Jogue limpo, mas vença

Jogue limpo, mas vença Michael Dell
Michael Dell




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Luiz Pereira Júnior 18/09/2022

Às vezes, o que se esconde é o que está mais à vista de todos...
Uma boa biografia, que pode não agradar a alguns por justamente ter muitos termos técnicos sobre os negócios das grandes empresas (mas isso, é claro, em nada diminui o mérito do livro). Fiquei me perguntando (sempre me pergunto isso quando leio a biografia de alguma celebridade – não perco tempo lendo biografias de pseudo-celebridades) se, na verdade, estaria lendo algo escrito por um ghost-writer, mas, nesse caso em especial, isso parece pouco importar, pois apenas o próprio autor teria conhecimento do que está sendo narrado.

Gostei das narrativas que o autor faz relacionadas a seus antigos professores. Sou professor, mas não sou cego em relação às idiossincrasias, aos erros e aos preconceitos de minha própria classe. Ponto para o autor por ser tão direto, tão objetivo e não endeusar uma profissão em relação às outras (mesmo que essa seja a profissão que eu escolhi e que eu não trocaria por nenhuma outra).

Mas, como toda biografia, apesar de contar os próprios erros, parece impossível não fugir das justificativas ou dos autoelogios. Nada que desmereça o livro, mas acabamos com a pulga atrás da orelha ao ver o autor escrever (desperdiçar?) páginas e mais páginas contra seu desafeto no momento em que seus planos (do autor) eram fechar o capital da empresa. Fiquei pensando se ele não fez a mesma coisa em algum momento de sua vida. Em outras palavras, será que ele sempre venceu jogando limpo?

Vale a pena? Se o assunto ou gênero fizer parte de seu nicho (autobiografias, capitalismo, negócios, investimentos, autoajuda empresarial ou qualquer outro nome da moda, coach ou qualquer outro termo da moda em inglês), vá em frente. Mas não se engane: eu comprei o livro principalmente para saber como ele desenvolveu seus notebooks (e porque a boa reputação deles parece ter caído tanto nos dias de hoje), mas ele foi bem reticente em relação a isso (melhor dizendo: apenas autoelogios e pouco mais do que isso).

Às vezes, o que se esconde é o que está mais à vista de todos...
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR