Indiana

Indiana Lina de Alexandria

Resenhas - Indiana

Fran 27/12/2020

Perdoar e Recomeçar
Uma história muito linda de uma mulher que passou por muitas dificuldades, mas que com o tempo e a ajuda de várias pessoas que passaram em sua vida, aprendeu a recomeçar e aos poucos perdoar as pessoas e os acontecimentos de seu passado.

Eu pessoalmente estava precisando ler uma história assim, de perdão e recomeço.

KatiaMaba 03/08/2009

Perdoar faz bem, apenas reflita sobre o seu bem estar.

Em virtude do nosso grau de evolução espiritual insistimos em conviver diariamente com as conseqüências do ato de não perdoar as pessoas que fazem parte das nossas lembranças não agradáveis.

O romance espírita "Indiana" de Lina Alexandria propõe ao leitor jamais esquecer que amar é o único caminho para evoluirmos neste plano. Amor da família, dos amigos da pessoa especial na nossa vida íntima, enfim, amar aqueles que não estão em nosso caminho por acaso.

Cínthia samm 07/04/2024

Boas lições
Livro descomplicado.
Tive dificuldade em acompanhar a linha temporal, mas as importantes lições superam essas questões.

Lola 10/01/2021

O perdão faz bem
Um livro lindo com uma história cativante que te faz refletir.

Um livro necessário sobre o sofrimento causado pela guerra e suas consequências e o quanto o perdão é libertador.

Leiam!

Amanda 31/12/2021

Um romance maravilhoso que me prendeu muito principalmente pela riqueza de detalhes da história. Sem dúvida me senti na Índia.

Milce 02/10/2009

liindoo !
nossa, o livro é muito bonito ! A história é bem legal, Natasha e sua vida é contada de maneira muito fácil, simples e de coração. Chorei várias vezes com o amor verdadeiro que econtramos às vezes e precisamos sempre dar atenção.

naniedias 23/06/2011

Indiana, de Lina de Alexandria
Natasha vivia com os pais na Polônia. Desde criança ajudava a mãe nas tarefas domésticas e depois que o pai adoeceu, ajudava-a a cuidar dele.
Mas tudo mudou quando a guerra começou. Ela foi capturada e enviada a um campo de concentração - onde sofreu abusos na mão de um tenente alemão e onde teve um filho - a quem odiou desde o princípio.
No final da guerra, encontra um indiano. Ele a levará consigo para a Índia e irá mudá-la para sempre.

O que eu achei do livro:
Indiana, de Lina de Alexandria é um livro memorável. Além de uma história cativante - uma mulher muito forte, que passou por diversas provações na vida, segue em frente e se torna uma vencedora - ainda contém ensinamentos tocantes!
Lina de Alexandria escreve de forma simples, porém profunda - você não será capaz de continuar a mesma pessoa quando terminar a leitura desse livro.
Natasha é uma mulher muito forte e luta muito por seus ideias. É uma delícia acompanhar a vida desse mulher lutadora - que ajuda a tantos quando pode.
Dois detalhes, entretanto, me incomodaram no livro. O primeiro foi o tempo que ela ficou presa. Aparentemente prese logo no início da guerra, segundo ela mesma passa mais de um ano preso (o que presumivelmente não é mais do que dois anos) e saí só quando os aliados já estão tomando os campos de concentração nazistas. O que me incomodou é o tempo que ela ficou presa - deveriam ter sido seis anos, para bater com as datas históricas de início e fim da guerra, mas não é o que acontece. E isso me deixou um pouco incomodada.
O segundo ponto é que a história é contada bem rapidamente - vários anos se passam. Eu realmente gostaria que a história se aprofundasse um pouco mais nos anos de vida da protagonista.
Mas nada disso atrapalha essa história - que é tão bonita! Indiana é um livro para todas as idades e para todos os gostos.

Nota: 7
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Graça 28/01/2015

Indiana conta a história de uma mulher forte chamada Natasha que enfrentou todo o tipo de horrores na vida. Começando pela infância pobre na Polônia com o pai doente, onde sonhava em se casar com Jan seu noivo, porém, após o falecimento do pai, ela foi levada pelos nazistas e separada dos restantes dos parentes.
No campo de concentração ela foi escolhida pelo tenente, onde ela ficava separada das outras e sofria abusos sexuais dele. Chegado a engravidar e rejeitar esse filho, que é levado pelo pai.

Depois de um tempo o tenente vai embora e ela acaba sendo violentada por vários homens e é nestas condições que consegue fugir. (A ordem cronológica me deixou um pouco confusa, pois não dá para entender quanto tempo ela ficou presa, eu imagino que cerca de dois anos, mas não confere com o tempo da guerra).

Dahalin estava à procura da filha e acaba encontrando Natasha, como a busca não é bem sucedida acaba voltando pra Índia e Natasha o acompanha, onde ela é acolhida pela família e ensinam sobre espiritualidade e os costumes e crenças da Índia. Ela passa ter gratidão pela família e adota os costumes e trajes, tornando-se praticamente uma indiana. Acalenta o desejo de encontrar a família, mas acaba indo trabalhar em Londres cuidando de uma criança o que futuramente descobre ser sua vocação, educar crianças.

Mesmo tendo aprendido muito na Índia com Dahalin e Shinara, ela não consegue perdoar e esquecer o passado e oscila em relação à fé e humor.
A partir então acontecem fatos inesperados onde ela é colocada a prova novamente, será que ela conseguirá vencer os traumas e perdoar para conseguir viver em frente?
Essa é jornada da Natasha em busca de conhecimento e paz interior.

A narrativa é gostosa e rápida, a autora descreve bem os sentimentos da protagonista o que não nos deixa indiferentes à sua dor. A diagramação é simples, com páginas brancas, o que não dificulta a leitura por causa do tamanho da letra, possui divisores de capítulos simples, bonitos e poucos, já que os capítulos são grandes. A capa é muito bonita, com relevo e verniz e cores vibrantes. Indico a leitura para todos que gostam de uma história forte, sobre sobrevivência e aprendizado!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/01/resenha-indiana-lina-de-alexandria.html#.VMl-OtLF_fI

Mika 25/11/2019

história surpreendente
Livro rapidinho de ler, historia que pega fácil, conteúdo empolgante, mas tudo acontece muito rápido e parece que fica uma lacuna este é o único defeito do livro. RECOMENDADO!