Filósofas: O Legado das Mulheres na História do Pensamento Mundial

Filósofas: O Legado das Mulheres na História do Pensamento Mundial Natasha Hennemann | Fabiana Lessa

Resenhas - Filósofas: O Legado das Mulheres na História do Pensamento Mundial

Filósofo dos Livros 29/09/2022

5 VANTAGENS DE LER “FILÓSOFAS”, DE NATASHA HENNEMANN E FABIANA LESSA
1 — O LIVRO TRATA DE UM TEMA MUITO IMPORTANTE
A obra trata da presença das mulheres que foram “esquecidas” dentro da Filosofia. A história do pensamento humano não foi feita apenas por homens.
A presença feminina é um fator que merece reconhecimento na construção do processo de desenvolvimento racional da Sociedade.

2 — FICAMOS POR DENTRO DAS LUTAS FEMININAS
Muitas vezes, tentam nos passar a figura da mulher como um sujeito passivo diante das circunstâncias históricas. “Filósofas” nos deixa claro que as mulheres não ficaram nessa total submissão tão propagada, mas que lutaram com estratégias próprias pelos seus direitos negados por uma Sociedade Patriarcal e Machista.

3 — A OBRA EVIDENCIA A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO SOBRE O ASSUNTO
Não podemos nos esquecer que o livro traz, em primeiro lugar, uma visão panorâmica a respeito da presença feminina. Podemos classificá-lo como um primeiro passo que nos pede para irmos além. Por meio da evidência de nomes de mulheres e suas obras escondidas, somos convidados a ir em busca de maior conhecimento sobre tudo aquilo que foi destacado.

4 — COMPREENDEMOS A IMPORTÂNCIA DAS MULHERES ANÔNIMAS
Infelizmente, muitas pensadoras ficaram no anonimato. Porém, suas ações ecoaram na história. Mesmo sem citação de nomes, ficamos por dentro das atitudes femininas que demonstram o quanto as mulheres são importantes para a configuração do Pensamento Mundial.

5 — AS MULHERES ENCONTRARÃO REPRESENTATIVIDADE NA OBRA
Sabemos que o problema da falta de representatividade pode levar muitas mulheres ao desânimo. Quando mulheres perceberem sua importância no Legado da História do Pensamento Mundial terão maior consciência do seu papel e, consequentemente, trabalharão de forma mais eficaz para que essa história não seja somente vista pela visão masculina.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/
Fabiana 22/04/2023minha estante
Fernando, muito obrigada por ter sido um leitor tão querido do nosso livro!

Angelo 31/01/2023

Definitivamente ganhei conhecimentos ao ler esse livro, já uma enorme exposição a nomes importantes para a filosofia que foram e são, de certa forma, silenciadas e não reconhecidas. Ao terminar esse livro sinto que sai com uma bagagem cultural maior do que quando comecei.
O livro é ideal para aqueles não familiarizados com a filosofia já que ele apresenta uma linguagem usual com muitas referências à cultura pop, porém em determinados momentos o livro acaba se tornando repetitivo, talvez para reafirmar sua tese, em questões que já foram mostradas e compreendidas pelo leitor, como por exemplo a da falta de informação sobre algumas das filósofas, principalmente as da antiguidade, por falta de registros que foram apagados ou não valorizados pelas pessoas de seu próprio tempo devido às estruturas de poder sociais, tal situação deve ser relembrada ao longo do livro mas para mim ficou repetitivo.
Fabiana 22/04/2023minha estante
Obrigada pela leitura, Angelo! Fico feliz em saber que "Filósofas" contribui de forma significativa para a sua formação e seu conhecimento sobre mulheres filósofas da história, esse é nosso principal objetivo e felizmente foi alcançado. Reforçar a presença das mulheres filósofas, as dificuldades, alegrias e desafios é um processo de afirmação da importância dessa temática, que tem ganhado mais espaços graças a essa persistência. Abraços!

Fernanda.Lopes 23/12/2022

Um baita trabalho das autoras
Esse livro vem suprir uma carência na história da Filosofia que é a da participação das mulheres. Começando na Grécia Antiga e chegando aos dias atuais, as autoras resgatam dezenas de histórias de mulheres filósofas.

Só por isso, já vale a leitura. Junte à importância do tema a escrita fluida e acessível e esse se torna um livro obrigatório para os interessados em Filosofia.

Destaco apenas 2 pontos negativos:

1. Cada capítulo poderia ter uma pequena bibliografia, para facilitar quem quiser se aprofundar naquela filósofa. Essa bibliografia até existe, mas no final do livro e abrangendo toda a seção, não só o capítulo.

2. No final, o livro fica meio enciclopédico, com cada filósofa ganhando 1 página, às vezes, menos, e isso acaba sendo cansativo. Deu a sensação de que o prazo estava acabando e ainda restavam várias filósofas a apresentar. Então, fizeram um resumão pra acabar logo.

