Sobre Pedras e Flores

Sobre Pedras e Flores Eduardo Ribeiro Dias

Resenhas - Sobre Pedras e Flores

@blogcoisasdepaloma 02/09/2022

A vida pode te surpreender
Eu recebi este livro em parceria com e participei de uma leitura coletiva com o autor.

No livro, nós conhecemos dois personagens: Isaac vê seu mundo desmoronar quando seu casamento acaba. Agora ele não sabe mais que rumo dar à sua vida, já que sua esposa parece já ter seguido em frente e ele sente falta da sua filha. Já Elias passou boa parte da vida tentando dar orgulho ao pai, que ficou decepcionado ao descobrir que o filho é gay. Agora, Elias decide seguir a carreira profissional que sempre quis, saindo da empresa do pai, mas continua com muitas dúvidas e inseguranças.

Até que um dia, esses dois personagens se encontram e depois disso não voltam mais a ser como antes.

Ao longo do livro, somos apresentados a outros personagens que embarcam juntos nesse drama. Cada um com seus conflitos, traumas e cicatrizes, que precisam encarar seus próprios fantasmas para ser feliz.

O livro também aborda diversos temas como luto, alcoolismo, tem muita representatividade e nos faz refletir bastante sobre a maneira que conduzimos a bagagem da vida.

Foi uma surpresa muito boa e não posso deixar de agradecer pela oportunidade de conhecer esse livro e o autor.

Filósofo dos Livros 28/12/2022

AS PEDRAS E AS FLORES DE NOSSA CAMINHADA
Todos nós encontramos Pedras e Flores no Caminho. Geralmente, julgamos as Pedras como Grandes Problemas e as Flores como Símbolo do Amor. Mas a Verdade é que tantos Pedras como Flores são boas ou más conforme o uso que fazemos delas.

Flores podem ser usadas para enfeitar caixões. A princípio pode parecer algo bom fazer memória da vida de alguém que nos deixou, porém também pode nos lembrar a hipocrisia de nunca ter dito uma palavra amável em vida para alguém. Flores também podem servir para iludir. O rapaz oferece flores para a donzela e depois, simplesmente a abandona. Não há nada mais falso que um buquê de flores para iniciar algo que termina de forma abrupta sem nenhuma referência de amor e concretizando no abandono de uma pessoa iludida. Se você parar para pensar, o símbolo da Flor poderá ser usado para muitos atos de perversão, basta que o maldoso seja criativo.

A respeito das pedras, podemos pensar imediatamente em tropeços e pedradas na cara ou até corações de pedra. Entretanto, pedras podem ser sustento, alicerces e construções. A firmeza da pedra pode criar muralhas para nos proteger. Podemos até usar pedras para colher frutos de árvores que estão numa altura que não podemos tocar. Dessa forma nos alimentamos.

Pedras e Flores não nascem com destinos bons e maus definidos. O uso das Pedras e das Flores são definidos por nossas escolhas. Você já parou para pensar no que você fez com suas pedras e flores? E não estou falando apenas de pedras e flores físicos, mas das palavras pedras e palavras flores, dos abraços pedras e abraços flores, de um caminhar pedra e de um caminhar flor. No final das contas, tudo são pedras e flores. O que se usa para amar pode iludir e o que se usa para ferir pode construir.

Recentemente, fui agraciado com o livro Sobre Pedras e Flores, do autor brasileiro Eduardo Ribeiro Dias. Os protagonistas passam por situações de Pedras e Flores, não necessariamente as situações mencionadas na descrição acima, porém, de qualquer forma situações que me fizeram refletir sobre tantas Pedras e Flores que encontrei em minha vida. É incrível que personagens com tantas vivências diferentes das nossas podem ter tantos sentimentos, emoções e sensações tão parecidos que nos remetem a pensar em nossa existência. Acreditamos que somos tão singulares, porém, percebemos que somos tão plurais. Algumas vezes somos cópias, algumas vezes somos originais. Algumas vezes, nem sabemos o que somos. Mas a existência dos outros nos serve de espelho mesmo que embaçado para que pensemos em nós mesmos. Ao ver o outro, podemos cair num egoísmo e querer apenas o melhor para nós ou podemos cair na partilha de não querer que o outro sofra aquilo que não desejamos para nós.

