Godkiller

Godkiller Hannah Kaner

Resenhas - Godkiller

Loba Literária 27/04/2023

Go girl, give us nothing!
Primeiro, deixo aqui minha indignação em descobrir que esse livro é uma série e não um livro único. Com certeza não tenho intenção nenhuma de continuar a ler os próximos conforme eles saírem.

Eu tenho certeza que esse livro vai acabar no Brasil, e se você tá em busca de só uma fantasia, sem se importar muito com qualidade, acho que vai gostar.

A autora tenta nos mostrar um mundo devastado por uma guerra e por tensão, mas não nos dá nada pra comparar num antes e depois. Eu não sei como essa terra era antes, porque pra mim parece que tá igual. Eu não acho os deuses tão fortes assim, porque o livro inteiro é sobre como eles foram derrotados, e como eles estão desesperados por oferendas. A ameaça deles fica bem menor. A construção de mundo, assim, acabou comigo, porque eu vi que a autora simplesmente não tinha a habilidade de nos mostrar o que queria. Esse mundo tinha tanto potencial, mas eu passei por ele sem nem me emocionar muito com o estado das coisas.

Os personagens são cookie-cutter de prompt de personagem: a assassina (vi muito a Celaena aqui), o guerreiro, e a menininha que vai se tornar/é e não sabe que é a Escolhida. Eles não saem muito disso.

O que tenho pra falar bem é que o múltiplo POV da história foi muito bem feito. Eu consigo ver claramente a diferença entre os personagens pela narrativa, ainda que seja tudo em terceira pessoa. Meu favorito na história toda foi o Skediceth, e acho que ela poderia ter feito algo muito mais com ele e com a falta de confiança que tanto os personagens quanto o leitor poderia ter nele.

O pacing da história, por fim, foi um grande erro também. Porque nada acontece. É um livro curto, de 300 páginas, no qual uns dois terços é só os personagens em uma viagem, tentando chegar na cidade que eles precisam ir, e nada do que se passa durante isso é importante pra trama. Não temos grandes investigações sobre coisas que aconteceram (que foram o que impulsionaram os personagens à jornada). Os leitores sabem de algumas coisas que criam questionamentos porque o narrador dá a letra, mas os personagens não pensam mais sobre aquilo e não recebemos mais nada até muito depois, e são duas páginas deles falando sobre isso. Até o plot twist do final é comentado e aceito em poucas páginas, e fica por isso mesmo.

Em resumo, um livro bom pra quem só quer ler uma fantasia sem pensar mais fundo, e que não vai se importar não com furos na narrativa, mas uma que quer tanto esconder o plot twist que não te entrega absolutamente nada até ele, o que tira muito o efeito que ele tanto queria ter. Fiquei entediada lendo e, apesar de saber que é o primeiro livro da autora, não me cativou o suficiente pra gastar meu dinheiro com os próximos (ainda que essa edição em capa dura que eu tenho seja linda de morrer).
bia 22/05/2023minha estante
é serie????? ai que raiva achei que era unico ?

Loba Literária 23/05/2023minha estante
Psé né acabou o livro e eu ?

José Vitor - @zetalendo 13/10/2023

3,5 estrelas
Anos atrás, a família de Kissen foi morta por um grupo de fanáticos pelo deus do fogo. Hoje em dia ela vive como uma assassina de deuses.
Inara, de alguma forma, tem um deus vinculado a ela, Skedi, e, escondida, decide ir atrás da godkiller para pedir ajuda para desvincular esse deus, de uma forma que os dois fiquem vivos. Só tem um lugar onde elas podem encontrar respostas, Blenraden, uma cidade onde os deuses mais antigos e perigosos vivem.
Elogast, é um antigo knight, tipo um guarda real, e muito amigo do rei. Ele está em uma missão secreta até Blenraden, também para tentar conversas com esses deuses mais ferozes e achar uma respostas para o que está passando.

