CHEGA DE DESPERDÍCIO!

CHEGA DE DESPERDÍCIO! John Naish

Resenhas - CHEGA DE DESPERDÍCIO!

almeidalewis 02/05/2020

Uma introspecção necessaria
Uma leitura que nos convida a rever o que realmente é desperdício em nossas vidas e dando exemplos reais de como pessoas reagiram a isso

Sandra :-) 12/08/2012

Chega de desperdício! (Enough!)
Não desanime com o título em português com jeito de slogan da Cedae, pois o livro é muito bom.

O assunto é menos sobre desperdício e mais sobre sabermos a hora de parar de consumir, ou, ao menos, consumirmos mais racionalmente visando o bem pessoal e, por conseguinte, da humanidade.

O autor defende que há limite para tudo, incluindo "Felicidade" e "Crescimento", acrescenta que falta um interruptor de "chega!" no ser humano e explica por que o nosso cérebro é programado para querer sempre mais, justificando tudo com estudos e pesquisas, de uma forma que não consegui achar cansativo.

Este livro veio ao encontro do que eu já ando pensando há algum tempo. É muito prazeroso ler alguém falando o que a gente pensa com tanta competência, incluídos aí a boa escrita, a inteligência e o bom humor.

Não sei se o autor consegue colocar realmente em prática o conceito de "suficientismo", que significa saber a hora em que já temos o suficiente e que não precisamos mais consumir apenas para nos igualar ou elevar socialmente. É difícil pra caramba! Eu confesso ainda não conseguir, mas persigo a meta.

Se lhe cair o livro nas mãos, não deixe de dar uma olhadinha. Se você se interessar e ler até o fim, vai ver que ele é muito melhor e muito menos raso do que esse meu texto possa sugerir :D

Contras:

- o excesso da expressão "não obstante" no texto (o autor mesmo diz: nada em excesso!)

- no início do livro o título original foi traduzido em diversos idiomas mas não no português. Faltou o Chega! Imperdoável.

*-------------------------------------*

"Não se deixe levar por sonhos de ter aquilo que não tem, mas reconheça as principais bençãos que possui e lembre-se agradecidamente de quanto você as desejaria se não fossem suas" - P.256 (citando o imperador romano Marco Aurélio em suas "Meditações")

Handerson 25/04/2014

Suficientismo
O autor apregoa o estilo de vida por ele denominado "suficientismo", que é bastante semelhante, se não idêntico, ao modo de vida propugnado pelo movimento da simplicidade voluntária.

A abordagem do autor é fundamentada no próprio estilo de vida dele e em estudos científicos, principalmente os da área de neuropsicologia.

Recomendo a leitura para quem gosta de temas ligados a estilos de vida alternativos, simplicidade voluntária, minimalismo, frugalidade e anticonsumismo.