Com Sobre Pedras e Flores entrei num processo de descoberta e acredito que todos que lerem esse livro podem também se descobrirem enquanto humanos ou enquanto seres que carecem de humanidade.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

livraria.da.mel 02/09/2022

As belezas e as dores do cotidiano
Em "Sobre pedras e flores" conhecemos Elias e Isaac, dois homens que estão passando por mudanças em suas vidas e que têm traumas e perdas do passado para lidar. Enquanto Elias pensa se deve ou não mudar de profissão, Isaac vê seu casamento chegando ao fim.

Quando comecei essa leitura as minhas expectativas eram altas e elas foram superadas, pois esse livro tem tudo. O autor escreve super bem e nos conta a história intercalando os capítulos com o ponto de vista de cada um dos personagens principais. Aos poucos vamos conhecendo melhor esses dois homens e as suas histórias.

Elias é gay e Isaac bissexual, e do encontro inesperado dos dois surge um romance que acompanhamos se desenvolver ao longo dos anos. Ambos tentam lidar com suas questões pessoais sem deixar que elas afetem o relacionamento deles. E é lindo de acompanhar essa relação, a narrativa é tão sensível e bem construída que me deixou super envolvida. O autor dedica bastante tempo à construção dos personagens e eles realmente parecem pessoas reais.

E não são apenas os protagonistas que brilham, os personagens secundários também me conquistaram. Principalmente os amigos do Elias, o Lucas e a Tati. Esse trio tem uma amizade tão linda de se ver que ao final eu queria mais. Outro ponto que eu adorei é a naturalidade com a qual o autor trata a bissexualidade do Isaac.

Esse livro foi uma grata surpresa, e eu recomendo muito. Fiquei encantada com os personagens e a forma como a vida deles parecia real, todos com seus defeitos e qualidades, errando e tentando acertar. Sendo apenas humanos buscando encontrar a felicidade e a si mesmos.

site: https://www.instagram.com/livraria.da.mel/

Larissa @laridallabrida 10/09/2022

Um historia que parece verdadeira
O livro é apaixonante.
Varios aspectos dele fez eu me encantar pela historia.

Os personagens são cativantes e verdadeiros - nada de historia fantasiosa com final feliz - temos personagens bem trabalhados e desenvolvidos ao londa da trama.

Musicas lindissimas são citadas ao longo do livro e também no nome dos capitulos - salvei vários na minha playlist.

Recomendo - otimo drama, bem explorado e lindo.

sandim_steh 02/09/2022

IG: @PAPEANDOSTEH
"Quero poder dizer que não vá. Que me escolha. Que ninguém no mundo vai sentir por ele o que eu sinto. Mas não posso, por mais que queira. Não por duvidar da extensão do que sinto por ele, mas por saber que qualquer um que se permita tomar o tempo necessário pra conhecê-lo de verdade, vai amá-lo tanto quanto eu. E isso não é um problema, pois não importa onde ele esteja, ou com quem ou fazendo o quê, ele sempre terá meu coração, e eu sempre terei o dele.?

{RESENHA: "Sobre Pedras e Flores - Eduardo Ribeiro Dias"} Neste livro vamos conhecer Isaac e Elias, dois homens adultos que acabam se conhecendo por um acaso do destino, ambos estão vivendo dilemas de suas vidas pessoais.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

LivrosdaAri 12/08/2022

Surpreendente
Gostei do livro desde a primeira página, realmente me prendeu e me inspirou muito...
o livro aborda temas importantes, conforme fui lendo me emocionei em diversas partes, grifei tanto esse livro...