De inicio, esse livro me conquistou demais. As primeiras páginas são bem interessante, mostra um universo muito rico em detalhes para serem trabalhados e personagens bem peculiares e únicos.
Mas, com o decorrer da história, senti que a autora não conseguiu trabalhar bem o universo. Ela sempre mencionava o quanto algumas terras ficaram devastadas após uma guerra que teve, mas não nos deu um exemplo de como eram antes disso.

Achei esses deuses bem simples. Eles sobrevivem de oferendas das pessoas, mas nem todos são bonzinhos, eles se aproveitam dessas pessoas e dos seus desejos, fazem coisas horríveis com vilas inteiras. Mas, na prática, são muito patéticos.
Só teve uma cena descente que mostrou a Kissen em ação, e mesmo assim foi bem sem sal.

É o típico clichê de assassina valentona, um guarda e uma menina que sua família tem um passado que ela não conhece. Vi muitas pessoas comentando que essa é o tipo livro de alta fantasia para pessoas que querem conhecer mais desse gênero, e eu concordo.

Um ponto bem positivo é que o livro conta com 4 pontos de vistas. Kissen, Inara, Skedi e Elo.
A autora conseguiu trabalhar muito bem a personalidade e a individualidade de cada um deles, apesar dos clichês.

O plot final é ok. Não esperava que fosse acontecer, mas também não me importei tanto.

Não sei se esse livro vai ser uma série ou uma duologia, mas preferiria que fosse um livro único com mais páginas. A autora deixou de trabalhar o universo para desenvolver assuntos dessa jornada dos personagens até Blenraden, mas não é o bastante. Seria possível desenvolver tudo isso em um livro.

É um livro ok, mas que não me importei muito. Uma pena, pois essa capa é maravilhosa, e merecia ter uma história igualmente maravilhosa.

nonsensewaffle 15/07/2023

Enrooola pra ficar bom. Mas aí fica BOM
Primeiro de tudo, essa capa é linda. E um título desse? Tive que comprar. Tenho que dizer que por uma parte significativa do livro eu estava entediada, decepcionada. Porém ele se redimiu em partes com os personagens, por quem me apaixonei, e as últimas cem páginas mais ou menos são muito boas.
Honestamente, por muitas páginas parece reality de sobrevivência, eu não aguentava mais. Porém conforme fui avançando me peguei investida nos personagens e se não exatamente na história, no propósito deles, torcendo por eles.
Faltou muito word-building, faltou coisa acontecendo, mas estou ansiosa pelo próximo.

gilmore girlie 03/11/2023

Godkiller – Hannah Kaner | 3,5 ESTRELAS |
Desde o momento em que vi a capa desse livro, sabia que precisava ler. Além da capa linda, a sinopse era interessante e as reviews positivas, em sua maioria. Mas minha expectativa (muito alta, diga-se de passagem) talvez tenha atrapalhado a leitura.

Em Godkiller acompanhamos um grupo de personagens (uma assassina de deuses, uma jovem órfã, um padeiro e cavaleiro e um deus sem passado) em sua viagem até Blenraden, a cidade, agora abandonada, onde a guerra entre humanos e deuses aconteceu anos antes. Porém, cada personagem tem uma motivação própria e não poderiam ser mais diferentes, o que acaba gerando conflitos internos e uma longa teia de segredos e mentiras.

É um livro com muito potencial e uma mitologia bem interessante. Infelizmente, a autora não trabalha os personagens fora dos arquétipos estabelecidos nas primeiras páginas e as ações dos protagonistas frente às situações que enfrentam acabam gerando escolhas e resoluções muito previsíveis. A narrativa segue o formato da jornada do herói sem sair muito do caminho padrão.

Nas últimas cinquenta páginas a autora cria momentos de ação e desfechos que dão espaço para uma continuação, no mínimo, intrigante. Vou dar uma chance, claro, porque apesar dos personagens não serem carismáticos nesse primeiro livro sinto que a base para o que a história pode se tornar já foi construída e se a autora souber desenvolver a narrativa vamos ter uma boa série de fantasia pela frente.

Sakurazuka 05/12/2023

Uma premissa muito boa, mas se perde na execução. Todo um mundo que poderia ter várias coisas melhores do que esse plot