A menina com estrela

Resenhas - A menina com estrela

Fernanda 15/12/2022

A menina com estrela - Luize Valente
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/12/resenha-menina-com-estrela-luize.html

Miah.Kan-Po 26/03/2023

Impossível não favoritar esse livro, gente!!!

A Segunda Guerra Mundial sob os olhos de duas crianças, que deveriam estar de lados opostos, mas fizeram da amizade uma ponte para superarem as adversidades,muitas vezes incompreendidas por elas mesmas.

A autora usou de uma delicadeza na narrativa, sem deixar de ser, no entanto, intensa, com uma preciso histórica incrível.

Foi muito bom acompanhar Eva e Alma nessa jornada; meu coração ficou tão apertado em alguns momentos, tão sensibilizado e tão aquecido com o final.

"Alma segurou a mão de Eva com firmeza. O peito de Eva se encheu de uma sensação muito boa".

O livro me fez refletir sobre a importância da amizade nos momentos difíceis, pois já dizia o ditado que quem tem um amigo nunca está só.

E quem diria que a Alemanha, país deu início às duas maiores guerras mundiais é hoje um exemplo de democracia. Um dos países que mais luta por igualdade.

Recomendo demais a leitura, pessoal!!!!

kau 17/03/2023

Legalzin
Esse livro é bonzinho, gosto de saber sobre a segunda guerra mundial em filmes é livros, acho interessante, o que eu mais gosto nele são as imagens, é um livro com imagens parece de criança mas é um pouco pesado ( até pq aquela época em si era pesada) é no final tem a autora explicando melhor sobre a guerra é tudo mais.

o que não gostei: páginas brancas, as vezes muda o contexto de uma personagem pra outra do nada, aí vc fica perdido tipo ? , é só quem tem nome é as duas personagem principal o resto e chamado de " pai da fulana" "madrasta" " o americano" etc

Alessandra @euamolivrosnovos 01/11/2022

Instagram @euamolivrosnovos
"O pai lhe dissera que o mundo estaria dividido entre pessoas com estrela e pessoa sem estrela... Eva perguntou, então, se não era injusto que nem todos tivessem estrela."
Eva e Alma eram amigas inseparáveis, até que suas vidas tomaram rumos opostos diante da brutalidade da Segunda Guerra.
Totalmente inocentes em relação ao momento histórico que estavam vivenciando, Eva acaba escondida dentro de sua própria casa, que agora pertence ao pai de sua amiga, recém empossado em um cargo militar na ditadura n4zist4.
Alma passa a ser a única ajuda de Eva e ambas passarão por provações que nenhum criança merece experimentar.
"Ela não sabia, até aquele momento, que o coração podia doer."
Um livro de literatura infantojuvenil que aborda um período terrível do nosso passado, com a delicadeza necessária aos olhos de uma criança.
É simplesmente perturbador imaginar que situações similares ocorreram de verdade nesse momento sombrio da humanidade e que crianças em tão tenra idade tenham sido forçadas a amadurecer e a endurecer-se diante de tamanha tragédia.
A autora narra a trajetória das meninas sem deixar de expor situações chave para o enredo que, mesmo tendo a capacidade de chocar, consegue abordar o movimento higienista - exterminação daqueles que não se enquadravam nos "padrões" da r4ça ari4na - de maneira educativa.
Gostei bastante da leitura e terminei como deveria, triste e lamentando pela verdade dos fatos.
Entretanto, essa é uma história sobre amizade, empatia, sobrevivência e, acima de tudo, respeito ao próximo, ou seja, algo que poderia ter sido vista de maneira bem clara, assim como foi pelo olhar das duas crianças que protagonizam essa trama. Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Camila 04/02/2023

Ela e Eva eram como sapatos feitos numa mesma forma, cada uma era um pé. E caminharam juntas para qualquer lugar que fosse.
Alma e Eva tem um laço de amizade muito forte, as duas desde pequenas sempre encontram-se uma na companhia da outra, nas brincadeiras, na escola. Mas, descobrimos que as garotas estão crescendo em meio a Segunda Guerra Mundial, período onde o mundo está dividido e viver tranquilo nesta época está fora de cogitação. As meninas são afastadas bruscamente por conta das divergências da guerra, mas essa amizade irá resistir a tudo e vamos acompanhá-las nessa caminhada comovente.

🌟Um livro infantojuvenil de 126 páginas ilustrado que aborda um pouco das injustiças e temor que foi a Segunda Guerra Mundial, mas de uma forma sutil para crianças e adolescentes. A autora foca na força da amizade e como ela é importante para que passemos por momentos difíceis na nossa vida, que no caso da Alma e Eva foi a guerra.

🌟É um livro emocionante, pois acompanhamos os terrores que as garotas passam durante a guerra e imaginar que na época milhares de crianças passaram pelo mesmo ou ainda coisas piores é de apertar o coração.

🌟Gostei demais da leitura, recomendo super! Eu ainda não tinha conhecido a autora, e já fiquei curiosa para ler as outras obras dela, como “Sonata em Auschwitz”.

site: https://www.instagram.com/p/Cl96YuTLT37/

Livros e Ivaílton 25/05/2023

De aquecer e despedaçar o coração!
Esse livro traz uma história linda e triste sobre duas pequenas meninas. A diferença? Uma é alemã e a outra é judia.
Essa é uma história sobre sobrevivência e lealdade. Fala sobre o holocausto na perspectiva de duas crianças de ambos os ?lados?. Apesar do difícil contexto, recomendo a leitura, pois traz muitos aprendizados sobre a vida, as pessoas e a história.

Sobre o livro: escrita um tanto rebuscada para um público infanto-juvenil, há erros ortográficos.

Mika 31/01/2024

Alma e Eva
Não tenho nem palavras para falar sobre esse livro, a autora fez um trabalho brilhante com a obra. Ela trouxe visão e os pensamentos de duas meninas, de duas crianças que viviam na Alemanha nazista durante a segunda Segunda Guerra Mundial. Confesso que logo lembrei do Menino do Pijama Listrado e acabei dando uma coradinha no final kkkkkk. O livro é ótimo, e com certeza será um dos meus favoritos