Guerra em Hollywood

Guerra em Hollywood Rogério Marques de Paiva

Resenhas - Guerra em Hollywood

Aryane 01/08/2022

Ótimo livro, muito esclarecedor.
Nesse livro o autor almeja tratar da importância do estudo crítico do cinema e de sua viabilidade como fonte de pesquisa histórica.

No início do livro ele dá um apanhando geral sobre a história do cinema, esclarece para o leitor o que são os blockbuster e também fala sobre como apesar do cinema ser um meio de entretenimento ele pode influenciar mais ou menos a opinião de quem está assistindo. Daí o interesse mútuo entre Hollywood e ocupantes do poder na política norte americana, afinal o cinema precisa que alguém o financie e o Estado precisa de alguém que valide as suas ideias frente a população. Ao longo do livro o autor apresenta argumentos para ressaltar que um filme não é desprovido da intencionalidade de influenciar, por mais que ele esteja ocupando o papel de entreter, haverá um discurso intricado nele, seja ele ideológico ou contraideológico.

Para provar os seus pontos o autor faz uma análise muito completa e sagaz de 3 filmes: Independence Day, Tropas Estelares e Mera coincidência. Eu adorei acompanhar todo o raciocínio envolvido nas 3 análises que eles fez. Diga-se de passagem, apesar de ser bem notável a escrita acadêmica utilizada pelo autor, não é difícil de entendê-lo, muito pelo contrário, ele tem uma linguagem bem acessível.

Durante a leitura aprendi várias coisas sobre cinema e com certeza todos os filmes que eu assistir daqui para a frente não irei vestir a máscara da ingenuidade, afinal não desejo ser manipulada ao bel prazer de quem está produzido o discurso. Após ler o livro, eu percebi e você talvez chegue a mesma conclusão que eu cheguei de que um filme pode falar muito sobre o tempo histórico em que foi produzido, mas seria muita inocência tomar o seu discurso como verdadeiro e imparcial sem as devidas análises críticas.

Vou ficando por aqui, qualquer dúvida, crítica, sugestão ou elogio é só deixar aqui nos comentários.😉