Guia de sobrevivência na natureza

Guia de sobrevivência na natureza Dave Canterbury...

Resenhas - Guia de sobrevivência na natureza (Manual do Mundo)

Mari Mirandinha 25/07/2023

Releituras mil
Esse é o tipo do livro que você lê uma vez para ter uma noção geral e já ir aprendendo algumas coisas, depois você vai relendo e consultando conforme a necessidade. Aprendi muita coisa legal e espero por em prática algumas delas.

Chibo 29/01/2023

Achei muito bom o Guia de Sobrevivência na Natureza de fácil entendimento e bem resumida. Fica minha observação em uns temas que senti falta, animais peçonhentos e primeiros socorros. No mais parabéns pelo excelente livro.

William 26/02/2023

Razoável
O guia é razoável, possui muitas informações e dicas principalmente para os praticantes do bushcraft, que é uma ideia que engloba todas as habilidades que possibilitam a sobrevivência na natureza. Contudo tenho algumas considerações sobre a obra. É importante ressaltar que não conheço o título original em inglês e, portanto, minhas observações são referentes somente a edição brasileira. Gostei muito da edição, com folhas levemente amareladas, e da ilustração da capa e das ilustrações internas do livro. Não é um livro para ser levado para uma atividade ao ar livre, mas para ficar numa biblioteca e ser estudado em casa. Prezei muito a parte adaptada sobre plantas nativas do nosso país. O que poderia ser melhorado é a inclusão de mais ilustrações explicativas. Um exemplo são as amarras da página 77. Na parte de segurança, poderia ter passado mais informações. Senti falta de um capítulo voltando para nosso país sobre animais peçonhentos (tipos, identificação, segurança, primeiros socorros etc.). Outro capítulo importante que esteve ausente foi o de primeiros socorros. Nesse capítulo é interessante mostrar os cuidados básicos em pequenas lesões que ocorrem em praticantes de bushcraft como bola no pé até acidentes mais fatais. Nesse caso o que fazer até a chegada de uma equipe médica. Para pessoas que queiram envolver em aventuras pela natureza do nosso Brasil, sugiro sempre procurar pessoas realmente capacitadas na área para te ajudar a não se envolver em incidentes e acidentes, pois nem tudo são flores. Infelizmente a vida ao ar livre não é fácil e necessita um conjunto de habilidades que leva anos para se obter.

. J e n n i . 23/03/2024

Cheio de informações valiosas, mas é como se todas elas tivéssemos que ter consciência de que a extraímos do zero, sem contar muito com qualquer auxílio e facilidade de equipamentos que temos nos dias de hoje. Explora um lado mais teórico e antigo. Sem conta com os inúmeros equipamentos que podemos estar levando em uma aventura selvagem de mais dias. Todos os conselhos são bons, mas esperava um pouco mais.

Fabio.Fatori 21/04/2023

O livro traz uma base para o bushcraft, porém achei que falta figura para leigo como eu, hoje em um mundo de internet se dá para ter uma noção maior como exemplos, porém o livro traz informações que são bem úteis.

João 21/07/2023

Útil, mas não necessário
Resumindo, o livro é bom, mas uma pessoa que não conhece nada de mato não deve pensar que se tornará um especialista ao lê-lo.

Tama 11/02/2024

Deu vontade de acampar
Foi divertido.
Relembrou minha infância como escoteiro.
As técnicas de buschcraft são bem explicadas e a narrativa é bem didática.