Cinema Speculation

Cinema Speculation Quentin Tarantino

Resenhas - Cinema Speculation

leonel 11/12/2022

boa surpresa, não tem uma pagina ruim, 10x melhor critico que diretor. excelentes analises de filmes de genero dos anos 70, sabe do queesta falando. fora que é bom tambem de ficçao, como prova o once upon a time in hollywood. tomara que escreva outros livros.

Zeka.Sixx 06/12/2023

Imperdível, especialmente para fãs do cinema dos anos 70
Este fantástico livro reúne uma coleção de ensaios escritos por Quentin Tarantino, em geral sobre filmes que ele viu no cinema em sua infância/adolescência, entre o início dos anos 70 e o início dos 80. O renomado diretor, logicamente, não se atém a apenas analisar os filmes que dão nome a cada capítulo. No legítimo espírito "uma coisa puxa a outra", eles são apenas uma desculpa para Tarantino dar seus pitacos sobre toda a carreira de alguns de seus diretores (Don Siegel, Sam Peckinpah), roteiristas (Paul Schrader) e atores favoritos (Clint Eastwood, Steve McQueen), especular e resgatar inúmeras fofocas de bastidores da fervilhante "Nova Hollywood" dos anos 70.

Logicamente, dada a quantidade de citações a filmes e artistas da época, é um livro que será bem melhor saboreado por quem assistiu aos diversos filmes mencionados, ou pelo menos leu sobre eles. Eu inclusive me arrisco a dizer que ter lido "Easy Riders, Raging Bulls" é quase que um pré-requisito para ler este livro.

Um dos capítulos mais legais do livro é aquele em que Tarantino se dedica a imaginar como seria "Taxi Driver" se tivesse sido dirigido por Brian de Palma (um dos cineastas a quem o filme foi oferecido antes de chegar às mãos de Scorsese).

Outra coisa legal são as pequenas descobertas sobre os gostos peculiares do autor, como descobrir que Tarantino foi um enorme fã de Stallone e de "Rocky" (e que gosta ainda mais de "Rocky II"), ou que ele considera "O Massacre da Serra Elétrica" um dos pouquíssimos filmes PERFEITOS da história do cinema.

Eis aqui a lista dos filmes que dão a partida em cada capítulo do livro (alguns eu já havia visto, outros já estou louco para ver devido ao entusiasmo com que Tarantino escreveu sobre eles):

- "Bullit", de 1968 - já vi;
- "Taxi Driver", de 1976 - já vi;
- "A Outra Face da Violência" (Rolling Thunder), de 1977 - quero MUITO ver;
- "A Taberna do Inferno" (Paradise Alley), de 1978 - quero ver;
- "Fuga de Alcatraz", de 1979 - já vi;
- "Pague para Entrar, Reze para Sair" (The Funhouse), de 1981 - já vi.

Renan 22/03/2023

Sounds like a long Quentin Interview
Just Quentin talking about the films and experiences as a kid in the 60s and 70s, and talking about his influences, etc, sounded more like a podcast. I enjoyed more the chapters about the films I've seen, while the others, I couldn't relate much.

luke - among the living. 17/02/2023

"Cinema Speculation" é uma leitura interessante mesmo se você não viu ou não gostou dos filmes discorridos no livro. Tarantino consegue ser ao mesmo tempo crítico e superestimativo* quando fala sobre o mesmo filme**, e isso torna a leitura muito interessante.

Dá também pra ter uma ideia de onde ele tirou muitas informações que mais tardar fariam parte de seus filmes. Em resumo, é mais uma demonstração do quanto o cara ama cinema.

*não sei se essa palavra realmente existe.
** aconteceu de eu acabar vendo Rolling Thunder depois de ler o capítulo sobre e o filme não é tão bom assim como QT diz, é bom, mas calma lá.