica da leitura.
Eu não acompanhei o caso pela Tv pq queria ler um livro tudo de uma vez!

Tatiana455 06/11/2022

Ao longo dos anos, Flordelis comoveu a todos com sua história e mobilizou uma rede de solidariedade envolvendo empresários e artistas enquanto ascendia no mundo gospel e abria caminho até a Câmara, em Brasília. Sempre ao seu lado, estava Anderson. Até que tudo ruiu e o homicídio de seu marido revelou uma complicada rede de intrigas familiares, segredos e contradições que, por fim, colocaria a viúva e alguns de seus filhos como principais suspeitos do crime.