Perfeição Desfeita Sidnei Luz

Resenhas - Perfeição Desfeita

1 | 2 | 3 | 4

Halanda.Debossan 18/02/2024

O narrador como uma ?consciência coletiva? trouxe uma proposta interessante para o livro. Até metade do livro ele é escrito de uma forma mais poética, rebuscada, as vezes até de difícil entendimento porém de certo ponto em diante foi como se o escritor tivesse mudado completamente o foco, manteve a essência da história mas a forma de escrita não. O livro perdeu a graça, se tornou previsível. As falas entre os personagens deram a impressão de mal feitas.
O enredo e todo o drama envolvido teria tido mais sentido se o livro não tivesse essa mudança na escrita. Achei que perdeu a graça sobre a mensagem que a ?consciência? gostaria de passar.

Fernanda 11/10/2022

Resenha disponível no blog:

Perfeição Desfeita

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/10/resenha-perfeicao-desfeita-sidnei-luz.html

Dani.Odete 01/07/2023

Poderia ser melhor!
Talvez a minha espectativa tenha me prejudicado,ou talvez a escrita que por vezes não entrega diálogos "normais" entre os personagens,como se eles estivessem forçando uma naturalidade que não encontrei e talvez por isso não consegui me conectar com a história. Uma história que, se bem escrita, teria chances reais de se apresentar surpreendente e cativante ao leitor. O final deixa a desejar,o segredo que o livro guarda desde o início é simplesmente esquecido no final,apenas pelo fato do autor preferir chocar o leitor de outra forma.

Rhayara.Santos 16/04/2023minha estante
Pensei que só eu tivesse ficado com dúvidas rs

Ana ð 31/05/2023minha estante
Sejamos sinceros: foi mal escrito. O autor criou uma narrativa que não soube terminar. E outra, os diálogos pareciam ter sido escritos pelo chat gpt

William319 22/07/2023minha estante
Lkkkkkkk

Loruama.Batista 19/04/2023

Tentando superar esse final até 2100 o(???)o
Só essa frase que fica:

"Acho que entenderam por que escolhi essa história. Não quero estragar esse fim com as minhas teorias malucas, minhas falas confusas. Mas queria apenas frisar que, realmente, ninguém é só a sua própria história. E que, se há alguma perfeição, ele seria apenas as combinações das imperfeições, cumprindo um propósito, no recorte do seu mais propício tempo"

Fabianna1 26/05/2023

Sem sentido!!!
Esse livro não funcionou pra mim. Achei uma história sem pé e nem cabeça. A descrição já falava que são várias histórias de pessoas em situações diferentes, conta sobre sentimentos complexos de cada personagem mas achei uma leitura sem sentido. Até o último capítulo foi desfecho péssimo. Sei lá! Não consigo nem falar mais nada aqui nessa resenha porque foi uma uma história estranha e sem nexo.

Michelle 15/09/2022

O autor nos presenteia, aqui, com uma obra fantástica que trata, basicamente, de gente, de suas lutas e de suas dores.
O narrador se mostra um espetáculo à parte e os protagonistas se confundem, numa trama em que não conseguimos precisar quem é o personagem principal, tendo todos sua relevância para o desenvolvimento do enredo.

?Serei fiel o quanto possível aos fatos. Descrevendo apenas como uma testemunha ocular, histórica, relatando o que percebi como ocorrido: as falas, os gestos, os choros e os risos. O que se dá para mensurar pelos sentidos.?

Vamos acompanhando o desenvolvimento de gerações de uma família. Geralda e Francisco, Ângela e Ézio, e seus desafios diários.
Temos personagens bem construídos e cheios de camadas que os tornam ricos e muito interessantes, enquanto vamos acompanhando histórias numa evolução narrativa impecável, que despertam reflexões e profundos sentimentos no leitor, abordando temas delicados de forma sensível e responsável.

?Essa é a graça do tempo, a dádiva que só um dia após o outro pode conceder. E felizes dos que me encontram em uma etapa mais propícia para o acolhimento de suas particularidades.?

Fluidez e fácil imersão são alguns dos pontos altos da obra. Isso sem falar nas reviravoltas que dão ainda mais dinamismo à trama.

?Se há alguma perfeição, ela seria apenas as combinações das imperfeições, cumprindo um propósito, no recorte do seu mais propício tempo.?

Amei a experiência e deixo a recomendação a todos!

belacrns 27/03/2023

Tenso...
Esperava desse livro tudo menos o que eu li, me desinteressei na metade do livro, acho que tiveram coisas desnecessárias na história, senti como se o autor estivesse apenas "enchendo linguiça", mas a história no todo é interessante, ainda mais sabendo quem é que conta a história. No mais foi um livro mediano pra mim.

"Mas queria apenas frisar que, realmente, ninguém é só a sua própria história. E que, se há alguma perfeição, ela seria apenas as combinações das imperfeições, cumprindo um propósito, no recorte do seu mais propício tempo".