A historia é tão interessante que me pergunto se não foi real, se não aconteceu de verdade... me apeguei muito aos personagens... foi difícil dar tchau para essa historia linda, quem sabe o autor escreve um segundo livro em....

Antigo 23/08/2022

Que história linda!!!
Ler Sobre Pedras e flores foi uma experiência fantástica r inesquecível para mim de tantas formas. O autor construiu um enredo cativante que ensina através de cada personagem, tratam de temas de extrema importância e nos ensina sobre o amor.

FAVORITADO com sucesso

SueSouza 24/08/2022

Muito Bom

Oi Pockets!
Nossa dica hoje é do livro Sobre Pedras e Flores do Eduardo Ribeiro Dias, que realizamos leitura coletiva organizada pela @lcagcomunicacao. Um livro que trouxe boas reflexões e debate com a galerinha da LC.

Na história conheceremos Isaac e Elias, que o destino os uniu por um acaso, mas que cada um a sua maneira transformará a vida do outro. Isaac está vivendo um momento difícil com o fim do seu casamento e tendo que lhe dar com seus problemas do passado que não só prejudicou seu casamento, mas também sua vida profissional. Ele anda meio sem rumo e quando encontra Elias encontra um novo sentido na vida.

Elias concluiu sua graduação em psicologia, mas continua trabalhando no escritório de contabilidade do pai, ele é muito fechado, tem medo de se relacionar devido seu último relacionamento e não sabe lhe dar com mudanças. Tem dois amigos fiéis desde o ensino médio e que são visto como uma trindade.

Issac é intenso e objetivo no que deseja. Elias é melindroso e receia se abrir. Aos poucos os dois encontram um equilíbrio, mas existem segredos envolvidos que vão mexer com os dois. Além disso, a vida deles será conturbada com os fantasmas do passado e atuais que interferirão na nesse relacionamento.

Essa é uma história que tem personagens reais, são imperfeitos, tem seus dramas e suas qualidades. Trazem reflexões importantes sobre amizade, luto, bullying, lgbtqia+, relacionamentos, alcoolismo e muitos outros. Em vários momentos os acontecimentos são emocionantes e ao mesmo tempo gera um mix de sentimentos por algumas atitudes dos personagens. E o final foi bem inesperado pra mim, e já quero um spin off viu Eduardo.

Super Recomendo a leitura e você encontrar o livro disponível na amazon e na editora Viseu.

#SobrePedraseFlores #LeituraColetiva #LCAgencia #LCSobrePedraseFlores #EduardoRibeiroDias #culturapocket #books #literaturanacional

Aline ig @escape.abacharel 30/08/2022

Ameiii!

A história de Sobre Pedras e Flores gira em torno de Isaac e Elias, dois personagens com seus traumas e corações partidos. E é então que o caminho dos dois se cruzam. Seria possível deixar tudo o que rolou antes da relação dos dois no passado? Como lidar com as perdas, com as inseguranças, com os medos?

Isaac teve que lidar com a perda de seu lar... as consequências de seus atos do passado fizeram com que ele, sua esposa Lílian e sua filha Olívia assistissem o fim do casamento.

Já Elias teve que lidar com a perda de um grande amor, que foi para longe... A distância é um grande determinante tanto para relacionamentos amorosos quanto para amizades e o livro Sobre Pedras e Flores aborda todos esses aspectos!
O livro, dividido em três partes, é um romance com muita representatividade, ideal para todos os leitores! :)
É uma obra nacional maravilhosa! Foi uma leitura bem fluida. Eu gostei bastante e me apeguei aos personagens, tanto os principais quanto os secundários!

A narrativa faz você ter uma imersão tão grande na história que é como se o Isaac e o Elias realmente existissem na vida real. Os problemas de vida, os traumas, as brigas, as dificuldades enfrentadas pelos personagens... tudo isso é tão da nossa realidade, é tudo tão verossímil que é impossível você não gostar ainda mais desse romance! Esse é um livro para ler e se encantar, se deleitar!

