Ninlil

Ninlil Caroline Defanti

Resenhas - Ninlil

Carol 18/08/2022

Esse livro é uma obra de arte!
A história emocionante, a diagramação perfeita, as ilustrações, tudo colabora pra que a obra fique INCRÍVEL!
Saber que a Carol fez tudo isso sozinha só me faz admirar ela ainda mais, porque se escrever já dá um trabalhão, imagine escrever, ilustrar, diagramar, revisar e fazer a capa ainda?

Glazi 30/07/2023

Faces da Morte
Amei essa aventura junto de Ninlil, que nos conta sua trajetória de vida e de morte e nos mostra uma amizade verdadeira e um amor sincero que é duradoura através dos milênios.

leitor_existencial 05/09/2022

Melhor nacional lido esse ano.
Sabe aquela leitura despretensiosa que você acaba por ler e sente sua vida transformada de tantas maneiras? Pois é, foi isso que aconteceu quando li Ninlil.

Ninlil é uma Foice da Morte que tem por objetivo buscar as almas dos mortais nos seus últimos instantes de vida. Mas, certos acontecimentos a levam questionar tudo o que ela faz, chegando o momento em que Ninlil se recusa a levar uma alma. Mas, o que fez ela tomar essa decisão?

O livro me despertou muitos sentimentos, sendo uma leitura que mescla sensações de alegria, tristeza, amor pelos personagens e questionamentos acerca da vida.

Por mais que seja um livro que fala sobre a morte, a narrativa é sensível, não transformando a morte numa vilã, mas sim numa amiga que acolhe e trás paz às aulas cansadas e desesperadas (Se assistiram o episódio de Sandman com sua irmã morte, então é exatamente assim).

Ninlil é uma personagem cativante, além de ser engraçada e muito bem humorada, ela é inteligente, astuta e muito experiente no que faz. Ela permite-nos enxergar seu trabalho de uma maneira leve e nos deixa a mensagem de sempre aproveitarmos a vida, pois ela é uma dádiva e que no final o destino de todos nós será o mesmo, a morte. É inevitável.

A autora também nos trás festivais que celebram a morte, tanto o Obon japonês como El Día de los Muertos mexicano, trazendo uma pluralidade de tradições que tratam por homenagear seus entes queridos.

O plot da morte e luto foram um grande gatilho para mim, pois esse ano perdi uma pessoa muito importante. Mas, a história trouxe nuances que me fazeram ter uma pontada de esperança, pois acredito que de acordo com o livro essa minha pessoa foi acolhida gentilmente e hoje está tendo sua alma concertada na oficina da Dama Morte, para assim retornar a uma outra vida, cheia de oportunidade e alegrias, mesmo que eu não esteja com ela.

Portanto, para quem procura um livro sensível, cheio de significados e emoções, com temáticas que mesclam fantasias steampunk e o plot da morte, indico demais a obra.

Sério, há tempos não leio uma fantasia nacional tão boa e reflexiva. Então, dêem uma oportunidade para conhecer Ninlil e suas várias Faces da Morte.

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 06/10/2022

Uma fantasia nacional incrível e emocionante!
SOBRE A HISTÓRIA:
Iremos acompanhar Ninlil, uma Face da Morte, que tem o de verde buscar as almas quando é chegada a hora. Ninlil sempre foi dedicada e nunca deixou de cumprir seu dever. Até que um dia ela se depara com um mortal com um coração saudável. Ela não consegue entender porque ele tinha que ser levado, e começa a questionar tudo que sempre acreditou. Mas sua recusa em levar a alma do mortal a coloca diante de forças poderosas.

Alguns pontos que me fizeram amar essa leitura!

REFLEXÕES:
Você teme a morte? Este livro pode te fazer mudar de ideia.
Essa história traz várias reflexões não só sobre a morte, mas também sobre a vida. Mostrando para nós leitores o que há de mais belo em cada uma delas.
A morte não é algo ruim nessa história, a autora nos faz olhar para ela com outros olhos. Com muita sensibilidade a autora conseguiu transformar a morte em uma amiga, que vem até nós quando estamos com a alma cansada que necessita de reparos.

LIVRO ILUSTRADO:
O livro conta com lindas ilustrações feitas pela autora que deixam essa história única além de fazer toda diferença durante a leitura.
Ninlil é uma publicação de forma independente, além disso a autora Carol Defanti, fez todo trabalho gráfico do livro. É notável todo carinho que a autora teve na criação do livro e como ela se dedicou. A edição desse livro é simplesmente linda!

PERSONAGENS CATIVANTES:
Os personagens dessa história são extremamente cativantes e muito bem construídos, fiquei apaixonada por cada um deles! Em especial por Ninlil e Silas, que tem uma linda e longa amizade.

UNIVERSO MÁGICO:
Ninlil é uma fantasia steampunk, que tem um universo mágico e sobrenatural incrível! O livro é muito bem ambientado e imersivo, além de trazer alguns cenários nacionais.

site: https://www.instagram.com/p/CjYyheBLJdb/

Mayana - @12_demaio 07/10/2022

Excelente!!!
Ninlil conseguiu viver uma boa vida nos princípios da sociedade. Constituiu uma família e conseguiu ajudar as pessoas que passavam em seu caminho. Quando morreu, Silas a sombra da morte foi até seu encontro para torná-la uma das foices da morte.

Ao decorrer do tempo e passando por várias civilizações, Ninlil se torna umas das mas antigas e importantes Faces da morte, ela nos ensina que a morte não é o fim, e sim um recomeço, isso porque às almas coletadas pela foices são enviadas para reparo e volta em um novo corpo. Às foices então reencontra essa alma várias vezes durante o tempo, tornando responsável em sempre recolhê-la no momento certo.

Ninlil sabe a importância entre a vida e a morte, sabe lidar com seu ofício brilhantemente, até que um humano cruza seu caminho. Seria absolutamente normal isso acontecer se o humano não conseguisse enxergar a foice. Disposta a entender o porquê disso, Ninlil e Ronaldo criam um laço inesperado.

Foi o meu primeiro contato com a autora e eu simplesmente amei a forma de escrita dela, diria até que chega a ser poética. Apesar da temática do livro envolver vidas e mortes, a escrita é leve e fluida, o que se tornou uma grata surpresa.
A edição é uma surpresa à parte. Cheio de ilustrações, podemos ter uma base de como os personagens são de maneira mais clara do que só como foram descritos. Os capítulos são curtos o que eu amo!

Para finalizar gosto sempre de falar dos personagens, que são extremamente bem descritos em suas personalidades e muito cativantes! Não tem como não gostar de Ninlil, Silas e Ronaldo. Ninlil é determinada e forte, Silas é centrado e um excelente amigo e Ronaldo é o carisma em pessoa!

Leitura maravilhosa, rápida e cativante!

site: https://www.instagram.com/p/CjWTeE2LOu0/?utm_source=ig_web_copy_link

Vivi 07/02/2023

Eu, sinceramente, não gostei muito do livro.

Primeiro que ele tem uma pegada diferente do que imaginei, esperava um pouco mais de fantasia em volta da morte e ele tem uma premissa um tanto diferente. Ele tem uma pegada mais filosófica sobre a morte que não era o que eu esperava.

A história não me prendeu e acabei lendo sem prestar tanta atenção só para finalizar o livro que é bem pequeno.