Paulo x Tiago

Paulo x Tiago Chris Bruno

Resenhas - Paulo x Tiago

Jonathan 24/07/2022

Se você tem dúvida se a salvação é somente pela fé ou por obras, ou ainda sobre qual o papel das obras na nossa salvação, então esse livro é perfeito para você. O autor é Chris Bruno, PhD pelo Wheaton College, e professor assistente de Novo Testamento e Grego do Bethlehem College & Seminary, a obra é prefaciada pelo professor de novo Testamento Douglas J. Moo.
Um livro pequeno mas direto e profundo, um estudo que lida com as principais questões que envolve a tensão entre Paulo e Tiago.
o Autor demonstra com maestria como harmonizar os ensinos do Apostolo Paulo e Tiago, deixando claro que ambos interpretam de forma bastante semelhante a avida de Abraão, enfatizando momentos diferentes da vida do Patriarca da fé judaica. Bruno divide o estudo em três partes: 1.A vida de Tiago e Paulo, 2.As cartas de Tiago e Paulo e 3.O legado de Tiago e Paulo. E finaliza com um Epílogo sobre Unidade, diversidade e fidelidade.
Além de mostrar a semelhança entre o ministério de Tiago e Paulo, ambos começaram sem entender a obra de Jesus, mudaram radicalmente sua percepção após ter um encontro com Cristo ressurreto indo então até o fim defendendo a fé e o Evangelho de Jesus. Demonstra como foi entendido seus escritos ao longo da história da Igreja e termina aplicando as doutrinas da Justificação e a Santificação de forma prática a nossas vidas e na vida da Igreja atual. O ultimo capítulo é sem dúvida a cereja do bolo. Simplesmente maravilhoso!
"Tiago e Paulo estão lutando a mesma batalha na defesa do evangelho, rechaçando ombro a ombro inimigos de ambos os lados. Tiago está lutando contra uma falsa fé que nega que as boas obras são o fruto necessário da fé salvadora. Quando nos voltamos para Paulo, vemos que ele está combatendo um entendimento errado das boas obras que deixa de ver a fé em Cristo como a única base para a nossa aceitação diante de Deus."
Paulo x Tiago, é um livro impar, em tempos onde vemos ensinos extremistas como legalistas ensinando que as obras são o que nos salva e por outro uma hiper-graça onde a fé é desconectada de boas obras, esse é sem dúvida um livro que todo Cristão irá se beneficiar com a leitura. Fica aqui minha forte recomendação.

Elber.Joaquim 02/05/2024

Bom!
Conciliador e explicativo. Esse livro traz uma biografia resumida de Paulo e de Tiago fazendo um apanhado histórico e bíblico que enriquece o debate e esclarece o ponto de vista de cada um deles.