O autor @edoo.dias é mineiro e se formou em Letras, sendo também especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Curiosidade sobre o livro: cada capítulo de Sobre Pedras e Flores leva no título o nome de uma música, fazendo com que o livro tenha uma Playlist incrível

site: https://www.instagram.com/p/Ch4Yxx8OvM5/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Tempo de leitura 02/09/2022

Isaac está passando por momentos difíceis e por conta de seu passado conturbado, seu casamento chega ao fim e ele não sabe o que fazer.
Elias está fechado para o amor por conta de feridas que ainda não cicatrizaram e está na dúvida se continua trabalhando na empresa do seu pai ou segue para a carreira de psicologia no qual se formou recentemente.
Os caminhos de Elias e Isaac se cruzam, aparentemente este encontro parecia não dar em nada, pois os dois são totalmente diferentes, mas aos poucos eles vão se conhecendo e tentando encontrar um equilíbrio.
Os dois tem feridas e traumas, e alguns segredos surgirão no meio do caminho que fará balançar este relacionamento,
Será que Elias e Isaac estão preparados para enfrentar os fantasmas do passado e ficarem juntos?

Que livro incrível!
Achei que seria só mais um livro de romance, mas ao decorrer da leitura me vi conectada com os personagens que parecem reais, com seus defeitos, qualidades, traumas e que lutam para ter uma vida feliz.
A leitura conta com temas importantes sobre amor, amizade, luto, bullying, alcoolismo, lgbtqia+, família é relacionamento.
A história me prendeu desde o início, trouxe boas reflexões e aquele misto de sentimentos.
Não posso deixar de falar da amizade entre Elias, Tati e Lucas, eles são incríveis, aqueles amigos que podemos chamar de irmãos.
O livro é dividido em três partes e o título de cada capítulo é o nome de uma música, então o leitor pode acompanhar a leitura com uma playlist maravilhosa.
Uma leitura emocionante e marcante.

??Eu diria que isso é injusto, mas já vi demais da vida para isso. Quando ela foi justa com alguém, afinal???

??Ser amado e sentir-se amado são duas coisas distintas, e elas nem sempre andam juntas.??

laviedealine 02/09/2022

Livro: Sobre Pedras e Flores

? Autora: @edoo.dias

? Leitura coletiva com a @lcagcomunicacao

Antes de tudo vale deixar claro que esse é um romance LGBTQIA+, muito sensível e que vai fazer você ver a vida de outra forma. Nessa obra o autor trata de temas importantes, como o alcoolismo, perdas, abusos, depressão? tudo de forma que te faz refletir sobre essas coisas na sua vida própria vida.

O início da leitura foi devagar para mim, antes de Isaac e Elias se encontrarem, mas depois tudo de encaixa, você vê como os dois estavam destinados e se vicia na leitura pra saber como tudo vai se desenrolar.

De primeira simpatizei muito com Isaac, com seu jeito e os problemas que o mesmo vinha passando. Já Elias demorou pra me conquistar, mas quando conseguiu, foi de repente, ele é apaixonado pelo mundo das artes, por música e livros e isso é incrível.

Antes mesmo da metade do livro, eu já não conseguia parar a leitura, queria saber o que ia acontecer? me decepcionei com Isaac, chorei com o Elias, me surpreendi com o final, mas é com certeza o final merecido depois de todos os acontecimentos.

Eu quero um segundo livro? Com certeza!

Esse é um romance lgbtqia + que merece ser lido e reconhecido ????

Joaninha Literária 02/09/2022

Uma história emocionante, reflexiva é apaixonante
? Uma história dividida em partes, onde acompanhamos Elias e Isaac, duas pessoas que estão passando por mudanças e que irão ter seus caminhos cruzados?

? Elias é gay, está passando por um momento de se encontrar, em dúvida sobre diversas coisas, entre elas a sua profissão, seguir com o certo, ou arriscar com o incerto?