Mas, em vista da obra como um todo, esses pontos são detalhes. Gostei muito e recomendo a leitura.
Fabiana 22/04/2023minha estante
Muito obrigada pela sua leitura e resenha, Fernanda! Acompanho seu trabalho nas redes sociais e admiro seu projeto. E como todo projeto, escolhas precisam ser feitas dentro dos objetivos traçados, e a ideia do último capítulo era apresentar breves informações, de simples e variada, sobre filósofas (em maioria ainda na ativa) que seguem produzindo e impactando o mundo contemporâneo. São tantas pensadoras incríveis, desejamos no futuro, quando possível, lançar novos volumes para apresentar todas as que mais amamos (e ainda acho que será difícil caber, rs). Nosso maior objetivo é sempre contribuir para o acesso ao grande público das diversas pensadoras incríveis que existem na história. Abraços!

Fernando 30/09/2022

A PRESENÇA DA MULHER NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
Falar de “Filósofas”, obra escrita por Natasha Hennemann e Fabiana Lessa, não é tarefa fácil. É um livro que nos traz alegria, mas ao mesmo tempo traz um certo sentimento de tristeza.

A obra nos leva a pensar sobre a importância da mulher na construção do pensamento e nos deixa consciente de que tal importância veio de maneira tarde. Às vezes, tenho a impressão de que mesmo com tantos avanços, essas mulheres esplendidas não tiveram o seu reconhecimento enaltecido como deveria acontecer.

O livro, por meio da História da Filosofia, vai destacando as grandes pensadoras que por muito tempo ficaram escondidas. Descobrimos nomes como Teano de Crotona, Rábia de Baçora, Graciela Hierro e outros nomes de figuras femininas que ficaram escondidas apesar de sua importância na construção do Pensamento Mundial.

Temos a alegria de vermos que a presença feminina cada vez mais é reconhecida, porém, surge a tristeza em perceber o quanto esse reconhecimento foi tardio e como ainda é algo difícil. Ao me deparar com tantas histórias interessantes, percebi o quanto é complicado conseguir informações a respeito delas. Hennemann e Lessa, imagino eu, tiveram que suar muito para nos trazer inúmeras informações valiosas.

Com uma escrita excelente, as duas autoras nos informam sobre a beleza do pensar feminino e nos desafiam. Sim, o livro é um desafio provocativo para nossa sociedade que ainda traz forte predominância de um pensamento masculino. A obra nos pede próximos passos que seria o aprofundamento de uma reflexão filosófica a partir do feminino.

Ter consciência das filósofas exige que nos aprofundemos em suas ideias e que ressaltemos a coragem dessas mulheres que não aceitaram viver distante do conhecimento. Trata-se de mulheres que não se conformaram em receber ideias prontas e, por isso, resolveram criar linhas de pensamentos. Nessa criação, vemos lutas de seres humanos que não se acomodaram diante das dificuldades de seu tempo.

Filósofas é um livro lindo que pode parecer doce, porém revela alguns traços amargos de uma história que tentou calar as vozes femininas que agora ecoam em gritos tardios.

Creio que esse livro terá o seu sentido maior reconhecido quando o utilizarmos nas escolas e faculdades para que as mulheres se sintam representadas e que criem sua filosofia sem tantos entraves como as suas antecessoras tiveram.

Espero que os homens, que ainda negam o direito de pensar às mulheres, saiam de sua cadeira do privilégio e permitam a construção de um saber compartilhado, afinal filosofia é coisa de mulher. Vamos pensar juntos?
Fabiana 22/04/2023minha estante
Muito obrigada pela leitura e resenha, Fernando! Concordo plenamente quando você diz que a obra ganhará ainda mais sentido quando utilizada nas escolas e faculdades. Esperamos, de verdade, que os professores e as professoras de educação básica possam acessar nosso livro e utilizá-lo em suas aulas e projetos com seus estudantes. "Filósofas" veio para ajudar a contribuir nessa divulgação científica e pedagógica. Abraços!!

Tatiane Araujo 18/01/2023

AS MULHERES NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Como é bom ver que existem pessoas se importando em colocar em evidência os feitos das mulheres através da história. Esse belíssimo livro conta o legado de várias mulheres na história da filosofia, algo que não estamos acostumados a encontrar, nem mesmo na vida acadêmica, pois eu não me recorto de já ter estudado qualquer pensadora nos tempos de colégio ou faculdade. Mas para nossa felicidade, através de uma linha do tempo bem construída, que vai desde a antiguidade até os dias de hoje, Natasha Hennemann e Fabiana Lessa nos mostram o legado de mulheres incríveis. Agora esse livro se tornou uma grande referência para mim, terminei de ler e já tenho uma lista considerável de filósofas para ler.
Fabiana 22/04/2023minha estante
Muito obrigada pela leitura, Tatiane! Sua resenha retrata bem o objetivo desse projeto e o que desejamos alcançar com ele. Esperamos que as filósofas sejam cada vez mais lidas e estudadas especialmente no Brasil. Eu, no tempo da graduação em Filosofia, também tive dificuldade em estudas filósofas, mas vejo que esse cenários tem mudado e esperamos que nosso livro possa contribuir com esse movimento. Abraços!

Tatiane Araujo 21/09/2023minha estante
Nossa, fico muito feliz em ler sua resposta sobre a minha tão humilde resenha, parabéns pelo trabalho lindo de vocês.

