Anistia Pedro Süssekind

Resenhas - Anistia

Rodolfo 16/07/2023

Confesso que eu esperava mais desse livro, mas quando a história começa a ficar boa, ele acaba.
Emílio é um jovem universitário que tenta levar uma vida normal depois que seu pai desapareceu misteriosamente nos anos de chumbo da ditadura.
Quando a possibilidade de anistia aos "culpados" políticos é cogitada, a vida dele se torna um grande questionamento de o que poderia ter acontecido com seu pai.
E até aqui a história teria tudo para deslanchar e utilizar do ambiente da ditadura para criar toda a história bem como a procura de Emílio por informações do pai, mas não é o que acontece.
A história passa a seguir um caminho em que bem pouco aborda a ditadura e muito menos o impacto de aquela possibilidade de anistia poderia causar.
Como dito no começo, a história começa a ficar boa no final, quando Emílio encontra um velho conhecido de seu pai que lhe conta o que aconteceu nos últimos dias de que se teve notícia dele, porém essa parte ficou parecendo que só foi colocada ali pra dar um final na história.

Marilia 14/12/2022

Um bom enredo, mas deixa um pouco a desejar.
O livro é ambientado no Rio de Janeiro à época da aprovação da Lei da Anistia.

Luís Riva, pai de Emílio, desapareceu 10 anos antes, no auge da ditadura militar e agora, o filho começa a ter esperanças de descobrir o que houve com o pai, chegando a acreditar que possa estar vivo.

É um bom livro, boa temática, enredo envolvente. Porém, confesso que a voz narrativa me incomodou um pouco e achei os diálogos muito duros, não pareciam encaixar bem com a história.

Quando o mistério começou a ficar realmente interessante, vi que faltavam poucas páginas para o final, o que me fez questionar como o autor daria conta de entregar o prometido na sinopse. E acho que não deu, infelizmente.

Fiquei com a sensação de que o livro poderia ser muito mais explorado, tinha potencial para ser uma obra excelente. Fiquei com a sensação de que foi abandonado com um clichê decepcionante.

Enfim, não me apaixonei, mas fiquei desejando uma continuação dessa história, já que a parte boa estava apenas começando.

V_______ 30/01/2024

Anistia
O autor carioca Pedro Süssekind, recria em Anistia a aflição e incerteza por qual muitas famílias brasileiras viveram durante os anos da ditadura militar no país, onde pessoas desapareciam sem deixar rastro.
Durante os últimos anos da ditadura sobre o comando do presidente Figueiredo a Lei da Anistia está em pauta, muitos têm a esperança que com sua aprovação possam rever familiares exilados ou ao ter notícias de desaparecidos. Emílio é um universitário que teve seu pai como um desses tantos desaparecidos nos anos de chumbo, ainda criança testemunhou seu pai entrar em um carro para nunca mais voltar, com isso o jovem cresceu com o fantasma do medo, evitando o máximo qualquer envolvimento político, até em debates com colegas preferia manter-se isento, até que com o retorno de um exilado amigo da família e com a esperança da abertura política, Emílio cria coragem para tentar descobrir o que realmente aconteceu com seu pai e se ainda há esperança de que um dia possa revê-lo.
A premissa do livro é ótima, foi o que me chamou a atenção, mesmo se passado por um período histórico o autor poupa o leitor de detalhes mais profundos, o que talvez por isso deixe o livro ágil. Acredito que o autor poderia ter trabalhado um pouco melhor seus personagens, acabamos não "sentindo" eles, o que faz com que todo o peso do tema não seja transmitido, fazendo com que o desfecho seja indiferente, há algumas subtramas que demonstram como a atuação dos "agentes da ordem" era, mas que também não empolgam. O livro não chega a ser ruim, mas falta uma alma para que possa ser marcante.

Luccrazy 11/02/2023

Início de carreira promissora!
O livro é muito bem escrito, fluido e cria uma expectativa legal até quase os ultimos
Capitulos, mas se encerra meio abruptamente.
Fica a sensação de que o autor precisava entregar o manuscrito a tempo. Nao fica nem o gosto de quero mais? sei lá. Prometia mais.

leiturasdabiaprado 24/02/2023

Ler sobre a ditadura brasileira é algo que todo brasileiro deveria fazer, conhecer a nossa história, saber o que foi esse período sangrento... nós também temos um passado vergonhoso e não podemos varrê-lo para debaixo do tapete...
O livro se passa em 1979, Emílio é um jovem universitário, seu pai é um dos vários desaparecidos políticos... durante as tratativas da votação da anistia no Congresso a história do desaparecimento do seu pai ressurge, pessoas vão surgindo na sua vida e vão formando um quebra-cabeça sobre o que aconteceu com o seu pai... até então ele e sua mãe pouco e quase nada sabiam da identidade secreta do seu pai, dos seus companheiros e de até onde ia o seu envolvimento na luta!
Um livro de tirar o fôlego, de só se conseguir largar na última linha!
E aqui fica a grande questão: Se é angustiante pra gente leitor, imaginem pra quem conviveu por anos com o fantasma do desaparecimento, sem saber se há um corpo, se há um preso ou se há um exilado?!

Letí 23/05/2023

Anistia
Como uma pessoa extremamente ansiosa para finais de livros, eu detestei o final desse.
não gosto de fazer críticas negativas a obras brasileira, mas terminar um livro deixando dúvidas ao leitor é agonizante!
tá, é possível interpretar o desfecho, mas eu quero o final explícito na minha mão!
de todo modo, com excessão desse final de deixar o cabelo em pé, o livro é um pequeno pedaço da agonia que muita famílias passaram durante a ditadura militar no brasil.
cada personagem na história tinha um complemento para o enredo principal.
enfim, nota oito porque esse final foi brabão de aceitar?

Paola.Grossl 20/12/2023

Faltou
Uma premissa incrível, um desenvolvimento confuso e um final sem nada...
O livro é curto, mas tive a impressão que gasta páginas e páginas com histórias paralelas enquanto o enredo fica em aberto e sem explicações.
Um bom ponto é entender um pouco mais sobre a ditadura dentro da cidade do Rio...

natdantas 03/01/2024

Anistia
Eu gostei do livro, mas dei a nota que dei pq esperava mais.
achei que acabou ficando raso em diversos momentos, mas também me pergunto se essa não era a proposta do livro, visando um público mais amador/iniciante no tema.