? Isaac está passando por um momento turbulento, em processo de divórcio, é cheio de culpa por acontecimentos no passado.

? O caminho dos dois vão se cruzar, Isaac e Elias são opostos, mas que juntos se completam, Elias cheio de feridas não cicatrizadas, já Isaac é cheio de traumas e segredos, além da culpa que carrega a bastante tempo, tem muita coisa no prato para digerir e para ficarem juntos terão que enfrentar muitas turbulências e sobreviver a tantas revelações.

?Ser amado e sentir-se amado, são duas coisas distintas, e elas nem sempre andam juntas.?

? Quando iniciei acreditei que seria apenas um romance, com uma carga de drama, mas como estava enganada! Enfrentamos tantos temas nessa história, Luto, Alcoolismo, Bullying, amizades e relacionamentos. O autor lidou com maestria em cada um dos temas, literalmente sofri, ri, refleti e me emocionei em diversos momentos. Acompanhar a luta e os traumas deles foi, uau ?. Preciso dizer que amei o final, foi surpreendente e não poderia ter sido melhor ?

? A história é dividida em três partes, e também os personagens secundários, que são muito importantes na trama, os quais adorei!

? Ah! E temos uma playlist para acompanhar a leitura que vai deixá-la
Ainda mais envolvente!!

bibliotecadamalu 26/08/2022

Uauuuuuu
Um livro que trata de assuntos muito importantes, desde alcoolismo à traição, sobre recomeços, segundas chances e o amor inesperado.

Isaac havia se divorciado a pouco tempo, ainda tentando aceitar isso, ainda tendo de lidar com as consequências de seus atos passados. Elias, um homem que foge de relacionamentos, com traumas do passado e muitas dúvidas a respeito de sua carreira. Um mais conturbado que o outro, eles se encontram e o destino não os solta mais, o passado de um cada um deles os deixará viver em paz? Eles serão capazes de lidar com todos os problemas que os afligem?

?? Esse leitura foi muito emocionante, a escrita do autor me surpreendeu muito, o desenvolvimento dos personagens foi impecável e o final do livro? Inesperado. Uma super indicação para vocês!

Leonardo 01/09/2022

Emocionante
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Sobre Pedras e Flores lançado pela Viseu. O livro é de autoria de Eduardo Ribeiro Dias e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Em "Sobre Pedras e Flores" nós conhecemos Isaac e Elias. Dois homens que beiram aos trinta e poucos anos e enfrentam seus dilemas e problemas, tanto pessoais como familiares. Elias, aos trinta e dois anos, luta em tentar encontrar um rumo para sua vida, mesmo tendo passado anos em uma faculdade da qual não sabe se irá prosseguir com profissão ou não, o temor de recomeçar tudo nesse estágio de sua vida (com amigos que já tem plano de carreira definido e até filhos em mente).

Lutando contra seus próprios demônios e memórias das quais gostaria de reprimi-las até o esquecimento (quando se assumiu para seu pai frio e distante), ao menos Elias conta com seus amigos para quaisquer desafios.

Já Isaac, por outro lado, se vê em um relacionamento do qual não preserva amor nenhum. Prestes a se divorciar, Isaac é demitido de seu emprego e tudo o que mais teme é passar mais tempo em casa, por sorte o rapaz tem uma filha que é sua alegria (uma das poucas), chamada Olívia.

A partir de momentos tão instáveis e delicados na vida de ambos, um encontro muda tudo, e a partir dele um relacionamento que poderá abrir novas perspectivas: tanto para Isaac como para Elias.

Um livro apaixonante que retrata nada menos do que a natureza humana. Fiquei impressionado pela leitura de "Sobre pedras e flores", do Eduardo Ribeiro, por conta da complexidade dos personagens e pela forma como o autor consegue desenvolver seus traumas e inseguranças de uma forma tão polida e tão verossímil.

