O mundo à venda

O mundo à venda Javier Blas...

Resenhas - O mundo à venda

Luiz Pereira Júnior 30/10/2022

A economia como ela é
Resenhar (criticar, fazer uma sinopse) um livro de não ficção é sempre mais difícil do que escrever sobre uma obra qualquer de ficção. Afinal, como julgar o que não faz parte de nosso conhecimento e que, de uma forma ou de outra, está além do que temos conhecimento? Apenas pelo método do gostei ou não gostei?

Dito isso, “O mundo à venda” é um excelente retrato do modo de ganhar bilhões atualmente (e, sob outros nomes, desde sempre). Ao mostrar os ganhos m(b)ilionários dos traders (vai a palavra em inglês mesmo) em seus negócios muitas vezes escusos ao redor do globo, inclusive em nosso amado país, o livro nos abre os olhos ao invisível. Melhor dizendo, ao que está tão diante de nossos olhos que nem sequer o conseguimos ver. Afinal, todos nós lidamos com grãos, petróleo e metais todos os dias de nossas vidas, mas não conseguimos saber a fundo de onde esses produtos e seus subprodutos vêm, nem como são produzidos e comercializados, nem quem são os verdadeiros donos do poder.

Sim, o livro se parece um tanto com uma série de outras grandes obras (as obras-primas de Marco Polo e de Eduardo Galeano, além de “O Livro Negro do Capitalismo”, são os que me vêm à mente neste momento), mas nada tira o mérito dessa pesquisa grandiosa reveladora de fatos obscuros, jogando-os à luz da compreensão dos leitores comuns (e eu me incluo dentre eles).

Encerro essas poucas linhas com um paradoxo: para comprar esse livro, que fala do enorme poder do dinheiro, precisei esperar alguns meses para encontrá-lo por um preço mais acessível. E, mesmo assim, a bem da verdade, não saiu barato...