Rainara 24/04/2023

Uau.
Uma história extremamente surpreendente, acho que poderia ter sido explorada de uma forma melhor, porque alguns acontecimentos ficaram meio em aberto e vagos, mas gostei muito. Me fez refletir o tempo todo sobre coisas supérfluas que eu mesma me importo, mais do que o que realmente importa. Apenas LEIAM, é muito bom.

Frase: "Acho que entenderam por que eu escolhi essa história. Não quero estragar esse fim com as minhas teorias malucas, minhas falas confusas. Mas queria apenas frisar que, realmente, ninguém é só a sua própria história. E que, se há alguma perfeição, ela seria apenas as combinações das imperfeições, cumprindo um propósito, no recorte do seu mais propício tempo".

Ketty 03/10/2023

Triste e necessário.
Este, sem dúvida, é daqueles livros que nós leitores taxamos como "leitura obrigatória". Sua história passeia em vários temas de vida, bullying, alcoolismo, relacionamento abusivo, problemas pessoais... entre outros. O toque especial está em quem narra a história, a consciência coletiva. É sensacional! Acredito que ler essas páginas me fez um pouco melhor. E com certeza terá o mesmo efeito em você. Boa leitura!

tainara 29/08/2022

Muito diferente de tudo que já li.

Queria começar dizendo que essa foi uma experiência bastante única. A leitura toda é bastante subjetiva. Com uma narradora bastante peculiar, o enredo se desenvolve entre acontecimentos e divagações.

Essa é uma história de muito aprendizado. De verdade. É o tipo de leitura que vai te fazer refletir muito. O autor aborda diversos temas sociais, que vão desde o preconceito, pobreza, religião e política, até temas mais pesados como abuso, automutilação, depressão e suicídio. Quero ressaltar que todos esses temas são tratados com muita sensibilidade e responsabilidade, mas mesmo assim pode ser chocante para algumas pessoas.

Dito isso, eu adorei a atmosfera da história de não saber o que vai acontecer em seguida kkkkkk. É um enredo bastante único e imprevisível. Acompanhamos três gerações da mesma família, avós, mãe e filho. A história e bastante focada na busca da perfeição e nas consequências dela, mas o autor aborda muito mais do que isso. Você se pega em vários momentos aflita, ansiosa, com nojo, com raiva... É uma experiência de muitas emoções.

A escrita do autor é bastante poética e reflexiva, o que acaba trazendo certa leveza nos momentos necessários. Os personagens são muito reais, é possível se identificar nas angústias e alegrias deles.

Eu tive a oportunidade de ler esse livro antes do lançamento oficial e me surpreendeu muito. Recomendo!
SidLuz 29/08/2022minha estante

alexx_ 25/05/2024

O narrador cansou?
Amei o início, a temática, a proposta, a narração através da consciência, as reflexões eram boas e as coisas eram funcionais mas parece que dá metade em diante tudo aquilo que havia de positivo foi caindo em qualidade, a consciência parece ter cansado e o autor parecia desinteressado em dar continuidade à história. No fim, eu já não né importava tanto mais, só queria que acabasse logo.

JAnior 18/07/2023

Gostei bastante. O final foi meio broxante
Amei a fluidez do livro. As reflexões, a forma como os personagens são apresentados. A maneira como o cotidiano dos personagens foram construídos.
O final foi meio corrido e broxante. Mas não considero que estragou o livro.

Lucas P. Gomes 09/06/2023

Flores Para Algernon Brasileiro (?)
Perfeição Desfeita é a estréia de Sidnei Luz como autor, e entrega uma experiência e tanto neste primeiro romance. Ele tem a premissa bem pensada, uma idéia bem ousada, e um ótimo enredo nas mãos. Pena que isso parece pesar em alguns momentos pois senti que o livro muda de tom do meio para o fim.

O sociólogo Emile Durkheim foi quem mais discorreu sobre o termo "Consciência Coletiva". Segundo ele, esse tipo de consciência independe das pessoas, tendo ela mesma vida própria devido sua natureza evolutiva. Muito provavelmente foi inspirado nessa teoria que Sidnei Luz tirou a ideia para criar a sua narradora.

Em Perfeição Desfeita, a Consciência Coletiva apresenta um TCC sobre ela própria, usando e abusando de uma linguagem excessivamente técnica e científica. O que faz todo sentido, uma vez que ela própria é um termo científico, o que entra em contraste com os diálogo dos personagens que são os mais coloquiais e simplistas possíveis.

A narrativa oscila entre a história de gerações de uma família que deságua em um romance envolto de conspirações e experimentos científicos com genética, e um paralelo com a maneira que todos os acontecimentos se manifestam dentro da consciência coletiva e as transformações que ela sofre com isso.

Vale muito a pena pegar o livro para ler, não por ser um "obra-prima", longe disso, o livro tem as suas oscilações na questão dos discursos que se propõe a defender, mas pela experiência de ler um livro tão ousado e que toca em temas "cascudos" sem nenhuma pena.

1 | 2 | 3 | 4