Me encontrei muito em Elias, toda sua insegurança e receio em se abrir para as pessoas é explorado de forma brilhante. E, em contramão, temos Isaac que é muito diferente de Elias em diversos aspectos. A relação dos dois se dá de forma muito chocante nas primeiras páginas por se tratarem de opostos, mas é incrível ir acompanhando como essa dinâmica entre os dois protagonistas vai se fundindo e virando uma coisa só conforme a narrativa avança.

O livro é narrado a partir do ponto de vista dos dois personagens, intercalando entre capítulos, gostei muito da diferenciação entre a escrita de Isaac e Elias, quando me esquecia de quem o capítulo era narrado me atentava a escrita e logo associava a alguns dos personagens.

Além disso, o livro é relativamente longo, dividido em três partes com quase quatrocentas páginas na edição física, nem sempre o ritmo é acelerado (algumas partes pode ser um tanto cansativo), mas acredito que a experiência no final é muito recompensadora!

O autor traz uma série de temas importantes para serem debatidos, como o alcoolismo, o preconceito, bullying e algumas outras temáticas; tudo de forma responsável e que vai lhe arrancar uma lágrima ou outra no final poderoso que Eduardo escreveu!

@leituras.da.cah 03/09/2022

Sobre pedras e flores - maravilhoso
Elias é um homem que desde pequeno soube que não teria um relacionamento com mulheres. Ele fez amizade desde adolescente com Tati, uma garota plus size, e Lucas, um rapaz de cor.
Da escola para a vida adulta, eles mantêm uma forte amizade até hoje.
Isaac está passando pelo divórcio. Depois de um acontecimento em sua vida, que afetou não só seu casamento, como também seu trabalho, ele se vê meio sem rumo. Ele e sua ex- esposa ainda mantém contato devido a filha pequena, Olívia. Isaac não só está passando pelo divórcio como também por uma demissão, já que ele se mantinha sem motivação no trabalho, desde que um incidente aconteceu em sua vida e isso o afetou (o que aconteceu só será revelado mais tarde no livro).
Quando Isaac entra em um bar, ele chama a atenção de Elias, que está em uma mesa com seus amigos. Mas quando Elias tenta falar com Isaac, ele vê que ali não vai rolar nada.
Um tempo depois eles se reencontram em uma festa na empresa que Elias trabalha, que é de seu pai. Elias é contador, e trabalha junto do pai, mas quer ter coragem de sair e começar a trabalhar com psicologia. Isaac é engenheiro e está em uma nova empresa que tem relação com a empresa de Elias.
Ali Isaac mostra grande interesse em Elias, e trocam números de telefone, beijos e combinam de sair em um encontro.
Os dois começam a se aproximar e se conhecer melhor, e a se apaixonar.
Mas enquanto Isaac se vê em um relacionamento, Elias não quer ter um grande envolvimento, pois já se magoou muito com um relacionamento anterior.

Eles serão capazes de se abrir, revelar seus sentimentos, seu presente e passado?
Ambos guardam acontecimentos do passado para si. Isso irá interferir na relação?

Preciso dizer para vocês: leiam esse livro. Que maravilhoso!
Fluido e envolvente do início ao fim, é um livro que nos emociona.
O que mais gostei no livro foi os temas atuais abordados pelo autor, temas tão cotidianos, que podemos nos ver naquela situação, ou ver algum conhecido e familiar.
Ele fala sobre perda e luto, traição, sobre manter uma carreira para agradar um familiar, alcoolismo, bullying, divórcio? dentre outros.
O livro é narrado por ambos os protagonistas, trazendo sobre o momento presente, e onde vão relembrando coisas do passado que os moldaram da forma que são hoje: um relacionamento que não deu certo, a perda de um familiar, cometer um erro tão grave que isso até hoje pesa em sua consciência.
Aos poucos vamos conhecendo e torcendo por Elias e Isaac.
Sobre pedras e flores é sobre isso, coisas boas e ruins acontecendo na vida, altos e baixos, tristeza e felicidade.