Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto da compadecida

LeonardoGS89 24/04/2023

Leitura leve, divertida.
Não tem o que falar, é uma obra das grandes, um clássico de Ariano Suassuna, divertidíssimo, um verdadeiro tesouro da cultura popular nordestina, uma peça teatral maravilhosa e completamente atemporal, o Auto da Compadecida aborda mazelas como a pobreza, a desmoralização das instituições e o preconceito de forma sagaz.
Li em apenas um dia e acredito que, para nossa cultura, é essencial, mostra o que temos de melhor e pior no Brasil, expondo tanto a nossa cultura, quanto os problemas sociais presentes.
A trajetória de João Grilo, Chicó e demais personagens é recheada de bom humor e simplicidade.

Erica.Barone 04/11/2022

Está com ressaca literária? Desamino para ler? Recomendo! Divertido, sagaz e genial.
"O leitor concluirá que é um programa da humanidade, com suas misérias, suas fraquezas, mas também suas razões de consolo e esperança, que "A Compadecida" evoca. É esse, justamente, o grande mérito do autor e a evidência da qualidade de sua obra: ter conseguido, a partir de uma situação local, regional, típica mesmo, compor um quadro de significação universalmente válida". (Henrique Oscar, p. 14).

Micheli.Maclin 09/02/2023

Que delícia de leitura!
Amo... Chicó e João Grilo são dois figuraça...
Ariano Suassuna é incrível!
Recomendo muito!
Leitura bem rápida... em poucas horas lê tudo...
Inevitável comparar e lembrar do filme de Guel Arraes (2000).
gabs_jota 09/02/2023minha estante
Sempre gostei do filme e a obra original é tão boa quanto!

Amanda 01/04/2023

Pra quem já é apaixonada pela filme, é impossível não se encantar com a peça. Uma leitura, leve, dinâmica, muito engraçada e cheia de regionalismo. Ariano deixou pra nós um presente ?

JuliaMarques 23/05/2023

Um clássico é um clássico pornum motivo!
Há anos eu quero ler esta peça, mas por algum motivo eu nunca o fiz. Nem ao filme eu recorri. Não conhecia sequer a história.
Agora que o fiz, me apaixonei. Pelo enredo, pelos personagens, pela amarração, pela cultura nordestina intrínseca à história.

Agora verei o filme e, acima de tudo, quero muito assistir à peça

Rosana Miyata 02/07/2023

Este é o segundo livro que eu leio que é escrito em formato de peça de teatro, e eu tenho gostado bastante. Dá para imaginar todas as cenas, é bem diferente e legal. Nesse caso, como eu já assisti ao filme, então todos os personagens tinham rosto para mim, o que tornou a leitura ainda mais imersiva. Dei muitas risadas com as trapalhadas de Chicó e João Grilo, mas também deu para levantar boas reflexões. Uma excelente leitura, dá para ler rapidinho também, é muito fluido.

Madame Marisa 15/12/2023

Que obra de arte esse livro! Um clássico! Eu adorei o filme e li o livro imaginando o Selton e o Matheus falando cada fala.
O nordeste é tão rico em cultura né? São coisas que a gente só vê aqui no Brasil. Eu adoro ler livro nacional por isso. Pq o entendimento é imersivo. E o Ariano faz tudo ficar lindo e engraçado, mas faz a gente pensar sobre a situação do povo brasileiro e sentir vontade de chorar! 5 ????? Favoritado!

Cíntia 09/01/2023

Um clássico da literatura brasileira
Livro divertido, contém críticas sociais retratadas com muito humor por Ariano Suassuna.

"Eu, ás vezes, chego a pensar que só quem morre completamente é pobre, porque com os ricos a confusão continua por tanto tempo depois da morte, que chega a parecer que ou eles não morrem direito, ou a morte deles é outra!"

Maylana.Spricigo 28/02/2023

Uma leitura muito rápida e divertida! impossível ler e não lembrar das atuações impecáveis no filme de 2000 ?

os textos complementares também foram muito interessantes para entender o contexto e a grandiosidade dessa obra

Juliana 26/10/2023

Não sei, só sei que foi assim.
Não tenho palavras para dizer o quanto amo esse livro, o quanto essa estória me emociona e me faz rir ao mesmo tempo. Esse é daqueles livros perfeito para qualquer momento, Viva Ariano Suassuna!

Claudiapnm 12/11/2023

O Ariano Suassuna é incrível. Já tinha visto o filme, que é ótimo, mas nunca tinha lido.
Não me canso de ver entrevistas com ele, que tem tiradas muito divertidas.
O livro é muito fofo e rápido de ler, porque em forma de peça.