Anacreonte

Anacreonte Anacreonte

Resenhas - Fragmentos completos

Joao.Gabriel 30/03/2023

Terminei hoje o livro.
Introdução da edição é muito boa. O texto do Guilherme Gontijo também. Ambas explicam aspectos obscuros antes da leitura de fato, o que auxilia razoavelmente pra MUITO bem o entendimento do corpus.

Meu interesse aqui era conhecer a poesia de Anacreonte, que junto com Píndaro e Safo de Lesbos, forma a tríade dos poetas gregos. Sua poesia é composta, basicamente, pelo carpe diem e pelo culto à divindades relacionadas ao amor e festas, como Afrodite/Citereia, Baco/Dioniso e Eros/Amor. Este último, se forma mais presente nas Anacreônticas. Também está presente na poesia de Anacreonte outros tópos (como falado pelo Prof. Leonardo): a velhice boêmia; o Eros "maldito"; amor, tanto homossexual, quanto heterossexual; entre outros topos.

As Anacreônticas refletem mais sobre o Amor (Eros) do que a bebedeira desmedida. É um Baco mais moderado, com uma Afrodite e seu filho mais intensos. Mas Baco também se faz presente aqui.