Creme e Castigo 09/03/2023

O legado das mulheres na Filosofia
Quando estava no Ensino Médio, tive poucas aulas de Filosofia. Só fui conhecer Sartre e Nietzsche quando estava na faculdade ? e mais como autores do que como filósofos. Imagine então saber quem foi Mary Wollstonecraft, Lélia Gonzalez e Philippa Foot.

A verdade é que as escolas não conseguem comportar, em sua enxuta e reciclada grade curricular, tudo o que é necessário para um aluno construir uma bagagem cultura relevante, que o prepare para construir um senso crítico e entender como a sociedade se tornou o que é hoje. Professores fazem o que podem (pelo menos uma boa parte deles), mas muita coisa fica de fora.

Como dizem Natasha Hennemann e Fabiana Lessa, professoras do Ensino Fundamental e Médio, é comum ouvirem de seus alunos a seguinte pergunta: ?Existem filósofas mulheres??. Essa pergunta já mostra como estamos condicionados a pensar que a filosofia é exercida apenas por homens ? afinal, por que precisamos fazer essa distinção semântica entre os filósofos e as filósofas ?mulheres??

As professoras ficavam de mãos atadas diante do calendário restrito e não podem ampliar a discussão? Mas sim, existem muitas filósofas, mulheres incríveis, que, frutos de suas épocas, tanto contribuíram para a história do pensamento mundial.

Por isso, o livro que escreveram em parceria foi uma forma de tentar responder à essa ?pergunta altamente filosófica?. A estrutura é simples, altamente didática, que vai agradar tanto aquela pessoa que nunca leu nada sobre filosofia até a mais estudiosa. O livro traz a biografia, as produções textuais e contruibuições intelectuais de grandes pensadoras, desde a Grécia Antiga até os tempos modernos, com pensamentos atuais. E vale muito destacar: não estão restritas à Europa e Estados Unidos, pois a filosofia não tem fronteiras.

Quando li este livro pela primeira vez, foi como estar assistindo àquela aula optativa de um professor muito disputado. Estava sentada na ponta da cadeira, os olhos brilhando e a minha mente se abrindo para todas as direções. Fiquei indignada, maravilhada, entretida e reflexiva. Não tive momentos de tédio ou de devaneio. Eu queria chegar ao final.

E que viagem maravilhosa ela se mostrou.

Este livro foi um dos melhores projetos que pude fazer parte. Sim, eu conheci as autoras e fui editora dele? Mas este livro não é meu: é de toda estudante que quis uma referência, um espelho, um exemplo de grande mulher que lhe dissesse: ?Sim, é possível?.
Fabiana 22/04/2023minha estante
Tivemos a honra de ter você nesse projeto, a força motora que fez "Filósofas" ser despertador. Eternamente grata à você, Gabi!

ma lu 19/01/2023

um livro repleto de resistência e conhecimento.
a pergunta "existem mulheres filósofas?" é frequente. esteve na minha turma e nos meus pensamentos. são várias as meninas (como eu) ansiando para se ver representadas no campo do conhecimento, nesse caso o da filosofia. e é aí que a gente descobre, no currículo escolar, apenas menções vagas de uma, um capítulo curto de outra, e uma falta gigantesca do trabalho e das ideias das filósofas. onde estão, então, as mulheres filósofas? (e os filósofos africanos, asiáticos e latino americanos?) elas sofreram um apagamento histórico de sociedades que não acreditavam na intelectualidade feminina.(e não branca) por isso, este livro é importantíssimo em nos apresentar a história e a obra de tantas filósofas que não são ensinadas no contexto (ainda) machista que vivemos. o livro, rico em conteúdo e com vocabulário acessível, é repleto de ensinamentos sobre filosofia e feminismo, e supre a falta das escolas em nos ensinar que a filosofia também é resistência.
eu aprendi muita coisa com esse livro, e descobri que a pergunta "existem mulheres filósofas?" é mais complexa do que eu imaginava.
Fabiana 22/04/2023minha estante
Muito obrigada pela leitura, Malu! Sua resenha retrata bem o objetivo desse projeto e o que desejamos alcançar com ele. Esperamos que as filósofas sejam cada vez mais lidas e estudadas especialmente no Brasil. Abraços!

Jandielson Neves 10/04/2024

Mulheres na Filosofia
?A filosofia, como uma atividade humana que não se esgota, está mais viva do que nunca nas mãos de mulheres que se engajam em promover pensamento crítico em seu próprio tempo.?

Um livro extremamente necessário para se conhecer as muitas mulheres/pensadoras/filósofas que contribuíram e contribuem para a formação do pensamento na Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

LuDosLivros12 29/10/2023

Simplesmente PERFEITO
Esse livro é praticamente a aula de filosofia mais didática e mais incrível da minha vida. Ele explica muito bem a vida, a obra e a importância dessas pensadoras. Antes eu mal sabia o quanto que as mulheres haviam contribuído para a filosofia: a experiência de ler um livro tão bem escrito e ao mesmo tempo aprender tanta coisa interessante sobre esse asssunto foi maravilhosa. Sem dúvida foi uma das melhores leituras que eu já fiz.