Cidade dos Vilões

Cidade dos Vilões Estelle Laure

Resenhas - Cidade dos Vilôes

anaartnic 11/11/2022

Uma releitura de zootopia, só que ruim
Me interessei por ler o livro por achar a premissa dele interessante, um mundo a qual a magia cessou e existem grupos antagônicos: Narrow, pessoas que não tinha magia e os Legacy, que eram seres mágicos antes deste cessar. Além disso, a história promete ser um romance policial, com investigação. A sinopse é muito legal, mas o livro não é nada disso. Acho que me forcei a terminar justamente porque gosto muito do universo Disney, se não fosse isso eu teria abandonado.

O livro conta a história de Mary Elizabeth, uma garota de 17 anos, Legacy e que é estagiária em uma delegacia. Os seus pais foram mortos brutalmente e isso a motiva a lutar contra o crime e a violência que a sua cidade enfrenta.

Com esse contexto, o conflito se inicia: Mally F. Saint (Maleficient notaram?), colega de classe de Mary e filha de um homem rico da cidade, desaparece e Mary é escalada para investigar o seu desaparecimento junto a Bella, outra policial Legacy. Elas iniciam a investigação, e ao longo dela outros desaparecimentos acontecem e há um padrão: são todos jovens Legacy (e amigos de Mary).

A história se atém muito a cenas High School, isso acaba sendo cansativo e tirando o tempo para outras cenas de investigação (este não deveria ser o foco do livro?), além disso, as facções Legacy poderiam ser melhor exploradas pois são justamente a riqueza da história: Uma sociedade que perdeu a sua sustentação, a magia.

Uma coisa que eu notei é que o enredo tem uma semelhança muito grande com Zootopia, na jornada do herói e também nos acontecimentos, a única coisa que muda é narrativa do ser não-mágico ou mágico, diferente de presas e caças. Muitos plots acabam sendo bem parecidos também, então a história não possui muita originalidade, com um teor um tanto previsível.

O final é muito repentino, é total um blockbuster, onde as coisas acontecem muito rápido no desfecho e acabam ficando incompletas. Ainda que tenha continuação, acredito que alguns pontos poderiam ter sido melhor esclarecidos no livro 1.

A continuação ainda não foi lançada em português, eu sinceramente não sei se vou ler. Também não recomendo a leitura, a não ser que você curta muito o universo Disney e queria gabaritar os livros licenciados.

Wickedceci 05/11/2022

Promisso, mas não foi bem executado
Coisas boas: é interessante essa nova roupagem dos vilões, a premissa da magia que desapareceu do mundo e agora tem facções que acreditam que a magia vai volta, os que acreditam que se foi para sempre e os que acreditam que ela nunca existiu é muito boa mesma, e a personagem da Bela é maravilhosa

E só isso que tem de coisas boas, o resto é mal desenvolvido e sem uma boa excursão.