Vivo muito vivo

Vivo muito vivo Jeferson Tenório

Resenhas - Vivo muito vivo

sininho1 19/09/2022

Inúmeras interpretações e sentimentos numa pessoa
Assim que são as obras de Caetano. Numa música cabe inúmeras interpretações e sentimentos para uma única pessoa. Quem dirá para quinze, onde cada uma se inspira numa música e surge o conto. Vivo muito vivo é isso. Contos inspirados nas músicas de Caetano. Nos fazendo conhecer quinze autores durante os textos.

"Cada ouvinte, cada leitor de Caetano ouve, lê e interpreta um Caetano diferente". Página 9?10

Eu que ouço mais Nosso estranho amor do Caetano me aventurei nessa frase acima; não ouvi as quinze músicas que foram inspiradas, mas li algumas letras. Os textos são interpretados, alguns, totalmente diferente do que achava sobre a música, outros, igualmente como pensei sobre. Além das músicas serem orfás, cabendo a cada um, uma interpretação única, Caetano consegue fazer isso ser em dobro!

Esses contos me fizeram sentir o amor nas frases, a surpresa pelos fins inesperados, a ira nos acontecimentos, a dor da perda, a saudade, e a solidão de terminar este livro.

@jaquepoesia 18/09/2023

Quem nunca ouviu uma música e imaginou toda uma história por trás dela? Mais que um vídeo clipe, já pensou um conto baseado em um grande sucesso de um cantor brasileiro? Bom, aqui tem quinze! Quinze contos inspirados em canções de Caetano Veloso 🎶

O múltiplo artista se inspirou nas mais diversas situações do cotidiano para escrever, usou e ainda usa sua voz para levar ao mundo músicas inesquecíveis, por isso vê-las ganhando a roupagem de contos eu já adianto, foi uma experiência e tanto.
Sugiro que leiam ouvindo as canções que inspiraram os contos, pois isso enriquece muito a experiência. Embora não tenha o costume de ouvir música enquanto leio, amei a forma como a atmosfera dos textos casaram perfeitamente com a melodia das músicas.

📖 Breves considerações sobre meus contos favoritos:
• O primeiro conto intitulado 'A NOITE' foi inspirado na canção "Michelangelo Antonioni". Cantando em italiano Caetano nos arrebata, tanto quanto a ideia de imaginar a relação que pode existir entre duas pessoas desconhecidas.
• o conto 'A LONG WAY FROM HOME' poético, inspirado na canção em inglês "It's a long way" , fala de dor, saudade, angústia e inquietação pois carrega sem si uma dura e tenebrosa verdade.
• Inspirado no grande sucesso "Tigresa", o conto 'CASA DAS PALMAS' é uma busca incansável por uma mulher que já não é mais a mesma. Escrita excepcional de Giovana Madalosso, que fez de uma belíssima música um belíssimo conto!

• Gostei muito do conto 'ONDE VOCÊ VAI ACHAR OUTRO AMOR COMO O MEU'
inspirado em "Nosso estranho amor" . Segue trechos "Quem visse de fora a prática do nosso sentimento poderia achar que por conta disso, da força das minhas recordações e do apagamento das dele, era eu quem tinha a maior fatia do amor. Mas isso não é verdade. O amor também existia no meu amigo, embora de maneira maus frouxa(...) O amor pertence a duas pessoas, mas apenas uma delas sabe como coloca-lo em prática."